Você quer emagrecer 7 quilos em 1 mês? É possível, só precisa aplicar o que está explicado aqui durante um mês. É um método fácil de seguir e com resultados garantidos.
Hoje você tem a possibilidade de aprender a emagrecer de forma definitiva enquanto melhora a saúde, mas você precisa ter a mente aberta e deve ler este artigo até ao fim… É um curso rápido de reeducação alimentar que vai mudar a sua vida.
Antes de falar do método quero falar de dois tipos de mentalidade de quem procura por dicas para emagrecer em sites como este… São duas mentalidades:
- Uma mentalidade aberta e com personalidade persistente que atingem os seus objetivos
- Outra mentalidade que procura resultados rápidos sem fazer uma reeducação alimentar que está destinada a falhar e a repetir os seus erros…
Eu quero que você tenha sucesso… Eu quero que você esteja no grupo dos vencedores! Ler não emagrece… É necessário aplicar o plano.
Vamos lá então começar com o plano passo a passo para emagrecer!
Existem muitas dietas restritivas que prometem emagrecer rápido, mas não funcionam a longo prazo. A restrição calórica extrema torna muito difícil controlar o apetite, e a maioria das pessoas acabam por desistir da dieta. Depois disso, ganham o pouco peso perdido de volta.
A melhor forma de emagrecer é seguindo uma dieta da qual você não desiste. Para isso é necessária uma alimentação saudável com alimentos ricos em nutrientes, de forma a manter os níveis de energia e o apetite saciado durante o défice calórico.
Uma alimentação rica em proteínas e gorduras saudáveis torna mais fácil o controlo do apetite e diminui as chances de você desistir da dieta.
Neste artigo vamos falar de uma dieta saudável que ajuda a controlar a compulsão alimentar e que torna o emagrecimento o mais fácil possível. Esta dieta é low carb, uma mistura da dieta da proteína e dieta paleo.
Benefícios da Dieta Low Carb
O método de emagrecimento que vou descrever tem as seguintes vantagens:
- Diminui o apetite. As refeições ricas em proteínas e gorduras saudáveis mantêm o apetite saciado e você acaba por comer menos. Pessoas que seguem uma dieta low carb têm menos fome do que as pessoas que fazem uma dieta de baixa gordura.
- Leva a um emagrecimento constante, sem passar fome. Uma dieta low carb é a forma mais fácil de manter um défice calórico sem passar fome. Ao seguir este tipo de dieta é possível emagrecer sem contar calorias.
- Faz bem à saúde. É uma dieta rica em alimentos nutritivos, que leva à perda da gordura e manutenção da massa muscular. Você também vai ter mais energia e boa disposição. Além de emagrecer, diminui os fatores de risco para doenças cardiovasculares, melhora o colesterol, diminui os triglicerídeos e a sensibilidade à insulina.
- É a melhor dieta para perder barriga. Este tipo de dieta queima mais gordura do que uma dieta convencional baixa em gorduras e elimina mais gordura abdominal.
A digestão da gordura e da proteína é mais lenta do que a digestão de alimentos ricos em carboidratos. Quando você come um prato de macarrão, uma hora depois você fica com fome. Com a dieta low carb isso não acontece.
Aumentar a ingestão de proteína sacia o apetite durante mais tempo e você tem menos vontade de comer lanches ou alimentos açucarados.
A proteína contém menos calorias do que os carboidratos o que leva a uma diminuição da ingestão calórica. O segredo está em diminuir a ingestão de calorias diárias, enquanto se mantém uma seleção de alimentos saborosos com alta densidade nutricional.
Este tipo de alimentação leva você a comer menos calorias sem pensar nisso. Assim você pode emagrecer de forma saudável e consistente.
Emagrecer em 3 Passos Simples
Este método tem 3 passos simples:
- Eliminar carboidratos pouco saudáveis.
- Comer mais proteínas, gorduras saudáveis e vegetais.
- Fazer exercício 3 ou 4 vezes por semana.
Agora vamos aprofundar cada um destes passos.
Passo 1 – Eliminar Açúcares e Amidos
O primeiro passo é eliminar os açúcares e os amidos da sua dieta. Os açúcares estão em refrigerantes, sucos, bolachas, doces, etc. Os amidos estão no pão, macarrão, farinhas e muitos alimentos processados.
Os açúcares são carboidratos não têm valor nutricional, e os amidos têm muito pouco valor nutricional. Ambos contêm muitas calorias e causam o aumento do peso. Como é que estes carboidratos engordam?
Quando estas grandes quantidades de carboidratos entram na corrente sanguínea estimulam a produção de insulina. A insulina é o hormônio de armazenamento do organismo e transforma as calorias ingeridas em gordura corporal.
A insulina também aumenta o apetite. Você come mais açúcares, engorda, fica com fome… É um ciclo vicioso!
Comer Menos Carboidratos para Baixar a Ingestão Calórica
Ao comer menos calorias vazias a produção de insulina diminui, o que por sua vez diminui a ingestão calórica e fica mais fácil controlar a fome.
Em vez de comer alimentos com muitas calorias e sem nutrientes, você vai comer alimentos com muitos nutrientes e menos calorias.
Assim a insulina fica em níveis baixos e o organismo utiliza a gordura corporal como fonte energética, o que permite queimar gordura.
Em vez de transformar os carboidratos dos alimentos em energia, você vai queimar a gordura armazenada devido ao défice calórico. O apetite diminui, o estômago fica menos dilatado e o controlo de porções fica mais fácil.
Nas dietas com muitos carboidratos é muito mais difícil diminuir a ingestão de alimentos. Esse tipo de alimentação não sacia a fome durante muito tempo e ai você vai sentir fome de 3 em 3 horas.
Elimina a Retenção de Líquidos e a Barriga Inchada
Outro benefício de baixar a ingestão de carboidratos e baixar os níveis de insulina é a eliminação de sódio e a água em excesso.
Isso reduz o inchaço e a retenção de líquidos e você perde logo alguns quilos.
A cara fica menos inchada e você se sente mais leve.
Controla o Apetite e Diminui a Compulsão Alimentar
Diminuir a ingestão de carboidratos baixa os níveis de insulina e torna mais fácil controlar o apetite.
Assim fica você come menos lanches e diminui as porções das refeições.
Você vai comer menos calorias sem passar fome.
Carboidratos a Evitar para Começar a Queimar Gordura
Estes são os primeiros alimentos a eliminar da dieta:
- Eliminar refrigerantes, sucos e outras bebidas com calorias. Cola e outros refrigerantes fazem mal à saúde e provocam aumento de peso. Os sucos de fruta têm efeitos metabólicos similares aos refrigerantes.
- Eliminar o pão, bolos e bolachas. Estes carboidratos refinados contêm poucos nutrientes e muitas calorias.
- Eliminar batata frita e salgadinhos. A batata cozida é saudável, mas batatas fritas e salgadinhos não.
- Chocolates, doces e gelado. Evite gelados e chocolates. A exceção é o chocolate de 85% sem açúcar adicionado.
- Eliminar batatas, batata doce, arroz e feijão. Estes carboidratos são saudáveis, mas devem ser evitados durante o emagrecimento.
Passo 2 – Comer Mais Proteína, Gorduras Saudáveis e Vegetais
Cada uma das suas refeições deve incluir uma fonte de proteínas, uma fonte de gordura e vegetais com poucos carboidratos.
A porção de carne ou peixe pode ser entre 200 e 300 gramas com muitos vegetais para encher os olhos e o estômago.
Não é necessário limitar a quantidade de vegetais, pode comer até ficar com o apetite saciado.
Uma refeição rica em proteínas, gorduras e carboidratos de vegetais mantém a alimentação com uma densidade nutricional elevada e mantém a densidade calórica baixa. Isso garante a ingestão de vitaminas e minerais necessários para a saúde, enquanto mantém o apetite saciado por mais tempo.
Com este tipo de refeições é fácil manter os carboidratos entre 20 e 50 gramas por dia, sem fazer contas de calorias. Assim a perda de gordura acelerada é quase garantida.
