As dietas low carb são utilizadas há décadas e nos últimos anos entraram novamente na moda.
Há quem diga que as dietas low carb são mais uma moda passageira e pouco saudável. Na prática este tipo de dieta é extremamente útil, pois vivemos numa sociedade onde somos bombardeados por propaganda de alimentos industrializados carregados de carboidratos.
Esta dieta também não é nova. A dieta de Atkins foi a primeira dieta low carb a ganhar popularidade, mas a primeira publicação desta dieta foi feita por William Banting em 1863!
Como o nome indica, esta dieta baixa a ingestão de carboidratos e aumenta as proteínas e gorduras. Se você deseja seguir esta dieta veja o artigo com o cardápio para emagrecer, com um cardápio de uma semana com receitas da dieta low carb.
A ciência também comprova que uma dieta low carb tem vários benefícios: ajuda a emagrecer, baixa os triglicerídeos, baixa o colesterol LDL, melhora a glicemia (em alguns casos cura a diabetes tipo 2) e baixa a pressão arterial.
Eu tenho uma alimentação paleo e de carboidrato moderado e falei na minha experiência no artigo da dieta da proteína e no artigo sobre ganhar massa muscular e definir o abdômen.
Aqui estão as versões mais populares desta dieta:
Dieta Low Carb Normal
A dieta low carb não tem uma definição fixa. É chamada de low carb porque restringe os carboidratos, mas a interpretação da restrição pode variar muito.
Este tipo de dieta tem menos carboidratos e mais proteína que uma alimentação convencional.
Os principais alimentos desta dieta são as carnes, peixe, ovos, vegetais, frutas, nozes e sementes.
Os alimentos eliminados ou minimizados são os grãos, batatas, bebidas e alimentos açucarados. Os alimentos feitos à base de grãos incluem o pão, macarrão, bolos, etc.
A ingestão de carboidratos recomendada depende dos objetivos e da preferência da pessoa:
- 100 a 150 gramas de carboidratos por dia para manter o peso ou para pessoas que fazem muito exercício. Dá para comer uma quantidade ilimitada de vegetais, bastante fruta e até algumas batatas.
- 50 a 100 gramas de carboidratos por dia para emagrecer ou para manter o peso. Dá para comer uma grande quantidade de vegetais e bastante fruta.
- Menos de 50 gramas de carboidratos por dia para emagrecer rápido. Dá para comer muitos vegetais, mas é necessário limitar a ingestão de fruta.
Dieta LCHF
A dieta LCHF (low carb high fat) significa comer menos carboidratos e mais gordura. É uma dieta low carb normal, com uma ênfase maior em comer produtos inteiros e pouco processados.
O LCHF tornou-se muito popular na Suécia e outros países nórdicos. O principal foco está em carnes, peixe, marisco, ovos, gorduras saudáveis, vegetais, produtos lácteos, nozes e frutos silvestres.
A ingestão de carboidratos desta dieta está entre 20 a 100 gramas de carboidratos por dia. Podemos considerar o LCHF como uma mistura da dieta paleo e cetogênica.
Aqui está um guia detalhado da dieta LCHF.
Dieta Paleo Low Carb
A palavra paleo está muito na moda e com boa razão. A dieta paleo low carb envolve comer alimentos não processados que estavam disponíveis na era paleolítica ou antes da revolução industrial.
Há vários estudos que mostram os benefícios da dieta paleo no emagrecimento, redução da glicemia e dos riscos de doença cardiovascular.
A dieta paleo não tem como objetivo ser baixa em carboidratos, mas quando é aplicada corretamente a ingestão de carboidratos baixa consideravelmente.
Os alimentos da dieta paleo incluem as carnes, peixe, marisco, ovos, vegetais, frutas, tubérculos, nozes e sementes. Uma dieta paleo elimina os alimentos processados, açúcar adicionado, grãos, legumes e produtos lácteos.
Dieta de Atkins
A dieta de Atkins é a dieta low carb mais conhecida. Nesta dieta o foco está em reduzir os alimentos ricos em carboidratos e comer a quantidade de proteína e gordura que desejar.
A dieta do Dr. Atkins tem 4 fases:
- Fase 1 – Indução: Comer menos de 20 gramas de carboidratos por dia durante 2 semanas.
