O ferro é um mineral essencial para o transporte de oxigênio para todo o corpo. Uma deficiência em ferro causa anemia (com sintomas de fadiga e falta de energia) e uma deficiência grave pode levar danos em vários órgãos. Ferro em excesso causa a produção de radicais livres mas isso é pouco provável para quem não toma suplementos.
O organismo consegue regular a absorção de ferro, por isso é muito raro o consumo excessivo de ferro quando para que segue uma dieta saudável. Os alimentos ricos em ferro estão na lista abaixo e são fontes seguras de ferro.
O ferro dos alimentos de origem animal é mais fácil de absorver. O ferro dos alimentos de origem vegetal torna mais fácil a regulação da absorção do mineral. Aqui estão os alimentos mais ricos em ferro:
- Moluscos. Marisco, especialmente mexilhões e ostras.
- Fígado de porco, frango, borrego e vaca.
- Nozes como o caju, amêndoas, pinhão, amendoim.
- Sementes de abóbora.
- Carne de boi e novilho.
- Vegetais crucíferos como o espinafre e a couve.
- Chocolate negro e cacau.
- Feijão e lentilhas.
Os cereais e o tofu também contêm bastante ferro, mas não são aconselhados para quem segue a dieta low carb ou paleo.
Como explicado no artigo sobre Como Emagrecer, quem deseja perder peso deve ter atenção à densidade nutricional dos alimentos.
O feijão e as lentilhas contêm ferro mas também são bastante calóricos. Não são alimentos paleo, apesar de serem carboidratos de absorção lenta. Para emagrecer evite estes alimentos pois é uma boa forma de baixar a ingestão calórica.
Estes alimentos contêm uma densidade nutricional mais baixa em relação aos vegetais crucíferos ou carnes.
Uma deficiência em ferro é bastante incomum em pessoas que tem uma alimentação equilibrada. Tomar um suco verde por dia é uma boa forma de ingerir muitos nutrientes de fontes naturais enquanto emagrece e faz um detox.
Olá! gostei muito desse informativo, pois eu sou muito voltado para o campo da alimentação natural, e, isto encheu os olhos. Obrigado pelo esclarecimento.