Alimentos Ricos em Proteínas São a Base da Refeição
Os alimentos com proteínas têm uma densidade calórica baixa e muitos nutrientes. A base da refeição é sempre um pedaço de carne, peixe ou ovos.
- Carne – Carne de boi, frango, peru, porco, cordeiro, bacon, etc.
- Peixe e marisco – Salmão, truta, sardinhas, camarão, lagosta, etc.
- Ovos – Ovos caseiros ou enriquecidos com ômega 3.
A proteína é o macro nutriente que mais contribui para a saciedade e a ingestão de uma quantidade adequada de proteínas acelera o metabolismo.
Adicione uma gordura saudável junto às carnes brancas ou peixes com pouca gordura. Para fazer isso pode saltear os vegetais em manteiga ou óleo de coco é ótimo. Pratos com carne vermelha ou peixes gordos não necessitam de gordura adicional.
Qual a Quantidade Diária de Proteína Recomendada?
A quantidade recomendada de proteína é de 1 a 1,2 gramas por quilo de peso corporal. Um homem de 80kg deve comer entre 80 a 96 gramas de proteína por dia. Uma mulher de 60kg deve comer entre 60 a 72 gramas.
Muitos culturistas recomendam comer 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal, mas não é necessário ingerir tanto. A ingestão de grandes quantidades de proteína estimula a produção do hormônio IGF1, o que não é recomendado em estratégias de antienvelhecimento.
Aumente a Ingestão de Vegetais com Poucos Carboidratos
Pode comer à vontade todos estes vegetais:
- Brócolis
- Couve manteiga
- Couve-flor
- Espinafre
- Couves de Bruxelas
- Repolho
- Acelga
- Alface
- Tomate
- Pepino
- Aipo ou salsão
- Rabanetes
- Feijão verde
- Espargos
- Pimentos
- Abobrinha
Não tenha medo de encher o prato com estes vegetais low carb. Pode comer em grandes quantidades sem ter a preocupação de passar os 20 a 50 gramas de carboidratos por dia.
Os vegetais e a carne contêm a fibra, vitaminas e minerais necessários para um corpo saudável. Não há necessidade de consumir grãos ou cereais.
Aumente o Consumo de Gorduras Saudáveis
Estas são as fontes de gordura saudável recomendadas na dieta paleo e low carb:
- Óleo de coco
- Manteiga (não margarina)
- Azeite de oliva
- Banha de porco ou boi.
Não tenha medo de comer gordura. Fazer uma dieta de baixo carboidrato e de baixa gordura não funciona.
Eliminar a gordura torna muito difícil controlar o apetite e aumenta a probabilidade de você se sentir mal e desistir da dieta.
Evite os Óleos Vegetais
Deve eliminar totalmente os óleos vegetais processados da alimentação. A melhor alternativa para cozinhar é o óleo de coco e manteiga. Para saltear vegetais utilize azeite de oliva.
O óleo de coco é rico em gorduras chamadas de triglicerídeos de cadeia média (TCM ou MCT em inglês). Estas gorduras saciam o apetite, aceleram levemente o metabolismo e ajudam a queimar gordura abdominal.
Não há razoes para ter medo destas gorduras saudáveis. Estudos recentes mostram que as gorduras saturadas não aumentam o risco de doenças cardiovasculares.
Para saber como combinar os alimentos veja o cardápio da dieta da proteína e as receitas saudáveis.
Quantas Refeições Por Dia?
Deve comer 2 a 3 refeições por dia, se tiver fome durante a tarde adicione uma quarta refeição. Para aumentar os resultados seguir um protocolo de jejum intermitente. O jejum é uma ótima ferramenta para diminuir a ingestão calórica e comer refeições grandes.
O mais importante a lembrar é criar refeições com uma fonte de proteínas, uma fonte de gordura e muitos vegetais de baixos carboidratos. Isto mantém o seu consumo de carboidratos abaixo de 50 gramas e diminui drasticamente os níveis de insulina.
Posso Fazer um “Dia do Lixo”?
Se você tiver uma compulsão por carboidratos, pode escolher um dia por semana para comer os alimentos que tanto deseja. A maioria das pessoas escolhe um sábado ou domingo.
Se você quiser comer alimentos que não são saudáveis, faça isso nesse dia. Eu recomendo comer os carboidratos mais saudáveis como a batata, batata doce,
inhame, frutas, aveia, arroz, quinoa, etc.
É importante mencionar que o “dia do lixo” não é necessário, mas pode ajudar a regular hormônios como a leptina e os hormônios da tireoide.
Você vai ganhar peso no dia dos carboidratos, mas a maioria do peso é devido à retenção de líquidos. Esse peso desaparece 2 dias depois.
Um dia por semana para comer mais carboidratos é aceitável, mas não é necessário.
Dia do Lixo Não… Refeição de Lixo Sim!
Muito se fala do “dia do lixo”, em que os fisiculturistas comem de 5000 a 8000 calorias por dia e não engordam… O que funciona para um fisiculturista não funciona para uma pessoa com excesso de peso ou obesidade.
Os fisiculturistas têm muita massa muscular, muita disciplina, mais conhecimento sobre nutrição e também tomam anabolizantes e hormônio da tireoide para aumentar a síntese proteica e a velocidade do metabolismo.
Muitas pessoas com excesso de peso gostam das histórias de dietas que não requerem o mínimo de disciplina. As histórias espetaculares sobre comer o que você quiser e ainda emagrecer são um mito propagado em blogs e revistas.
Passar um dia inteiro comendo besteira não é prejudicial a quem está em forma, mas não funciona para quem quer emagrecer. Não acredite em milagres!
Apesar de eu não recomendar um dia do lixo, eu recomendo refeições do lixo. Uma refeição chega para você matar os desejos e pode fazer isso uma vez por semana.
Como Comer Besteira Sem Engordar Muito
Aqui ficam algumas dicas para minimizar os danos das refeições de lixo:
- Fazer um treino de musculação pesado antes da refeição do lixo. Um treino com exercícios compostos trabalha vários grupos musculares e gasta muita energia. Os exercícios que queimam mais são o agachamento, peso morto, elevações e supino. Os nutrientes ingeridos após o treino são usados para recuperar o tecido muscular e as reservas de glicogênio. Isso diminui o armazenamento de gordura.
- Faça um jejum até ao almoço para compensar o excesso de calorias da refeição do lixo.
- Não se esqueça da proteína e da gordura saudável e tente manter as macros equilibradas. Se você vai comer uma refeição com muitos carboidratos, faça uma refeição com muita proteína e gordura antes ou depois. É preferível tomar um shake de proteína whey algumas horas antes da refeição do lixo para diminuir o apetite por besteiras.
É Preciso Contar Calorias e Controlar as Porções?
Não é necessário contar calorias, desde que você mantenha os carboidratos baixos e ingira quantidades suficientes de proteínas, gordura e vegetais de baixos carboidratos.
A fórmula é simples: pedaço de carne ou peixe e vegetais salteados em óleo de coco, ou vegetais frescos com azeite de oliva.
O objetivo é manter os carboidratos entre 20 e 50 gramas por dia e ir buscar todas as outras calorias à proteína e gordura. As doses de vegetais devem ser grandes para encher bem.
Para ter uma ideia, 200 gramas de tomate contêm 8 gramas de carboidratos. A mesma dose de espinafre, salada ou pepino contém menos de 7 gramas de carboidratos. Uma dose de 200 gramas de couve lombarda ou cenoura contém 20 gramas de carboidratos. Assim é possível comer cerca de um quilo de vegetais, sem exceder a quantidade de carboidratos diária.
Esta dieta é prática porque leva a um déficit calórico sem a necessidade de calcular e controlar a ingestão calórica.
Passo 3 – Exercício Físico 3 ou 4 vezes por Semana
Não é obrigatório fazer exercício para emagrecer com este plano, mas é recomendado. O exercício físico por muito leve que seja, melhora a saúde.
O exercício físico recomendado é a musculação, e o treinamento intervalado de alta intensidade. Se você não tem capacidade de fazer este tipo de exercício é recomendado fazer caminhadas. Algum exercício físico é sempre melhor que nada.
