A miostatina é um hormônio que regula negativamente o crescimento da massa muscular, ou seja, mais miostatina significa menos massa muscular. A musculação baixa o nível de miostatina, o que é de esperar, pois promove o aumento de massa muscular.
O nível de miostatina aumenta com a idade e parece que é um dos mecanismos que leva à perda de massa magra com o passar do tempo. Este fenómeno é bem documentado: os homens e as mulheres começar a perder músculo depois dos 30 anos. Uma pessoa normal perde 50% da massa muscular quando chega aos 80 anos, uma condição chamada de sarcopenia.
Quando o gene da miostatina é eliminado em ratos de forma a ficarem hetorezigotos ao gene, é verificado um aumento da longevidade. Os centenários têm uma variação genética que aumenta a miostatina. Quem tem esta variante têm 3,5 vezes mais probabilidade em chegar aos 100 anos.
Os leitores assíduos podem reconhecer este paradoxo: o crescimento e a longevidade são inversamente proporcionais. Geralmente, quanto mais rápido um organismo cresce, mais depressa envelhece e quanto menos tempo vive.
Apesar disso a miostatina parece aumentar o crescimento muscular e a longevidade.
Como Inibir a Miostatina
Há várias formas de inibir a miostatina para aumentar a massa muscular. Lembre-se que isto é importante para todos, e não só para quem quer melhorar os resultados da musculação.
É muito importante para as pessoas mais velhas, que perdem massa muscular e se tornam frágeis, para depois ficarem dependentes de assistência para as tarefas normais do dia a dia. Para estas pessoas o maior problema é acabar em um lar de idosos.
Testosterona
Os níveis de testosterona baixaram nas últimas décadas e baixam com o passar da idade. O gráfico abaixo mostra 3 grupos de homens com diferentes idades e em diferentes épocas.
A testosterona está a baixar rapidamente e é um desastre para homens mais velhos no que toca à retenção de massa muscular. Em homens mais jovens isto pode explicar a epidemia da obesidade, seios nos homens e comportamentos femininos.
Em ratos velhos, o tratamento com testosterona eliminou a perda de massa muscular e suprimiu o estresse oxidativo. Isto acontece através de várias vias metabólicas e uma delas é através da inibição de miostatina.
Já sabemos que a terapia de reposição de testosterona aumenta a massa muscular e agora percebemos melhor porquê.
É recomendado fazer um exame para verificar os níveis de testosterona se você precisa de mais massa muscular, tem sintomas de fadiga, libido baixa ou depressão. Para aumentar a testosterona pode considerar os seguintes métodos, do mais simples para o mais complicado:
- Comece uma reeducação alimentar e elimine o açúcar e carboidratos refinados, aumente a ingestão de gorduras.
- Comece a fazer musculação.
- Tome um inibidor de aromatase. Pode ser um suplemento natural como o DIM (3,3′-Diindolylmethane), berberina, extrato de chá verde, ou o anastrozol com receita médica.
- Terapia de reposição de testosterona.
Epicatequina
A epicatequina é um polifenol encontrado no chá verde e chocolate. A sua administração a ratos baixa a miostatina em 18% e aumenta a folistatina, um inibidor de miostatina, em 56%. Nos humanos a epicatequina aumentou a força de preensão palmar em 7% depois de 7 dias e a proporção de folistatina/miostatina aumentou em 49%.
A dosagem para humanos foi de 50 mg/d, dividido em duas doses.
Pode encontrar dosagens elevadas de epicatequinas no chocolate e chá, mas as quantidades dependem da qualidade e quantidade do produto. O chocolate preto e cacau parecem ter a maior quantidade. Se você beber várias bebidas de cacau e chá, parece que é possível ingerir 50mg de epicatequina. (Nota: a bebida de cacau é feita em casa com cacau em pó 100%, pouco processado… Não é o chocolate quente cheio de açúcar e outros químicos).
Também pode comprar um suplemento de epicatequina.
Leucina e Creatina
A leucina, um dos aminoácidos de cadeia ramificada, tal como a creatina, diminuem a expressão dos genes relacionados com a miostatina.
A creatina pode ser suplementada com 5 gramas por dia. A leucina pode ser suplementada com uma dosagem de 2 a 3 gramas até 3 vezes por dia.
Folistatina
A folistatina é o hormônio agonista da miostatina, e pode ser útil no tratamento da atrofia muscular.
A folistatina isolada da gema do ovo aumentou a massa muscular em praticantes de musculação. Depois de tomar 10 gramas por dia durante 12 semanas de treinos de musculação, o aumento foi de 1,7 kg de massa magra, enquanto que o grupo placebo não notou ganhos.
O suplemento de folistatina utilizado foi o Myo-X. Este suplemento reduz a miostatina em 46% durante 12 a 18 horas e depois a miostatina aumenta, sendo necessário dosar diariamente.
Sinergia
Você pode combinar todos estes métodos para diminuir a miostatina; não sabemos se são ou não sinérgicos.
Baixar a miostatina parece uma forma mais saudável de ganhar massa muscular do que utilizar outras drogas. Como a miostatina aumenta com a idade, baixá-la pode reverter o envelhecimento. A miostatina é homóloga com o hormonio GDF11, o aumento da qual pode promover o envelhecimento.
Este artigo é do P. D. Mangan , um autor americano de vários best-sellers sobre anti-envelhecimento, emagrecimento e saúde. Pode encontrar o original aqui: How to Inhibit Myostatin for Muscle Growth and Longer Life.
José Eduardo V. Fassi says
Qual a quantidade de cacau necessária para se absorver as 50mg/dia de epicatequina mencionadas? Pesquisei as proporções de folistatina no brócolis, buscando a relação entre a quantidade diária de brócolis ingerida para a de folistatina necessária ao efeito desejado. Concluí que precisaria ingerir de 6 a 8kg de brócolis por dia. Quem aguenta?
Dênis says
Sendo o chá verde de 30 a 50 por cento da matéria catequinas, basta pesar a planta seca em balança de precisão e calcular 30% dessa massa será catequina. Daí então só ver a dose. Estudos mostraram que o pó de guaraná tem muito mais catequina.
Augusto Tenório says
Ou seja, comamos direito e a miostatina já diminui muito. Eu mesmo to precisando voltar a comer corretamente. Faço isso por menos de uma semana e já sinto a diferença nos músculos e na disposição.
Natanael says
Eu ingiro 30g de cacau 100% na minha proteína caseira para ganha de massa. Vou acrescentar também o chá verde. Não sei quanto de epicatequina tou ingerido do cacau. Alguem aqui me ajuda nesta dúvida?
Natanael says
Pesquisei em artigos e vi que 80g de cacau em pó equivalem a 164 mg e epicatequinas. Ou seja, façam a sua regra de três e vejam quantas mg estão ingerindo. No meu caso, eu ingiro 61,5 mg epicatequinas.