- Fase 2 – Perda de peso continuada: Adicionar lentamente nozes, vegetais e frutas com poucos carboidratos.
- Fase 3 – Pré-manutenção: Quando chegar perto do peso ideal comece a adicionar carboidratos até a perda de peso desacelerar.
- Fase 4 – Manutenção: Pode comer os carboidratos saudáveis que quiser desde mantenha o peso.
A dieta de Atkins foi demonizada durante décadas, mas a ciência moderna mostrou que é segura e efetiva.
Esta dieta foi muitas vezes mal interpretada, com muita gente a comer só carne e ovos. Quando seguida como explicada no livro o cardápio está recheado de vegetais e algumas frutas.
Hoje a dieta ainda é popular e também é conhecida pela dieta do carboidrato.
Dieta Mediterrânea Low Carb
A dieta mediterrânea é popular, especialmente nos círculos de profissionais de saúde na Europa.
Esta dieta envolve selecionar alimentos que eram consumidos nos países mediterrâneos no início do século XX. A seleção dos alimentos muda conforme os diferentes países e tradições ao longo do mar Mediterrâneo.
Estudos mostram que esta dieta é eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer de mama e diabetes tipo 2.
Uma dieta mediterrânea low carb é a dieta mediterrânea com limites na ingestão de alimentos ricos em carboidratos como os grãos.
É similar a uma dieta low carb convencional, mas tem duas modificações importantes. Enfatiza o consumo de peixe gordo em vez da carne vermelha e enfatiza o consumo de azeite de oliva extra virgem em vez das gorduras da manteiga.
Esta dieta pode ser mais benéfica na prevenção de doenças cardiovasculares, mas ainda não há estudos para confirmar isso.
Um aspecto importante a notar na dieta mediterrânea é que não é só uma dieta. Um nome mais correto seria o estilo de vida mediterrâneo. Uma vida mediterrânea tem vários hábitos saudáveis: dormir cedo e levantar cedo, o exercício da caminhada e do cultivo dos próprios vegetais, uma vida social com amizades e laços familiares fortes. Tudo isso num lugar com ar fresco e sem estresse. O mesmo também acontece com a dieta paleo e a vida primal…
Dieta Cetogênica
A dieta cetogênica é tem muito poucos carboidratos e muita gordura.
O objetivo desta dieta é manter os carboidratos tão baixos para o metabolismo entrar em cetose. Durante a cetose os níveis de insulina baixam e são liberados ácidos graxos armazenados no tecido adiposo.
Estes ácidos graxos são transportados para o fígado, onde são transformados em corpos cetônicos. Os corpos cetônicos são moléculas solúveis em água que podem ser utilizados como fonte energética no tecido muscular e no cérebro.
Em vez de utilizar carboidratos como fonte energética, o cérebro começa a queimar corpos cetônicos e glucose produzida pela gliconeogênese. Nesta situação o corpo está literalmente a queimar gordura.
A versão clássica da dieta cetogênica também restringe a ingestão de proteínas, porque a proteína em excesso reduz a produção de corpos cetônicos.
A dieta cetogênica é utilizada para tratar epilepsia em crianças e pode beneficiar outros problemas neurológicos e metabólicos como a diabetes tipo 2. Esta redução extrema da ingestão de carboidratos e proteínas mantém os níveis de insulina muito baixos e permite recuperar a sensibilidade à insulina.
Esta dieta também é utilizada para emagrecer e alguns fisiculturistas utilizam durante curtos períodos na fase de definição. Manter este tipo de dieta por longos períodos diminui os níveis de testosterona e não é fácil a nível psicológico.
Uma dieta cetogênica rica em proteínas causa uma grande redução do apetite o que torna o processo mais fácil.
Estes são os vários tipos de dieta cetogênica:
- Dieta cetogênica clássica. Esta é a dieta utilizada para tratar problemas neurológicos. Cerca de uma grama de proteína por quilo de peso corporal, 10 a 15 gramas de carboidratos e o resto das calorias provenientes de gordura.
- Dieta cetogênica com muita proteína. Um máximo de 20 a 30 gramas de carboidratos por dia. As restantes calorias são provenientes de gordura e proteínas.