A melhor opção é ir à academia 3 ou 4 vezes por semana. Na academia faça um aquecimento, musculação e alongamentos. Se você nunca treinou na academia, pergunte por orientação a um personal trainer.
Ao levantar pesos você queima calorias, ganha massa muscular e mantém o metabolismo acelerado.
Estudos mostram que com uma dieta low carb é possível ganhar massa magra enquanto perde uma quantidade significativa de gordura.
Se você não gosta de musculação pode fazer cardio leve. Caminhadas rápidas, corrida leve ou natação são um bom começo.
O plano de exercício ideal envolve 3 a 4 sessões semanais de musculação ou HIIT, e caminhadas nos dias de repouso.
Não Posso Fazer Musculação ou HIIT!
Pessoas muito sedentárias, idosos ou pessoas com lesões podem não querer fazer treinamento de força. Nesse caso a melhor alternativa é a caminhada.
A caminhada pode ser feita por pessoas de todas as idades, com frequência, duração e intensidades diferentes.
Se você não tem condição física, é importante começar a fazer caminhada leve e aumentar de forma progressiva a intensidade e o volume de exercício.
Uma mulher muito sedentária que não faz exercício há muito tempo, pode começar a fazer 3 caminhadas de 15 a 30 minutos por semana.
Algumas semanas depois pode aumentar a frequência de 3 para 5 ou 6 vezes por semana. Quando o corpo ganhar mais força e resistência é possível aumentar a duração e o ritmo das sessões.
Após emagrecer 10 ou 15 quilos a maioria das pessoas fica com muito mais energia e boa disposição, e aí começam a fazer musculação ou HIIT.
Mais Dicas para Acelerar o Emagrecimento
O mais importante é seguir as três regras que já falámos:
- Eliminar os carboidratos.
- Comer proteínas, gorduras e vegetais.
- Fazer exercício 3 ou 4 vezes por semana.
Apesar disso existem algumas dicas para emagrecer ainda mais rápido:
- Beber água, café ou chá. Regra geral, deve satisfazer a sede com água. Se você gosta de café ou chá pode beber à vontade. Estes termogênicos naturais ajudam a acelerar o metabolismo e a inibir o apetite. Não adicione açúcar ao chá ou ao café!
- Substitua o café da manhã por um suco verde ou detox.
- Siga um protocolo de jejum intermitente e salte o café da manhã.
- Utilize pratos menores. Estudos mostram que as pessoas comem menos quando usam pratos menores. Simples e estranho… Mas funciona!
- Dormir bem. Noites mal dormidas estão associadas ao aumento do peso e obesidade. Dormir pouco ou mal também está associado a um apetite desregulado e a desejos por alimentos calóricos.
- Reduzir o estresse. O estresse aumenta o hormônio cortisol, que causa o aumento da gordura à volta da barriga. O estresse piora a qualidade do sono, e as noites mal dormidas aumentam o estresse e descontrolam o apetite.
O mais importante é seguir as 3 regras com consistência. Depois de implementar os três passos básicos você pode implementar outras estratégias que ajudam a maximizar a perda de gordura.
Quanto Peso Você Pode Perder?
Você pode perder entre 1 e 4 quilos na primeira semana, e vai emagrecer de forma consistente depois disso. Com este plano a maioria das pessoas conseguem emagrecer entre 1 e 2 quilos por semana.
A primeira semana é a mais difícil. O seu organismo está habituado a queimar carboidratos como fonte energética e a adaptação demora algum tempo.
O tempo de adaptação vai de uma a duas semanas. Depois disso a maioria das pessoas diz sentir-se bem, com força e energia positiva.
Mais Benefícios da Dieta do Carboidrato/Dieta Low Carb/Dieta Paleo
Apesar das décadas de histeria contra as gorduras, a dieta de baixos carboidratos melhora a saúde de muitas formas:
- Glicemia do sangue tende a descer em dietas com baixos carboidratos. É uma boa opção para tratar a hipoglicemia, obesidade e a diabetes.
- Este plano de alimentação saudável baixa os triglicerídeos, também em adolescentes com obesidade mórbida.
- O colesterol LDL (o colesterol mau) desce. Este estudo mostra que a dieta low carb é superior a uma dieta com pouca gordura. O colesterol HDL (o colesterol bom) aumenta.
- A hipertensão arterial melhorou significativamente.
O melhor de tudo é que a dieta low carb é mais fácil de seguir do que as dietas de baixa gordura.
Antes de Começar a Dieta…
Se você tem algum problema de saúde fale com o seu médico antes de seguir a dieta, pois este plano pode reduzir a necessidade da medicação.
Ao reduzir a ingestão de carboidratos e manter os níveis de insulina baixos o seu organismo tem mais facilidade em queimar gordura.
Manter a ingestão de proteína e gordura alta leva a uma redução no apetite. Isso elimina a principal causa de desistência das dietas.
Uma coisa importante a lembrar é que “A fome ganha sempre.”
Este método de emagrecimento diminui o apetite através do consumo de alimentos de alta densidade nutricional. A saúde melhora e a gordura desaparece.
Esta dieta emagrece 2 a 3 vezes mais do que a dieta típica de restrição calórica de baixa gordura. Um bónus que ajuda a motivar é a perda de peso da retenção de líquidos visível nos primeiros dias.
Neste plano você pode comer alimentos saborosos até à saciedade e mesmo assim emagrecer de forma rápida e saudável! Boa sorte!
Para saber mais sobre esta dieta veja o artigo com uma lista de compras e o cardápio para emagrecer.
E você… Já teve resultados com esta dieta? Você quer fazer esta dieta? Deixe um comentário.
Jaciara says
Olá! Eu queria saber como posso fazer essa dieta, mas eu não moro no Brasil.
Vocês me ajudarão por email? Me explique por favor como posso fazer. Obrigada, Jaciara!
Pieter says
Por favor leia o artigo novamente. Está tudo explicado. Para receber as dicas por email basta subscrever à newsletter!
Emilia says
Parabéns para a equipe, adorei as dicas, pois já estava desanimada para conseguir perder peso. No momento não estou podendo entrar em alguma academia, por questões financeiras mesmo. E com essas dicas com certeza vou manter o meu peso. Abraços e muito obrigada.
Patricia says
Com esta dieta consegui emagrecer mais de 20 kg em 3 meses.
Wylli says
Olá, como você fez?
Evanir says
Quero emagrecer, existe outros alimentos que posso acrescentar nessa dieta?
Nilzabete says
O Patricia me conte como você fez para perder 20 kg.
Michele Reis says
Por favor Patrícia, me conte como você fez para emagrecer mais de 20kg?
Tamara says
Posso substituir o mirtilos pelo oque?
Olga Marli says
Gostei dessas informações, vou colocá-las em prática.
Mila says
Adorei. Vou seguir à risca pois preciso perder 10kg.
Vera says
Onde que acha as receitas e o cardapio que fala no artigo que tem não achei!
Pieter says
As receitas vêm brevemente!
Analia says
Por favor mande as receitas… Vou fazer essa dieta! Obrigada!!!
Neila Maria says
Já fiz a dieta dos pontos em 2004, porém hoje tenho colesterol alto que controlo com medicação. Como posso comer mais proteínas do que carboidratos?
Pieter says
Como foi explicado no artigo:
Diminuir o consumo de pão, macarrão, bolos, refrigerantes, etc.
Aumentar o consumo de carne, peixe e verduras.
Nelba Monken Viana says
Remédios para abaixar colesterol são um veneno. Elimine os óleos vegetais refinados e carboidratos refinados e se colesterol vai baixar. O meu abaixou muito utilizando ghee para cozinhar.
Mônica Soares says
Amei e me animei, começarei já! Muito obrigada pela preciosa informação, brevemente te estarei postando o meu progresso e divulgarei fotos!
Pieter says
Boa sorte Mônica!
Elisangela Leal says
Pieter você é demais! Obrigada por sua atenção e paciência! 🙂
Sandra says
Adorei as informações, vou seguir, obrigado!!
Marlene Vieira says
Ótimas informações vou colocá-las em prática. Muito obrigada.
