A compulsão alimentar é um transtorno alimentar que consiste em continuar a comer mesmo depois de já ter o apetite saciado. Este hábito de comer demais pode ser um transtorno alimentar ou simplesmente uma falta de autocontrole.
Todos nós já comemos excessivamente em festas, bufês, restaurantes e nos feriados… A maioria das pessoas com problemas de peso faz isso mais do que gostaria de admitir. Quantas vezes é que você foi buscar mais comida, ou acabou a refeição comendo mais apesar de já estar cheio? Isso acontece várias vezes por semana? Muitas pessoas fazem isso todas as noites.
Uma análise às tendências de compulsão alimentar mostra que são uma causa importante da obesidade. Vejamos um exemplo: Se você consome 300 calorias em excesso, 5 vezes por semana. Isso são 1500 calorias em excesso por semana. Ao longo de um ano isso são 78000 calorias. Como um quilo de gordura tem 7700 calorias, você engorda 10 quilos em apenas um ano… Só comendo um pouco a mais todos os dias.
Este exemplo nem é exagerado porque 300 calorias de alimentos industrializados e que contém óleos vegetais demoram um instante a ingerir.
Como Controlar a Compulsão Alimentar
A teoria para evitar a compulsão alimentar é muito simples, apesar de ser difícil de cumprir. Comece a comer só um prato cheio e deixe de comer doces ou salgadinhos algumas vezes por semana.
Parece um ajustamento insignificante, mas tem um impacto gigante no longo prazo. Comer alguns salgadinhos ou doces não vai levar à obesidade, desde que não seja todos os dias.
Se a sua compulsão alimentar é causada pelo estresse, então podem ser necessárias medidas mais sérias. Um bom começo é não comprar alimentos processados e refrigerantes. Não compre estes produtos. Jogue fora os que têm na dispensa. Sim… Jogue a comida de plástico no lixo!
Comece a seguir a regra de comer só um prato de comida – não coma mais do que um prato cheio por refeição.
Depois de comer saia da mesa, relaxe e não coma mais nada durante pelo menos uma hora. Se você ainda tiver fome pode comer um pequeno lanche com alta densidade nutricional. Depois espere no mínimo uma hora antes de comer novamente.
Quando você tem vontade de comer uma coisa doce ou salgada deve comer alimentos saudáveis primeiro – amêndoas, uma maçã, laranja ou morangos. Quando sentir a tentação de comer ou comer em excesso, deve consumir alguma coisa com valor nutritivo.
Outra forma de lidar com a compulsão de comer mais é fazendo exercício físico. Correr na passadeira ajuda a relaxar e a pensar em outras coisas. Ficar em frente da televisão a tentar não pensar em comida não funciona. Os comerciais que passam são feitos para incentivar a compulsão alimentar!
Como Tratar a Compulsão Alimentar
- Limitar a quantidade de comida a um prato por refeição. Você deve esforçar-se para ficar no mínimo uma hora sem comer até à próxima refeição.
- Diminuir ou eliminar as porções de comida de plástico, salgadinhos ou doces. Prove um pouco e depois tente uma opção mais saudável como uma maçã ou amêndoas.
- Quando conseguir parar de comer durante uma hora com consistência, aumente o intervalo. De uma hora para uma hora e meia, de uma hora e meia para duas horas, de duas horas para três horas. Você está a treinar o seu corpo a ficar sem comida. Você está a treinar a sua força mental a resistir às tentações.
- Não pense em tentar seguir tudo à risca, tente ser melhor a cada semana. Se você conseguir reduzir os episódios semanais de compulsão alimentar, vai ser muito mais fácil manter o seu peso atual.
Para começar a tratar a compulsão alimentar agora, veja o cardápio para emagrecer. Este cardápio contém refeições de alta densidade nutricional que ajudam a manter o apetite saciado durante mais tempo.
Hercilia says
Muito bom!
Anita says
Gostei muito do seu artigo 😉 Identifico-me com o que você escreveu… Já fui muito mais pesada e tenho conseguido melhorar. As suas dicas são boas e são o que eu tento sempre fazer… Se cairmos no erro de comer alimentos processados engordamos à velocidade da luz… São mais caros mas prefiro investir na minha saúde, comprar frutos secos e fazer as minhas próprias barras de cereais em casa com os ingredientes que eu escolho. Faço também os meus yogurtes com fruta e cereais caseiros.
E tento sempre fazer a minha caminhada diária com música alegre, estou viciada em caminhar e ouvir música. Alivia o stress e gasta calorias.
É o primeiro passo para vencer a compulsão alimentar é aceitar-se. Não no sentido de aceitar a obesidade e a doença mas sim em aceitar que cometemos erros, que merecemos viver bem e ser felizes e que não é a gordura que faz uma boa ou má pessoa. Se nós nos virmos bonitos/bonitas os outros vêem-nos assim (expêriencia própria). A nossa maneira de nos vermos é a primeira coisa que tem de mudar. Um dia a minha irmã disse-me isto antes de eu ir a um jantar com colegas, estava sem vontade de ir sem saber o que vestir… “Esta noite tu vais sair e vais agir, vais acreditar que és bonita e não vais ter complexos com gordura. Esquece isso. Vais ver como a tua vida vai mudar”. Eu dei a chance, fiz o que ela disse e a minha vida mudou até hoje.
Pieter says
Oi Anita. Muito bom comentário, continue assim!
Suzana says
Gostei muito do artigo, muito bom. Sucesso!
Emerson says
Também me identifiquei muito com o artigo. Pequenas mudanças diárias como esta nos faz sentir bem melhor. Adorei o comentário que a Anita (acima) fez “Se nós nos virmos bonitos/bonitas os outros vêem-nos assim”. Quero agradecer o autor sobre o artigo. Certeza que vai fazer a diferença. 😉
Abibi says
Gostei do artigo… Me tirou várias dúvidas.