- Dieta cetogênica cíclica. Seguir uma dieta cetogênica durante 5 ou 6 dias por semana. Comer muitos carboidratos, pouca gordura e pouca proteína 1 ou 2 dias por semana. Este tipo de alimentação foi popularizado pelo Dr. Mauro Di Pasquale com as sua dieta metabólica e dieta anabólica. Estas dietas permitem manter os níveis de testosterona mais elevados.
- Dieta cetogênica estratégica. Adicionar pequenas quantidades de carboidratos antes ou depois de um treino.
Qual É a Melhor Dieta Low Carb?
Se você está à procura de uma dieta low carb, escolha aquela que se adapta mais facilmente ao seu estilo de vida, gostos alimentares e objetivos de saúde.
O que funciona para uma pessoa não funciona para outra. A melhor dieta para você é aquela que consegue seguir sem desistir.
Lembre-se do último parágrafo da explicação da dieta mediterrânea. Para ter saúde é preciso uma vida saudável… Não é só a alimentação.
Qual é a sua experiência com a dieta low carb?
Marci says
Muito bom artigo. Não sabia que a dieta tinha mais de 150 anos! Eu fiz LCHF e perdi 14 quilos. Para mim esta dieta foi muito importante. Foi o primeiro passo na minha reeducação alimentar e agora não tenho medo de comer ovos e gorduras saudáveis. Pela primeira vez na vida consegui comer menos sem passar fome. Depois de começar a minha dieta o meu marido e o meu filho também perderam peso e principalmente barriga. Mudou a minha vida e a vida da minha família. Recomendo a todos!
Pieter says
Oi Marci, parabéns pelos resultados! Pois é, o medo das gorduras leva ao consumo exagerado de carboidratos e isso cria um ciclo vicioso que aumenta o apetite por mais e mais carboidratos. Uma alimentação saudável com alimentos não industrializados e com carboidratos baixos ou moderados regula o apetite e torna o emagrecimento mais fácil.
Mcdoli says
Desesperada aqui. Há 4 meses na LCHF e perdi 10kg. Está muito lento. É desanimador perder 1kg por mês. O que estou fazendo de errado?
Pieter Christiaens says
Tenta baixar a ingestão de gorduras e aumentar um pouco a ingestão de proteínas. No início a perda de peso é acelerada e é normal diminuir com o tempo. Veja os artigos sobre como emagrecer e o cardápio para emagrecer.
geraldine denise kuss says
Quanto mais gordura se come melhor, para perder peso mesmo precisa comer 65-70% gorduras. Uma grama de proteina por kilo de peso corporal e muitas folhas! Pouquissimos carboidratos. Às vezes a pessoa come proteina demais que se torna glicose e ai aumenta insulina e o estagna. O ideal nao é perder peso rapidamente, ideal é perder devagar e sempre assim não fica flácido.
Maru says
Realmente bom é esclarecedor este artigo! Estou fazendo uma reeducação alimentar (cortei glúten, açúcar, soja e lactose) e ter estas informações ajuda muito…
Pieter Christiaens says
Oi Maru, fico feliz por achar o artigo útil. Depois volte para contar os seus resultados!
Maria Aparecida Marçal de Almeida says
Olá, bem interessante seu artigo. Eu já fiz a Dieta do Dr. Atkins em 1988 e perdi peso e meu marido também, porém naquela época a dieta restringia demais as frutas, verduras e legumes. Assim, passamos a comer muitos ovos, bacons e carnes, perdemos peso sim mas depois engordamos, apesar de nunca sermos obesos, e ficou muito enjoativa. Hoje sou nutricionista e professora de yoga e passei a ter um visão de alimentação bem diferenciada da nutrição convencional. Fiquei meio perdida no inicio de meus trabalhos, pois não concordava com a quantidade de carboidratos que a OMS (Organização Mundial da Saúde) através da pirâmide alimentar recomendava para todos os indivíduos. A medicina ayurveda não vê essa ou aquela dieta, mas sim, o indivíduo que é dividido em três biótipos e cada um tem um metabolismo diferente. Assim tem pessoas que tem enzimas ótimas para digerir proteínas, outros para digerir gorduras e outros ainda para digerir carboidratos. Assim devemos analisar as necessidades de cada indivíduo e seu estilo de vida, é bem o que a ciência está procurando trabalhar hoje. Gostei de seu artigo pois não induz as pessoas a seguirem dietas determinadas, mas explica vários tipos para que elas entendam suas diferenças.