Ice says
Não entendi por que junto com a gordura do bem, está “BANHA” que é uma gordura animal.
Pieter says
As gorduras animais são mais saudáveis que óleos vegetais e gorduras trans.
Ana Carolina says
Esta dieta é muito semelhante à Dieta Dukan… Se é que não foi baseada nesta, só que bem mais branda… Já tentei a Dukan, e posso dizer que é bem eficaz. Como esta também é baseada no uso de proteínas basicamente, acredito que também funcione… Gostei das dicas… Parabéns!
Pieter says
Esta é uma dieta low carb, com base na dieta paleo.
Rosa says
A diferença da Dukan é que essa se utiliza as gorduras como fonte de energia, na Dukan ele restringe carboidratos e gorduras. Para mim fica insustentável tirar dois macros fonte de energia nas refeições, sou mais essa que além da proteína, usa a gordura como fonte de energia, além de alimentos ficarem mais sabososos e assim fica bem mais fácil, fazer e levar como estilo de vida a longo prazo e reduzir peso com saúde.
Tina says
Amei as dicas!
Rosália says
Nesta dieta entra fruta?
Pieter says
Para quem quer emagrecer é recomendado evitar o consumo de frutas. Quando atingir o peso desejado pode reintroduzir as frutas na alimentação. A fruta é saudável mas pode conter muitas calorias. Para emagrecer rápido é necessário entrar em défice calórico e o consumo de fruta adiciona muitas calorias. Mais vale consumir vegetais que também são ricos em vitaminas, minerais e fibras.
Maria Cristina says
Estou fazendo essa dieta, já perdi 10 kilos, minha pressão arterial que é alta se estabilizou muito, não sinto fome e me sinto muito mais saudável.
Regina CC Ribeiro says
Gostei, vou tentar…
Sonia says
Gostaria de saber se posso fazer os sucos que substitue o café da manhã, à noite? Como trabalho de manhã e moro em condominio, não posso fazer barulho muito cedo, será que pode ser feito a noite, para tomar durante a manhã?
Pieter says
Os sucos podem ser tomados a qualquer hora do dia. Para conservar o suco verde deve adicionar um ou dois limões e guardar no frigorifico.
Suely says
Achei muito interessante, vou tentar essa dieta. Obrigada pela dica.
Marilianada Silva says
Amei já comecei a fazer. Só gostaria de saber se pode comer cenoura.
Pieter says
Pode comer cenoura.
Regina Carvalho says
Gostei. Vou tentar, mas gostaria de ter um cardápio. Obrigada.
Maria Helena says
Gostei da dieta, vou começar rapidinho. Quero que continuem enviando dicas de emagrecimento para meu email, pois preciso emagrecer de dez uns doze quilos.
Pieter says
Oi Maria! Para receber as dicas semanais pode subscrever à nossa newsletter!
Neuzabraz says
Adorei. Vou começar amanhã. Obrigado Pieter! Partiu emagrecer!
Yolanda Paulino Marote says
Oi, adorei o artigo, é muito simples de seguir. Nunca consigo emagrecer espero que desta vez dê certo.
Gracie Elze Drumond says
Vou tentar. Espero ficar magrinha… Gostaria se possível de um cardápio.
Agradeço.
Pieter says
Aqui tem um cardápio baseado nesta dieta.
Celira Joau says
Olá. Venho fazendo uma dieta de reeducação alimentar. O meu problema nessa dieta ilustrada é que não gosto de carne, como o mínimo que posso assim como galinha. Gosto muito de peixe mas acredito que só comer peixe não é conveniente. Gostaria de uma opinião para esse meu esquema de alimentação.
Agradecida pela atenção.
Celira Joau
Pieter says
Comer peixe ou ovos em vez de carne é uma boa opção para aumentar o consumo de proteinas.
Maria Rosa says
Bem interessante. Lembra bem a dieta mediterrânea. Gostaria de conhecer esse método mais a fundo. Já há bastante tempo diminui consideravelmente os cereais e pães em geral assim como o uso do açúcar refinado, só não consigo eliminar as frutas. Dessa maneira e atividade física cinco vezes por semana mantenho o peso há dez anos, e agora por causa de um problema de desgaste nos joelhos o recomendável é perder 3 a 4 quilos. Confesso que não está sendo fácil, e olhem que não gosto de refrigerate e nem o que poderíamos chamar de “tranqueiras” do tipo salgadinho e embutidos em geral. Tem alguma sugestão que possa ajudar?
Gilda says
Adorei as dicas e já vou iniciar amanhã mesmo. Gostaria de saber como fazer o suco verde.
Boas dicas, parabens!
Pieter says
Veja os artigos sobre o Suco Verde e Sucos para Emagrecer.
Luisa says
Gostei bastante das dicas, obrigada.
Paulo says
Não entendi muito esta dieta, mas tinha vontade de pagar para ver. Gostaria de salientar bem que tenho esteatose, gordura no figado. O ideal é não inserir nenhum alimento que tenha incide de gordura considerada. Se possível enviem para mim os alimentos da dieta para eu mostrar para minha médica.
Obrigado,
Paulo
Pieter says
Por favor reler o artigo. Tem um link para o cardápio. Uma dieta com menos carboidratos, rica em proteinas e gorduras saudáveis é benéfica para o problema de gordura no fígado (1, 2). Eliminar gorduras trans, óleos vegetais, refrigerantes e seguir o cardápio.
Lena says
Achei vossa dieta tão bem elaborada que até a data não vi nenhuma semelhante. Espero que me diga quanto deva pagar por toda a vossa descrição porque acho o máximo. Tenho 1,70 e peso 73kg. Queria apenas perder 3kg. Obrigado pela vossa simpatia e pela ajuda que dão às pessoas desmoralizadas ou pelo peso ou pela idade que dizem que nunca conseguiram emagrecer na vida. Agora sim vão conseguir. Parabéns!!!
Pieter says
Obrigado pelos elogios!
Julieta C. says
Boa tarde. Gostei das dicas. Gosto muito de tomar chá. Só queria saber se posso adoçar o chá com mel. Experimentei as dicas ontem à noite e tive uma noite relaxada. Tenho tido dores fortes na zona do útero mas foi diferente. Muito obrigada.
Pieter says
Tudo depende da quantidade de mel.
Amélia Simões says
Gostaria que me ajudassem com uma dieta, tenho peso a mais e os meus níveis de insulina estão altos, logo acho que tem que ser uma dieta com poucos açucares. Obrigada.
Pieter says
Ver o artigo Cardápio para Emagrecer, o link está neste artigo.
Dalvina says
Gostaria de receber essa materia no meu email.
Olga says
Olá Pieter, muito obrigada pela dieta. Queria começar agora. Preciso emagrecer +- 25 kilos.
Carla says
Bom dia, não consigo fazer dieta. O porquê não sei. Quero uma dieta para eliminar gordura abdominal, gostaria que me ajudassem por favor.
Pieter says
Não sabe o porque? Eu também não. Você acha que alguém vai emagrecer por você? É o cúmulo da falta de ação! Leia o artigo novamente e faça alguma coisa.
Marco D. says
Hehehe, muito bom!!! “Eu quero emagrecer, mas quero continuar a comer toda a junk food que conseguir, e nem pensar que me inscrevo num ginásio!” Enfim… Preciosidades!
Andreia Borges says
Gostei e gosto muito de todas as matérias/assuntos do Saúde Ideal, tento colocá-las todas em prática e quando coloco, consigo sempre ótimos resultados. Mas tenho uma dúvida quanto ao leite, posso utilizá-lo durante o processo? Abraço.
Pieter says
Oi Andreia, obrigado pelo comentário. Cerca de 65 por cento das pessoas tem alguma forma de intolerância à lactose e o leite pasteurizado é um alimento processado. Faça um teste de algumas semanas sem leite para ver se você sente diferença.
Bibola says
Adorei, vou fazer para ficar linda e maravilhosa.
Gilber says
Gostaria de saber o que seria ideal para substituir o açúcar?
Pieter says
Nada. Evitar açúcar e adoçantes.
