A melhor forma de descrever a dieta do carboidrato é como uma versão muito intensa das dietas de baixos carboidratos e muita gordura. O melhor exemplo é a dieta de Atkins.
Esta dieta é utilizada como uma solução rápida para perder gordura e também é uma terapia para quem sofre de epilepsia. Como o nome indica, a dieta consiste principalmente em proteínas e gorduras, contendo uma quantidade muito pequena de carboidratos. Os principais alimentos desta dieta são a carne, ovos, queijo e peixe. Antes de fazer uma dieta deste tipo deve falar com o seu médico, devido aos efeitos questionáveis no corpo e na mente.
A dieta do carboidrato também é chamada de dieta cetogênica. Este nome origina do processo de cetose – a transformação da gordura corporal em ácidos graxos e em corpos cetônicos. Este processo acontece quando o glicogênio muscular e hepático está esgotado. Esta dieta é aconselhada a pacientes com epilepsia para controlar os ataques quando não existe reação aos medicamentos. Quando utilizada como tratamento para epilepsia a quantidade de carboidratos é extremamente reduzida.
Como o processo de cetose utiliza gordura corporal como fonte de energia, os culturistas utilizam esta dieta para eliminar gordura e água, enquanto mantém massa muscular durante a fase preparação para competições.
Alimentos da Dieta do Carboidrato
Os alimentos permitidos nesta dieta são alimentos ricos em proteínas e gorduras e muito baixos em carboidratos. A base desta dieta pode ser carne de porco e ovos, ou carnes de vaca e cordeiro.
Qualquer tipo de peixe pode ser consumido (e é provavelmente mais saudável que a carne de porco), incluindo o atum, salmão e arenque.
Carnes mais leves como galinha e peru têm menos gordura, e assim é recomendado adicionar óleo de peixe ou óleo de linhaça para atingir as calorias do dia.
Desvantagens da Dieta do Carboidrato
As versões mais radicais da dieta do carboidrato, onde só se come ovos, carne de porco, queijo pode são extremamente restritivas. As recomendações de adicionar óleos vegetais e pequenas quantidades de especiarias e sal não são saudáveis.
Tudo o que contém carboidratos como os vegetais crucíferos, laticínios, frutas, legumes, produtos de soja, nozes e sementes estão fora do cardápio.
O cardápio pode conter bife para o café da manha, frango para o almoço e peixe para o jantar.
Efeitos Colaterais da Dieta do Carboidrato
Seguir esta dieta por um período prolongado pode sobrecarregar os rins e o fígado, resultado em dor de cabeça, náusea, fadiga e mau hálito. Como não são consumidos vegetais e frutas pode haver carências nutricionais após algum tempo.
Apesar disso esta dieta não é feita para ser seguida a tempo inteiro, e só para quem quer emagrecer rápido em pouco tempo.
Esta deita também causa irritabilidade e falta de concentração. Se você trabalha com outras pessoas é preciso ter em conta os efeitos psicológicos de uma dieta tão extrema.
Estefany says
Adorei toda as dicas. Você podia mandar para o meu e-mail, ia adorar.
Luiz says
Como uma pessoa acima do peso pode emagrecer comendo gordura conforme lista apresentada por vocês, isso não faz mal para o corpo em geral?
Pieter says
A dieta do carboidrato é baseada na cetose, quando o corpo consome gordura como combustivel. Apesar de haver muitos alimentos nessa lista é necessário manter os carboidratos abaixo de 50 gramas por dia, o que é muito dificil. A dieta de Atkins existe desde os anos 70 e ajudou muitas pessoas a emagrecer. Apesar disso é muito extrema e requer bastante esforço.
Leci says
Gostaria de receber um cardápio elaborado!
Rita says
Gostaria que me enviassem um cardápio desta dieta. Estou obesa. Obrigada.
Eliane says
Gostaria de receber um cardápio.