Ana Cristina Teixeira Santos says
Isso aparecida, sou nutricionista também e percebo que as pessoas querem entrar em um site e seguir aquilo como se fosse a máxima verdade… Cada pessoa tem uma necessidade, um hábito alimentar, um estilo de vida. Todos esses itens são contemplados quando se fala de prescrição nutricional.
Geraldine Kuss says
Estou fazendo a dieta LCHF e já perdi 7 cm na cintura e quatro kilos em duas semanas. Comprei o medidor de ketones e estou em ketosis leve. Estou adorando emagrecer sem passar fome e comendo comida gostsosa!
Pieter says
Oi Geraldine, que medidor é esse?
Geraldine Kuss says
Pieter, e o mesmo que os diabéticos usam para medir glicose, só que as fitas que usa são roxas para medir ketosis. Comprei online na Farmácia Doce Vida.
Pieter says
Obrigado pela informação 🙂
Naiara says
Será que alguém poderia me informar alguns exemplos de alimentos da dieta LCHF ou alguém tem um exemplo de dieta para me mandar? Muito obrigada!
Pieter says
No quarto parágrafo está um link para o cardápio.
Esme says
Olá amigo. Obrigada pelo email. Já faço paleo há 30 dias… Pela saúde e também para eliminar peso. Mas não estou conseguindo. Minha altura é 1,60 e peso 90 kg. Talvez não saiba as porções entende. Poderia me ajudar? Estou fazendo assim. Janto às 20 ou 21 horas. Pela manhã tomo 1 xicara de café puro amargo com 1 colher de óleo de coco. Às 14 horas almoço 1 proteína, salada, verdura, 1 legume, sal, azeite, limão. Só volto a comer novamente às 21 horas. Não sei onde está o erro. Há, também após o café como 2 castanhas do Pará com Lugol e uma capsula de vitamina D.
Preciso de ajuda para porções, tudo certinho entende… Será que poderia me ajudar? Qual das paleo seria melhor no momento para mim? Obrigada.
Pieter says
Oi Esme. As porções na dieta low carb são normais: 100 a 150 gramas de carne ou peixe com vegetais à descrição. A fruta em moderação. O seu caso é mais complicado porque vejo que está a tomar suplementos para o tratamento do hipotireoidismo. No caso dos problemas de tireoide é muito importante remover completamente o glúten e todos os outros grãos. Para o hipotireoidismo a melhor dieta é a paleo que tem com carboidratos moderados de frutas e vegetais. Não faça uma dieta cetogênica e muito low carb, pois isso pode diminuir a produção de hormônios da tireoide. Também não recomendo o jejum intermitente diário, pode fazer um café da manhã com 2 ovos e o café com óleo de coco. Recomendo tomar uma 2 a 5 gramas de ômega 3 e um complexo vitamina B, mas tudo isto faz pouco efeito se a dosagem dos hormônios não estiver correta.
Raquel says
Obrigada pelas dicas!
Pieter Christiaens says
De nada 🙂
Regina N. says
Olá Pieter. Fiz a dieta LCHF, como tenho hipotiroidismo, meu intestino prendeu demais e com isso fui obrigada a abandoná-la. Existe alguma solução, realmente eficaz, para resolver este problema?
Obrigada.
Pieter Christiaens says
Oi Regina. A dieta low carb funciona bem para hipotireoideanos, mas tudo depende como é aplicada. Há muitas formas de interpretar e seguir a dieta. Eu recomendo a variante paleo. Para o intestino preso eu recomendo comer 1 ou 2 kiwis uns 30 minutos antes do almoço e do jantar.
Geraldine Kuss says
Colocar uma colher de sopa de chia em água ou leite de coco, amêndoas e comer à noite solta o intestino. Linhaça também. Frutos não são muito low carb. Somente morangos, amoras, mirtilos, abacate. Eventualmente melão.
Pieter Christiaens says
Oi Geraldine. Os leites de coco e amêndoas são bastante calóricos. O de amêndoas contém muito açúcar. O kiwi tem muita fibra e funciona bem para os problemas intestinais.