Elisangela says
Oi, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo site. Perdoe minha ignorância, mas não entendi muito bem a dieta. Fiz uma cirurgia de retirada total da tireóide e engordei 23 kg em um ano, gostaria de eliminar isso de mim o mais rápido possível. Já tentei tudo mas esta difícil, meu hormônio esta se acertando com os medicamentos, acredito que agora terei mas chances de emagrecer. Só gostaria de tirar essa dúvida: Eu tenho que tomar só sucos (café da manhã, almoço e jantar) ou tenho que tomar suco + o almoço e jantar? Pelo que eu entendi, você só tomou sucos em todas as refeições, e não comeu outra coisa no almoço e jantar, é isso? Desde já agradeço sua ajuda.
Pieter says
Oi Elisangela! Esta dieta tem 3 refeições diárias, sem suco. Acho que você tá falando da dieta detox, que eu não recomendo.
Azilgana says
Ola! Eu quero fazer a dieta até porque é legal! Mas será que posso acrescentar os famosos chás para emagrecer? Por favor respondam.
Pieter says
Pode.
Marcilia Dornelas says
Me animei imediatamente. Comecei hoje fazendo jejum pela manhã, tomando um chá de hibisco e gengibre sem açúcar, e o suco verde duas horas antes do almoço (feito no liquidificador, embora não recomendado, pois não tenho centrífuga) e consegui deixar para almoçar após as 14 horas. Achei bem mais fácil do que imaginava que fosse ser. Não senti grande falta de carboidratos. Pretendo continuar. Espero me manter firme.
Pieter says
Força Marcilia!
Mirtes Mapelli says
Em quem acreditar? Um fala uma coisa baseado em pesquisas recentes… Outro fala o oposto baseado em pesquisas recentes… A nutricionista tem uma terceira opinião e defende o alimento de 3 em 3 horas… Tenho hipotireoidismo e não devo comer alimentos goicogênicos… Sou crudívora, carnívora e por aí vai… Sem glúten pode… Oleo de coco não pode… Afinal, como não enlouquecer?
Pieter says
Não entendo o objetivo do seu comentário. Ou você lê as pesquisas, ou você escolhe em quem quer acreditar. Os links para as pesquisas estão no artigo, se não sabe falar inglês basta usar um tradutor automático para ler a pesquisa. Se tem hipotireoidismo consulte um médico e pesquise por alimentação saudável para a tireoide. Os alimentos a evitar para a tireoide são os goitrogênicos, que na realidade não fazem tanto mal em quantidades moderadas. Evitar o glúten pode ajudar muito os pacientes com tireoidite de Hashimoto e hipotireodismo.
Eu não digo que não deve consumir óleo de coco.
Quer emagrecer? Tá aqui um artigo com 3000 palavras e também tem um cardápio disponível… Tudo gratuito. O que você quer mais?
Cristina says
Olá Pieter, amei esse método pois não consigo comer nada pela manhã, eu almoço e janto. Não aceito a idéia de comer de 3 em 3 horas, agora vou seguir suas dicas… Agradeço pela ajuda e gostei das suas respostas acima, faz quem quer ninguém é obrigado a nada! Parabéns!
Pieter says
Oi Cristina! Força nisso 🙂
Ana Marques says
Olá. Comecei há mais ou menos 1 semana e inchou o corpo todo, especialmente nas coxas, estômago, barriga e rabo.
Parece que não me estou a dar muito bem. Haverá mais alguém com estes efeitos? Cumprimentos, Ana Marques
Pieter says
Oi Ana. A retenção de líquidos diminui numa dieta low carb. O inchaço pode ser causada por medicação, ciclo menstrual e consumo de muitos carboidratos.
Marcelus says
Olá. Parabéns e obrigado pelos conhecimentos compartilhados. Não estou entendendo a contagem de carboidratos: se em 100g o tomate tem 5g; abobrinha tem 3; o feijão verde tem 8g e o pepino tem 3,6g, como se poderia comê-los à vontade sem o perigo de ultrapassar as 20g diárias? Por exemplo, imaginando que este seria o cardápio do dia + proteína?
Pieter says
Oi Marcelus. A perda acelerada de gordura ocorre de 0 a 50g de carboidratos por dia, mas 50 a 100g de carboidratos também proporcionam um emagrecimento constante.
Não se preocupe com as calorias dos vegetais, são ricos em nutrientes (incluindo a fibra) que saciam o apetite com o minimo de calorias possível.
Kelly says
Já fiz essa dieta, mas no fim de ano dei uma relaxada e engordei. Por isso começei de novo, mas sinto que tenho mais dificuldade para emagrecer agora. Será que depois que o organismo já está acostumado com esse tipo de alimentação fica mais difícil perder? O que posso fazer para emagrecer mais rápido?
Pieter says
Oi Kelly, 10 dias não são suficientes para ter resultados sólidos. Provavelmente existem outros fatores que estão a interferir: falta de sono, estresse, medicação…
Luciene says
Como vocês podem me ajudar nessa dieta?
Pieter says
Oi Luciene, pode fazer um acompanhamento onde eu crio uma dieta personalizada para você atingir os seus objetivos.
João Bosco Araujo says
Caros, emagreci 21 kg em três meses. Pesava 106 kg, hoje estou com 85 kg e mantendo. Consegui este resultado somente com a dieta. Eliminei da minha dieta os carboidratos processados, passei a alimentar-me de carboidratos naturais, verduras e legumes com alguma proteina animal no almoço e jantar. Nos intervalos entre as refeições como frutas. Eliminei massas, arroz, feijão. Além de perder peso, consegui baixar todos os indices de colesterol, triglicerídeos e uma esteatose hepática que me acompanhou por anos. Sinto-me muito melhor agora, devo iniciar em uma academia só para arrematar o processo.
Pieter says
Oi João! Parabéns pelos seus resultados e continue assim!
Gracieth Diogo says
Tenho feito esta dieta e já perdi 36 kg, eu recomendo!
Marina says
O açúcar refinado é um grande vilão. Adorei que você foi logo no ponto no 1º passo. (Passo 1 – Eliminar Açúcares e Amidos).
Sandra says
Gostaria de saber quanto custa essa revista. Moro em SP capital. Aguardo retorno. Obrigada, Sandra.
Pieter Christiaens says
Oi Sandra. A revista é gratuita. Basta inserir o seu e-mail, carregar no link de confirmação e já está!
Lidia Maria says
Oi Pieter. Já estou com 2 semanas que faço esta dieta e é normal só ter perdido 1kg? Não uso sal nem açúcar em nada.
Pieter Christiaens says
Oi Lidia. Não tenho informação suficiente sobre a forma como está a aplicar o plano.
Lilian says
Bom dia gostaria de fazer a dieta só tomando suco, mas gostaria de saber quantas vezes devo tomar? Durante quantos dias devo tomar somente o suco?
Pieter Christiaens says
Oi Lilia, para mais informações sobre sucos detox veja o meu livro Dieta Detox com Sucos Verdes.
Camila Gonzaga says
Oi! Tenho uma dúvida: estou me alimentando o mais low carb possível, mas ainda possuo alguns carboidratos na alimentação (aveia, frutas, leite) e quero ir diminuindo aos poucos. Ainda assim devo consumir as gorduras como a low carb/paleo seguem? Ou o ideal é consumir as gorduras somente quando a ingestão de carboidratos diminui muito mais?
Pieter Christiaens says
O ideal é fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
Ita says
Bom dia! Eu começei há um mês a low carb. Hoje tenho como estilo de vida! Neste um mês eu eliminei 8 kilos. Nas duas primeiras semanas não praticava exercícios e nas duas últimas pratico 3 vezes por semana zumba e duas vezes na semana HIIT. Estou muito contente! Low carb é vida. Força galera e façam porque realmente dá certo!
