Você tem uma alimentação saudável e faz exercício com regularidade, mas mesmo assim continua com a barriga inchada.
Parece que o inchaço aparece sem razão, mas na realidade é possível identificar as causas e eliminar este problema de vez.
Hoje eu vou explicar como fazer isso, mas antes eu vou explicar a diferença entre a barriga inchada ou a gordura abdominal…
Tem a Barriga Inchada ou Muita Gordura?
Depois de ajudar milhares de pessoas a atingir o seu peso ideal eu vejo que há confusão entre o que é uma barriga inchada e o excesso de gordura abdominal.
Felizmente é fácil descobrir a diferença… O inchaço vai e vem. Você acorda com a barriga lisa e no final do dia sente e vê a barriga inchada.
A gordura da barriga não vai e vem. Só se nota a barriga maior se você comer muito.
Outra forma de ver a diferença é que o inchaço não abana, mas a gordura sim.
Se você tem a barriga inchada continue a ler… Se quer perder gordura abdominal então veja os seguintes artigos:
- Dieta, Exercícios e Suplementos para Perder Barriga – Uma explicação sobre a dieta, exercícios e suplementos para eliminar gordura abdominal.
- Dieta para Perder Barriga – A dieta é a coisa mais importante para perder barriga. Sem a dieta não dá.
- Exercícios HIIT para Perder Barriga – Há muitos mitos sobre os exercícios para perder barriga. Resumindo: o cardio não é necessário e centenas de abdominais também não.
Os artigos acima vão ajudar você a eliminar a gordura abdominal. As dicas a seguir são para quem já segue os passos acima, mas continua com a barriga inchada.
Como Se Livrar da Barriga Inchada?
Se você já segue os passos da reeducação alimentar então as causas da barriga inchada são limitadas: intolerância à lactose, síndrome do intestino irritável, excesso de sódio e problemas hormonais.
Evite a Lactose ou Tome Um Suplemento Com Enzimas Digestivas
A lactose é um açúcar presente nos produtos lácteos e cerca de 70% da população mundial não a consegue digerir. Isto acontece porque não há produção da lactase, uma enzima produzida nos intestinos que permite metabolizar a lactose.
Quando a lactose não digerida passa do intestino delgado para o intestino grosso, as bactérias da flora intestinal consomem o açúcar e produzem gazes. Estes gases expandem o intestino grosso e dilatem a barriga.
Se você tem intolerância à lactose pode juntar um suplemento de lactase antes da refeição com produtos lácteos. Assim a digestão é feita sem problemas. Um suplemento de beano contém a enzima alpha-galactosidase que ajuda a digerir vários açúcares que podem causar o inchaço.
A intolerância à frutose também pode causar a barriga inchada.
Excesso de Sódio e Falta de Potássio
A ingestão excessiva de sódio causa retenção hídrica e isso é bem visível na água debaixo da pele. Um pequeno aumento na retenção de água subcutânea dá a aparência de uma pele mais suave e grossa.
A maioria das pessoas subestima a facilidade com que se pode aumentar a ingestão de sódio de forma involuntária. Uma colher de chá de sal contém entre 2 a 2,5 gramas de sódio… A ingestão recomendada vai até 2 gramas por dia, mas é fácil duplicar essa dosagem.
A falta de potássio também aumenta a retenção de líquidos. O consumo diário de potássio recomendado é de 4 a 5 gramas.
Para diminuir a ingestão de sódio evite enlatados, carnes processadas e molhos industrializados. As pessoas que seguem uma alimentação com poucos carboidratos podem consumir mais sódio.
Défice Calórico Prolongado e Exercício em Excesso
Os problemas hormonais são uma das maiores desculpas para justificar o aumento de peso e merecem cepticismo. Na maioria dos casos são desculpas para não seguir um plano de saúde adequado. Este problema também acomete pessoas que se esforçam, mas que aplicam a dieta e o exercício da forma errada.
Um dos hormônios que causa o inchaço é o cortisol, quando se mantém cronicamente alto. O cortisol é um hormônio produzido em situações de estresse físico ou psicológico.
O cortisol cronicamente elevado pode ser causado por um défice calórico prolongado, exercício físico em excesso, falta de sono e estresse emocional. Normalmente é uma combinação de vários fatores.
Para diminuir o cortisol pode fazer várias coisas:
- Aumente a ingestão calórica um ou dois dias por semana.
- Atividades relaxantes como o yoga e meditação.
- Tire uma semana de folga da academia.
- Aumente as horas de sono.
Cuidado com os Adoçantes
Muitos adoçantes são açúcares de álcool e estão presentes em alimentos light e pastilhas elásticas. Estes adoçantes são considerados como alternativas seguras ao açúcar.
Apesar disso podem causar problemas digestivos quando as bactérias do intestino grosso as digerem e produzem gases.
Evite os açúcares de álcool como o xilitol, sorbitol e manitol. O adoçante eritritol parece ser melhor tolerado, mas também causa problemas digestivos em doses elevadas.
Síndrome do Intestino Irritável
A síndrome do intestino irritável causa sintomas como a dor abdominal, cólicas, constipação, inchaço e diarreia. As causas da síndrome do intestino irritável são diversas e mal-entendidas, mas é possível evitar os alimentos que causam o problema.
Pesquisas mostram que algumas pessoas não digerem bem certos tipos de carboidratos. Estes carboidratos são conhecidos por FODMAPS e produzem sintomas parecidos à síndrome do intestino irritável. Muita gente confunde uma intolerância ao glúten com a intolerância a FODMAPs.
Alguns exemplos de alimentos com FODMAPS são cereais como o trigo, cevada, centeio, feijão, produtos lácteos e algumas frutas e vegetais.
O problema dos FODMAPS é similar à lactose: as moléculas não digeridas passam para o intestino grosso e quando as bactérias fermentam os açúcares produzem gases e inchaço.
Antes de pensar nestes problemas da barriga inchada, lembre-se que há muitas outras causas que são automaticamente tratadas com uma dieta sem produtos processados. Para mais informação veja os artigos sobre a dieta low carb, dieta paleo e dieta da proteína.
Edna says
Adorei todos os comentários. Parabéns.