Já se falou muito sobre os benefícios do chá verde. O chá verde acelera o metabolismo? O chá verde ajuda a emagrecer? O chá verde faz bem à saúde ou é perigoso? O chá verde não se tornou popular somente por matar a sede, mas sim pelos seus benefícios à saúde.
O chá verde – infusão da planta Camellia sinensis – é feito de folhas não fermentadas e tem a concentração mais elevada de antioxidantes, conhecidos como polifenóis.
Quando utilizamos oxigênio para sobreviver, o nosso organismo cria químicos e subprodutos metabólicos conhecidos como radicais livres. Radicais livres são átomos ou grupos de átomos com elétrons desemparelhados, criados quando o oxigênio interage com outras moléculas. Eles são perigosos quando reagem com o nosso DNA ou membranas celulares, pois podem causar a mutação ou morte das células.
Chá Verde Neutraliza os Radicais Livres
Os antioxidantes protegem o nosso corpo ao neutralizar os radicais livres que podem destruir ou causar mutações nas nossas células. São causados pelo sol, radiação, tabaco, poluição, aditivos químicos e conservantes dos alimentos, desgaste físico, estresse, etc. Os polifenóis do chá verde ajudam a neutralizar os radicais livres que estão no nosso organismo, reduzindo e prevenindo os danos que causam.
O cultivo do chá verde começou na China e na Índia há mais de 4 mil anos. Os chineses e os indianos utilizavam o chá verde como um estimulante, diurético, adstringente (para controlar e estancar o sangramento através da contrição dos vasos sanguíneos) e para melhorar a saúde do coração. Outras utilizações tradicionais incluem o tratamento da flatulência, regulação da temperatura corporal, melhoramento da digestão e aumento a concentração e acuidade mental.
Benefícios do Chá Verde – EGCG
O poder do chá verde está nos seus polifenóis, especificamente na epigalocatequina galato (EGCG). A EGCG é um antioxidante extremamente potente que além de inibir o crescimento de células cancerígenas, também consegue destruir células cancerígenas sem danificar os tecidos saudáveis à sua volta.
A EGCG ajuda a baixar o colesterol LDL e inibe a formação de coágulos sanguíneos anormais. Considerando que os coágulos sanguíneos anormais são a principal causa de ataques cardíacos e de acidentes vasculares cerebrais (AVC), o chá verde pode ser consumido por pessoas com risco elevado destes problemas de saúde.
A EGCG assiste na proteção da cartilagem e na redução do inchaço e dores nas articulações. Outros ingredientes do chá verde ajudam a baixar a pressão arterial, fortalecem o sistema imunológico, lutam contra as causas de alergias, ajudam na prevenção de cáries dentárias e até reduzem as espinhas.
Chá Verde para Emagrecer
Uma das características mais importantes do chá verde para quem quer emagrecer, é que aumenta o metabolismo e ajuda a perder gordura. Isto acontece através de alguns mecanismos diferentes. Um deles é controlando a quantidade de carboidratos que entram nas células, o que ajuda a controlar a glicemia (concentração de glicose no sangue), diminui o apetite e reduz a quantidade de gordura armazenada.
Alguns estudos sugerem que a combinação de chá verde com cafeína aumenta ainda mais o metabolismo e a queima de gordura.
O chá verde ajuda a combater os seguintes problemas de saúde:
- Aterosclerose
- Doença de Crohn
- Diabetes
- Hipercolesterolemia
- Colite ulcerativa
- Feridas
- Prevenção do câncer
- Efeito antienvelhecimento
Como Consumir Chá Verde
A maioria dos produtos de chá verde é vendida como folhas secas. Também existem extratos feitos das folhas e brotos.
Em média uma chávena de chá verde contém entre 50 e 150mg de polifenóis. Os produtos de chá verde descafeínados contém polifenóis concentrados.
Muitos suplementos termogênicos contém extrato de chá verde.
Dose Recomendada de Chá Verde
Dependendo da marca de chá verde, alguns copos de chá verde contendo entre 240 a 320 mg de polifenóis. No caso de suplementação com um extrato de chá verde uma dose de 300 a 400 mg é a dose diária recomendada.
Quem Não Deve Consumir Chá Verde?
Apesar das plantas medicinais serem a forma mais natural de melhorar o nosso corpo, elas contem substâncias ativas que podem causar efeitos colaterais. Os compostos do chá verde podem interagir com medicamentos, suplementos ou mesmo outras plantas medicinais. Por isso é necessário algum cuidado ao tomar estas plantas.
Pessoas com problemas cardíacos, úlceras no estômago, problemas psicológicos ou problemas renais não devem tomar chá verde. Mulheres grávidas ou lactantes também não devem tomar.
O consume excessivo de cafeína durante um período prolongado pode dar os mesmos sintomas de quem bebe demasiado café ou refrigerantes. Estes incluem a irritabilidade, palpitação do coração, tonturas, diarreia, dores de cabeça, perda de apetite e náuseas.
Antonio Carlos de Almeida says
Gostei muito das sugestões apresentadas com relação ao consumo do chá verde.
Muito obrigado,
Antonio Carlos de Almeida
Robervania says
Muito bom!
Rosane says
O chá verde na caixinha comprada no supermercado finciona da mesma maneira?
Pieter Christiaens says
Sim!
Guilhermina Prudencio says
Chá verde descaifeinafo é o que tomo um litro durante a manhã descaifeinafo por causa de gastrite crônica o que eu tomo é muito bom