Christiane Saldanha Danesi says
Olá, gostaria de ajuda em um ponto: fiz a cirurgia bariátrica há 13 anos, perdi 62 kgs e hoje tenho 62 kg! Me mantenho assim, com pouquíssima oscilação de peso desde então, mas quero perder pelo menos uns 4 kg para atingir o meu objetivo principal (58 kg, tenho 1.61 altura). Meu grande problema: não consigo comer quase nada de carnes, justamente o que as dietas de perda de peso indicam: mais proteínas e menos carboidratos. Sou saudável, tudo em dia com minha saúde, mas não consigo diminuir pois é impossível comer carne todos os dias, pior ainda mais de uma vez ao dia (quaisquer tipo de carne). No dia a dia uso costa de ovo, às vezes whey, caseína… Como posso adaptar minha dieta? O que posso usar de substituição e quais quantidades equivalentes? Também não consigo comer a mesma coisa todos os dias, repuna, então preciso de opções além de clara de ovo! Se puder me ajudar, agradeço!
Pieter Christiaens says
Oi Christiane, além das carnes há os ovos e o peixe que também contêm muitas proteínas e gorduras saudáveis. Você já perdeu muito peso e os últimos quilos costumam ser os mais difíceis e na última etapa é preciso um esforço maior. Pode aumentar o gasto energético com caminhadas diárias e mudar a alimentação. Há muitos detalhes que podem ser modificados, mas não é possível fazer um plano sem uma análise detalhada.
Valquiria says
Berinjela, cenoura, vagem, leite, tofú podem entrar na dieta?
Pieter Christiaens says
Todos os vegetais podem ser integrados na dieta. O leite não é recomendado para quem quer emagrecer e o tofú não sei porque não gosto. 🙂
Deiwid says
Perdi 10 quilos em 1 mês e meio. 🙂 Não com essa dieta, mas sim fechando a boca e correndo muito!
Jader Comitre says
Estou tomando coragem para comecar uma dieta, achei muito interressante esta Pieter, mas como iniciante poderia me passar um cronograma dos horários quais posso me alimentar por gentileza!
Pieter Christiaens says
Não complique. Pode comer quando quiser.
Cláudia Lina Acácio says
Gostei das dicas. Só que eu não vivo no Brasil, e gostaria de saber se para quem está a iniciar com a dieta e seguindo rigorosamente as dicas, consegue suportar? Outra coisa, fala-se de café, e para quem foi proibido de tomar café como deve fazer ou com que pode substituir o café? Quem não pode comer as carnes vermelhas e manteigas, será que enquanto faz este jejum pode comer? São algumas inquietações que me surgiram. Obrigada.
Pieter Christiaens says
Oi Cláudia, o que interessa é começar. Essas perguntas forma respondidas no artigo.
José Carlos dos Santos says
Tenho 120 kilos, fiz sua dieta por um ano. Emagreci no primeiro mês 10 kilos gostei, continuei por mais 11 meses e em vez de continuar a emagrcer voltei a engordar os dez. E detalhe, faço ginástica em casa, moro em um bairro longe da cidade a 8 kilometros onde todos os dias vou e volto de bicicleta. O que há de errado em mim? Gosto muito de pizzas e à um ano não como. Deixei de comer quase tudo o que gosto, mas não emagreço. Se puderes me dar uma resposta, eu agradeço.
Pieter Christiaens says
Oi José, é dificil fazer uma análise só com esses dados. Uma dieta low carb ou paleo ajuda a emagrecer e a estabilizar o peso.
Débora says
Eu já fiz dieta dessa maneira, com proteína, gordura boa e pouco carboidrato em cada refeição a cada semana eu perdia de 2kgs a 2,5kgs e a gente nem passa forme… Vale muito a pena. Estou precisando retomar essa dieta pra emagrecer de novo, rsrs.
Rhuan Lima says
Boa tarde, o que você acha da pasta de amendoim, é uma gordura boa? Posso usar tipo junto com os ovos após o jejum? Estou iniciando agora o jejum intermitente, peso 90kg e treino à 10 anos, mas nunca consegui abaixar os 10% de BF (não sem muitos AE’s), enfim… Estou conciliando o jejum com a paleo, mas fico preocupado com a questão de quantidade de proteínas para não perder minha qualidade de massa magra (devo estar atualmente com 15% de BF). Estou fazendo atualmente 4 refeições…
Jejum das 21:00 às 13:00
13:00 5 ovos inteiros ou 3 ovos com pasta de amendoim
17:00 (pré-treino) 300g filé com vegetais
20:00 30g whey + 10g glutamina
21:00 300g peixe ou frango com vegetais
O que acha? Obrigado.
Pieter Christiaens says
Pessoalmente não gosto da pasta de amendoim (e li que utilizam muitos pesticidas e GMO), mas gosto da pasta de cajú. Com essa quantidade de carne parece que tem proteína suficiente para atingir e manter um BF baixo. Acho que é bom fazer um ou dois dias com carboidratos moderados. Em pessoas com dificuldade para emagrecer basta 1 dia de carbos a cada 5,6 ou 7 dias. Se está a perder gordura com consistência dá para fazer 2 dias de carboidratos por semana. Um dia de aumento nos carboidratos e diminuição na proteína e gorduras ajuda a acelerar a perda de gordura. Ah, e o café em jejum também dá uma aceleradazinha na queima.
Andréia Sampaio says
Consumo iorgute light, requeijão light e queijo minha frescal, bem como fibras da linhaça, quinoa, aveia e outros. Posso continuar usando esses alimentos juntamente com os da dieta?
Pieter Christiaens says
Não. O objetivo é seguir uma dieta low carb ou paleo, o que significa comer alimentos poucos processados e com poucos carboidratos. Os produtos light contêm menos gordura e mais carboidratos em quantidades relativas ou absolutas (ver artigo sobre as Mentiras da Alimentação Saudável). Quinoa e aveia são ricas em carboidratos, mas contêm poucos nutrientes. Os lacticínios também não são recomendados durante o emagrecimento. Tudo isto aumenta a ingestão calórica, o índice glicêmico das refeições e mantém a insulina alta. Para emagrecer sem muita forme é preciso fazer o contrário como foi explicado no artigo.
Rainete Maciel says
Tem como incluir o açaí, na forma natural, sem açúcar, na dieta low carb?
Pieter Christiaens says
Na dieta low carb não. O açaí tem muitos antioxidantes, mas é bastante calórico. Se o objetivo é emagrecer não é recomendado. Sigua o cardpápio explicado durante uma ou duas semanas e depois faça uma pausa quando precisar. Durante a pausa pode fazer uma alimentação paleo que inclui fruta. Depois mais duas semanas low carb até atingir o objetivo.
Marc says
Fiz dieta LCHF por 2 a 3 meses, mas infelizmente tive que abandonar, pois meus cabelos começaram a cair muito. Não vi nenhum relato sobre isto. Você poderia falar a respeito? Será que fiz algo errado? Gostaria muito de fazer esta dieta como um estilo de vida, para sempre. Será que existe algo que eu possa fazer para resolver este problema?
Pieter Christiaens says
Para mais informação veja os artigos sobre a dieta low carb, reeducação alimentar e o excesso de ômega 6.
A queda de cabelo temporária pode ter várias causas e a mudança dos hábitos alimentares é uma delas. Isto acontece especialmente quando a restrição calórica é extrema, mas também pode acontecer em dietas low carb.
Normalmente começa 3 a 6 meses depois de começar uma dieta nova. A boa notícia é que o problema é temporário. Depois de alguns meses os folículos produzem cabelo novo e quando crescerem o cabelo vai ficar com o mesmo volume de antes. Se tiver cabelo comprido vai precisar de mais tempo.
Há várias causas da queda de cabelo: restrição calórica extrema, suplementos alimentares, doenças, exercício físico em excesso, gravidez, falta de nutrientes, estresse psicológico e qualquer grande mudança na alimentação.
Há muitas causas possíveis, sem uma análise detalhada é não dá para dizer.
Uma dieta baixa em carboidratos, elevada em proteína e défice calórico pode causar mudanças hormonais, nomeadamente na tireoide. Quando os hormônios da tireoide não são produzidos ou a conversão de T4 para T3 está debilitada, o metabolismo desacelera. A ingestão excessiva de proteína e falta de gordura saudável pode causar inflamação e aumenta a supressão da tireoide.
A LCHF implica a ingestão de alimentos saudáveis e não processados. Eu vejo muita gente a comer muitos lacticínios, gorduras de baixa qualidade, alimentos processados e muitas nozes/amendoins/cajus ricos em ômega 6. O excesso de ômega 6 causa problemas inflamatórios e alimenta todos os problemas que falei.
A solução é ter atenção à qualidade e quantidade de certos alimentos que são “paleo” mas não deve ser consumidos em excesso.
Eu gosto de uma dieta paleo, com cerca de 150g de carboidratos diários… Há quem diga que é low carb, há quem diga que não é. Hoje em dia chamam low carb a tudo entre 150 e 30g de carboidratos por dia, mas são coisas totalmente distintas.
Tudo depende da aplicação da dieta e da nossa reação.
O mais provável é que a sua queda de cabelo é apenas temporária e o seu cabelo vai crescer de volta, mesmo se continuar a seguir a dieta.
Ellen says
Emagreci 17 kilos em três meses, me deu problema de hemorróidas e começou a cair meus cabelos também. Tou comendo mais fibra e bebendo mais água. Bom saber que meus cabelos vão voltar a crescer.
Alice Lázaro says
Oi Pieter Christiaens. Há cerca de tres meses que venho seguindo os seus conselhos, por causa do meu Hashimoto. Disso nem vou falar, porque sofri muito nos últimos 5 anos. Todavia, devo agradecer-lhe, porque desde que descobri os seus sites e recebo as newsletters (adquiri antes os livros no site da tiroide) que leio atentamente, só tenho obtido melhoria do meu estado geral, tanto físico como psíquico. Poço dizer que recuperei ja parte do meu equilíbrio. Tambem tive perda de cabelo, mas a situaçao estabilizou. Sigo a dieta paleo/mediterrânica. A sopa de osso de buco foi o princípio de tudo. Recomendo vivamente e agradeço.
Alice
Pieter Christiaens says
Oi Alice, fico feliz pelos seus resultados 🙂 Continue assim!
Cláudia says
Olá, gostaria de saber em que exatamente esta dieta pode auxiliar o Hashimoto. Grata!
Eleni says
Bom dia. Vou tentar fazer. Boas dicas. Seria bom um cardápio semanal pronto. Ajudaria muito… Valeu.
Julia says
Amei, vou aplicar no meu dia a dia.
Rodrigo Ferreira says
Perdi 12kg seguindo estas sugestões, sai de 97kg para 85kg e tenho de altura 1,80. Fiz o seguinte:
– Jejum Intermitente de aproximadamente 20h;
– Refeições Low Carb (Frango + Brócolis – Carne + Cenoura Cozida – Ovos + Bacon – Salmão + Espinafre);
– Café sem açúcar durante o dia;
– 1 Shake de Whey Isolado antes do treinamento;
– 30km de corrida durante a semana e 10km no sábado em jejum;
– 5 dias de academia (aquecimento no remo 30min + musculação);
– E normalmente de sábado eu comia porcarias na refeição do dia.
Pieter seu trabalho é espetacular, meus parabéns pelas dicas e sugestões que disponibiliza no seu site. Obrigado!
Pieter Christiaens says
Oi Rodrigo, bom trabalho! Atenção para não fazer o jejum todos os dias e se tiver problemas de sono ou falta de energia é sinal para fazer menos corrida.
Sandra Alberto Massinga says
Adorei as dicas. Já iniciei com caminhadas, diminui muito nas comidas principalmente açúcar, pão, arroz, massa, etc. Consumo mais saladas, peixe, frango grelhado, batata doce. Mais o meu problema é sou duma família obesa, isso deixa-me preocupada. Será que posso conseguir emagrecer? Tenho 40 anos com 105 kg e já não aguento.
Pieter Christiaens says
Oi Sandra! Sim, é possível. Você vai emagrecer se realmente quiser. O mais importante é ir aprendendendo a cada dia e aplicar novas técnicas. Veja o artigo sobre a reeducação alimentar para perceber melhor como comer bem. Não vai aprender tudo num dia, nem vai atingir o peso ideal num mês… Mas com ação e consistência você vai conseguir atingir um peso saudável. Se todos na sua família são obesos, imagine o bom exemplo que você vai ser pra eles!
Elo Sena says
É possível em uma dieta low carb/paleo inserir os derivados do leite? Tais quais queijos e creme de leite? Digo isso pois a utilização desses artifícios torna mais fácil a confecção de alguns alimentos, dando-lhes mais sabor inclusive. Se a resposta for afirmativa qual a quantidade ideal diária ou semanal para quem deseja emagrecer entre 9/10 kilos?
Pieter Christiaens says
A dieta low carb pode conter derivados do leite, a paleo não. Não recomendo os lacticínios durante a fase de emagrecimento, pois têm um efeito supressor na tireoide e isso dificulta a queima de gordura. Se quiser consumir lacticínios então pode fazer uma dieta low carb até o peso estabilizar e só depois é que elimina os lacticínios.
Raquel says
Olá… Na primeira semana sem carboidrato emagreci 2,800 gramas. Nesta semana ganhei 2,200 gramas. Fiquei preocupada porque mantive a dieta, mas estou aproximando da mestruação… Pode ser a culpada de tudo?
Pieter Christiaens says
Sim, um oscilação de 1 a 2 quilos é normal. É causada pela retenção de líquidos.
Ilma says
Gostei das dicas, ao invés de caminhar eu danço. Isso também pode dar bons resultados?
Marina Ribeiro says
Oi Pieter, parabéns pelo artigo! O que você me diz das frutas? Quais se encaixam na fase de emagrecimento e qual a melhor refeição para consumí-las?
Pieter Christiaens says
Durante o emagrecimento não é recomendado comer muita fruta. Aqui tem um artigo sobre frutas na dieta low carb.
Everton Corrêa says
Boa noite Pieter. Suas dicas são demais… Gostei muito delas pois malhei durante um ano e meio e comendo de tudo, mas em pequenas quantidades e emagreci 25 quilos… Estou à 6 meses parado e engordei 10 quilos… Vou começar essa low carb amanhã mesmo, até porque comecei a treinar e novo… Obrigado por todas as dicas… Ahhh, e logo mais voltarei para dizer o resultado… ABRAÇOS!!
Thais says
Olá. Comecei à um mês e só emagreci 3 kg, mais vale muito a pena fazer o jejum intermitente. É muito fácil e não passa fome… Vale muito a pena.
Jennifer says
Ótimo artigo, com certeza se as pessoas se dedicarem e seguirem as dicas conforme está muito bem escrito, conseguirão perder peso, pois acredito que esse primeiro estágio a facilidade é maior com a perda de peso. Mãos à obra.
Sérgio says
Primeiro gostaria de te agradecer pelas informações que tanto nos ajuda na nossa qualidade de vida. Tenho uma dúvida, eu tenho 1,95m de altura já estou conseguindo comer menos arroz e feijão no almoço e de manhã como 2 fatias de pão integral. Gostaria de saber se por causa da minha altura, tem algum perigo de ter tonteiras ou queda de pressão arterial? Por favor, tem como me responder essas dúvidas, mesmo porque não consegui cortar totalmente o carboidrato mas já diminui muito. Minha meta é sair dos 107 e chegar aos 97. Meu sonho é sair dos 3 dígitos. Muito obrigado e boa tarde.
Pieter Christiaens says
Com uma alimentação correta não tem problema, veja novamente o artigo e mude para um café da manhã diferente.
Camilyän says
Oi, queria saber se qualquer idade pode fazer essa “dieta”, pois tenho 13 anos.
Pieter Christiaens says
Antes de começar a dieta recomendo a leitura do artigo sobre reeducação alimentar.
Ione Trindade Costa says
Gostaria de começar essa dieta… Poderiam me passar um lista do que devo comer nas refeições e seus horários?
Tati Moura says
Olá. Segui estas dicas e o cardápio durante dois meses e consegui perder 6 quilos de gordura. A minha pele está mais firme e até ganhei um pouco de massa magra. Obrigado 🙂
Denise says
Tenho uma dúvida. Sempre ouvi dizer que devemos desacelerar o metabolismo ao fim do dia e a dieta indica comer as proteínas mais pesadas à noite… Porquê?
Pieter Christiaens says
O objetivo é manter o metabolismo acelerado e ingerir proteína moderada para manter massa muscular e promover a saciedade.
Sabrina Bidoia Guerzoni Ferreira says
Estou fazendo essa dieta à 10 dias, mas ainda não emagreci nenhuma grama! É normal? Parece que minha barriga diminuiu um pouco, mas não emagreci! Uso bastante queijo prato e creme de leite fresco para preparar as refeições. Será que é ai que está o problema?
Pieter Christiaens says
Essa dieta não fala em queijo ou leite.
Aline de Paula Pereira Rezende says
Já tô fazendo à dois dias e perdi 2 quilos.
Andressa Paviani says
Olá! Adorei a matéria. Estou fazendo dieta low carb + jejum intermitente. Fico 18 horas por dia em jejum. Mas, pelos meus horários de trabalho, complica um pouco na hora de comer. Por isso, faço apenas duas refeições por dia: almoço (salada de alface, tomate, pepino e brócolis + carne (que varia entre porco, vaca e frango)) e jantar (geralmente omelete com ovos, um pouco que queijo, presunto e tomate). Está correto? Consigo emagrecer assim?
Ana Colle says
Olá Pieter. Comecei novamente a dieta, mas julgo que não a sei fazer bem, e por isso não obtenho os resultados esperados. Sou fã dela, começo por perder peso e passado algum tempo paro. Eu como sementes de abóbora e girassol, assim como nozes e amêndoas, azeite, iogurte natural gordo, 1 a 2 frutas por dia e às vezes nem isso, proteína e bastante salada. Peso neste momento 108 kg, e talvez devesse comer cerca de 100g de protes por dia? Não sei fazer as contas às protes, porque se devemos comer 1g delas por cada quilo de peso, dá + ou – 50g ao almoço e outras 50g ao jantar; e então como incluir ainda por dia ovos ao pequeno almoço, ou queijo ou iogurte? Vai com certeza ultrapassar as 100g diárias! E a gordura do tempero? Não tem limite de quantidade? Não sei organizar a dieta. Por favor, pode-me ajudar?
Pieter Christiaens says
Oi Ana, parabéns por se esforçar a atingir os seus objetivos. Para tirar as suas dúvidas sobre a proteína veja o artigo da dieta da proteína, especialmente a parte em que ensina a calcular a ingestão proteíca. Não é necessário comer 1 grama por kg, especialmente para quem tem mais gordura. As sementes, nozes, amêndoas e azeite têm uma densidade calórica elevada e devem ser consumidas em moderação. Para emagrecer é necessário uma dieta rica em nutrientes com um défice calórico moderado. Veja o artigo sobre as dietas low carb para entender melhor como seguir uma alimentação rica em nutrientes sem passar fome ou contar calorias. Uma dieta paleo low carb é fácil de seguir durante vários meses sem grandes esforços mentais ou cálculos.
Debbynha Silva says
Olá! Gostaria de saber como fica a divisão em porcentagem de carbo, gorduras e proteínas? Estou fazendo a dieta, mas não estou emagrecendo nem com jejum intermitente.
Pieter Christiaens says
1 grama de proteína por quilo de peso corporal e o resto fica a seu gosto. Para emagrecer é recomendado um défice calórico moderado diário de 300 a 500 calorias.
Luciana says
Olá. Faço uso de Red Size e policonato de cromo. Se eu tomar no periodo do jejum estarei quebrando o mesmo? Normalmente tomo 2 cápsulas antes do café da manhã (que pulo pelo menos 2x por semana). Obrigada.
Vanessa says
Olá, tenho apenas um rim, uma dieta rica em proteínas como essa pode prejudicar de alguma forma? Obrigada.
Pieter Christiaens says
Oi Vanessa, este dieta é moderada em proteínas e se o seu rim está saudável não há problema.
Mércia says
Já fiz a dieta low carb e obtive ótimos resultados! Agora vou faze-la novamente. Uma dúvida; trabalho por turnos, ou seja 3 noites estou de plantão. O que é aconselhável ingerir nesse período noturno, uma vez que durante o dia tenho que descansar? Não sou sedentária, prático exercício físico 3 a 4 vezes semana (academia e caminhadas ao ar livre) Aguardo ajuda. Beijinhos e força a todos!
Thamara Xavier Lins says
Olá. Eh ótima as dicas… Mais tenho uma dúvida. Como funciona os horários de refeição pra mim que trabalho de noite e durmo durante o dia?
Daniela dos Santos says
Adorei as informações. Já seguia um pouco a dieta low carb mais ou menos, mais não sabia de todos os alimentos que você citou aqui, agora sim vou poder fazer a dieta corretamente. Obrigado.
Suelen Souto Soares says
Sigo a minha dieta certinha, mas um dia da semana, consumo moderadamente cerveja. 3 long neck no máximo, isso atrapalha muito? Cerveja é muito calórica?
Guilherme says
Bom dia. Fico sem comer carboidratos e doces tranquilamente. À um ano exclui eles de minha alimentação. O problema é que adoro uma cerveja e uisque. Dá pra consumir os dois e fazer essa dieta?
Adriana says
Gostaria de saber se após as 14 horas de jejum, meu almoço poderia ser uma sopa de legumes (abóbora, chuchu, cenoura e carne). Alguma contraindicação em fazer o jejum de 14 horas 6 vezes por semana?
Mirelle says
Olá por gentileza tire uma dúvida eu faço musculação seg/quarta e sexta e corro terça e quinta todos os dias as 6 da manhã. O que seria ideal, eu comer antes de ir e que horário eu poderia fazer o jejum intermitente?
Marco D. says
Bom artigo de opinião. Mas gostava que falasses mais na queima de gordura para quem não é gordo, está a acabar a fase de bulk moderado 2500kcal/dia com 127g proteína, 343g de hidratos e 70g de gordura. Tenho 1,70 e estou com 61kg (com cerca de 50kg de massa magra). Aumentei o tamanho, mas com isso veio uma barriguinha. Tens ideas de em termos de macros para inciar esta “saga” de queima de gordura e tentar o jejum intermitente 2 vezes por semana? Aqui o objectivo é definir abdominal, com tentativa de não perder os ganhos musculares ganhos. Aguardo a tua opinião, cumprimentos.
Pieter Christiaens says
Oi Marco, basta manter a proteína e baixar os carboidratos e gorduras para ter um défice de 500 calorias. Para mais informação podes ver o artigo sobre como ganhar massa muscular e definir os abdominais.
Fernanda says
Muito bom, mas não sei o que acontece comigo que prefiro não fazer o “dia” do lixo e ser totalmente radical até eu ver uma diferença boa. Quando como dia do lixo eu pareço que não entro no ritmo e sempre quero comer carbo a semana toda. Quando eu elimino tudo da dieta é mais fácil!
Maria says
Ótimo artigo, gostei muito dessas dicas. Meus parabéns!
Elisangela says
As suas dicas são ótimas. Fazer dieta e exercícios, não é pra qualquer um. A pessoa tem que estar muito motivada pra isso, se não ela não consegue.
Priscila says
Olá, depois que eu perder o peso que eu quero, como faço para manter?
Pieter Christiaens says
Deve utilizar o que aprendeu neste artigo para manter o peso. Se aumentar de peso é porque está a comer demais, o demais dos alimentos errados.
Priscila says
Eu preciso perder 3kg, então vou seguir essa recomendação, diminuir no carboidrato.
Mary says
Perdi 5,6kg em duas semanas de low carb. Super recomendo! Seguindo os passos certinho, não há como dar errado.
Rafael Souza says
Tenho problemas de insonia, isso pode prejudicar meu emagrecimento?
Gustavo says
Muito bom o artigo, e tem me ajudado muito as dicas do site! Já perdi 4 kg em duas semanas! Obrigado!
Cristina says
Como funciona exactamente isso do jejum? Eu não tenho como pular o café da manha porque a minha pressão arterial é normalmente baixa e então se não comer nada chego até a desmaiar.