Geraldine Kuss says
A gente não conta calorias fazendo a dieta ketogenica ou LCHF. A gente fica sem desejos e sem fome. Eu faço todos os leites das nozes naturais. SEM AÇÚCAR. Deixo as amêndoas de molho 2 horas + tritura e depois é só coar. Também com leite de coco, feito do coco maduro triturado e depois passar num pano. Jamais compraria leites industrializados. Agora estou com 9 cm menos na cintura e em ketosis optimal 2.6 e emagreci mais dois kilos.
Regina N. says
Obrigada! Vou fazer isso e depois comento.
Geraldine Kuss says
Esqueci de dizer que para fazer os leites de nozes obviamente tem que usar agua filtrada. Com 100 gramas de nozes faz mais ou menos 300 mls. Um copo grande. Pode se fazer leites também de sementes, deixar de molho 8 horas e adicionar água e triturar no liquidificador e coar. Girassol, pode ser germinado. Alpiste. Bom fazer green smoothies de couve com estes.
Geraldine Kuss says
Eu discordo que a Dieta Low Carb significa mais proteína. Tampouco significa que a pessoa vai perder peso com rapidez. No inicio todo mudo perde muita água. Eu estou seguindo a dieta LCHF há bastante tempo, meses. Só agora que entrei em “Ketosis” e estou medindo isto cada duas semanas. Me sinto maravilhosamente bem. Passei pelo fase de “Gripe Ketogenica”, sobrevivi e agora tenho mais energia, adoro cozinhar. Como chia (pudim, pão) para soltar intestino, semente de linhaça em pães. As receitas são uma delicia e muitas verduras e folhas. Verdadeiramente para quem gosta de comer bem é uma maravilha! Como uma grama de proteína para cada kilo de peso. Peso 60 quilos. Como +/- 60 a 100 gramas de proteína por dia, 120-150 gramas de gorduras e 6 a 20 gramas de verdes. 100 gramas de proteína não pode ser considerado muito!
Pieter Christiaens says
Oi Geraldine, muita ou pouca proteína depende do ponto de vista de cada um. Há muita gente que come pouca proteína e vai achar 100 gramas muito.
Geraldine Kuss says
Concordo com você. De qualquer forma a proteína deve ser o necessário para não perder massa muscular. Veja bem, menos que 50 gramas por dia (no meu caso, pesando 63kgs) não seria muito bom. Não fico pesando a proteína para cada refeição. Como agora estou em ketosis optimal, tenho muito pouca fome, varia entre 50 a 100 gramas. Fica muito difícil comer mais do que duas refeições por dia, devido à falta de fome. A gordura sacia muito. Abacates e mais abacates!
Cláudia Oliveira da Silva says
Oi! Boa noite! Estou querendo fazer a dieta sugerida por você e gostaria de saber se posso colocar a caseína no lugar do whey protein. Obrigada, Cláudia.
Pieter Christiaens says
Oi Cláudia, depende dos objetivos. Normalmente uma dieta low carb ou paleo recomenda a utilização de alimentos pouco processados. A whey ou caseína podem ser úteis quando para um lanche, mas não são necessários.
Cláudia Oliveira da Silva says
Oi, Pieter. Então, o meu objetivo é emagrecer 6 kg e no seu cardápio semanal onde tem a sugestão de quinta-feira por exemplo que consta batida de coco, mirtilos e proteína whey. Nesse caso do whey, se posso colocar a caseína (porque tenho esse produto em casa). Obrigada pela atenção.
Pieter Christiaens says
Pode sim, mas há quem tenha problemas com a caseína!
Cláudia Oliveira da Silva says
Muito obrigada! Vou fazê-la e conto aqui para todos!
Nadia says
É possível estagnar no processo de dieta cetogênica?
Pieter Christiaens says
Sim. A dieta cetogênica contínua não faz bem à flora intestinal. A dieta metabólica combina a cetogênica com um dia com muitos carboidratos e pouca proteína e gordura. Assim é possível uma perda de peso continuada e mais saudável.
Geraldine Kuss says
Em vez de comer iogurte grego comercial (baixos carbs) para melhorar a flora e fauna dos intestinos pode se comer chucrute, ou Kefir que pode ser achado no Facebook. Os dois, especialmente feitos em casa, são probióticos e ótimos para a digestão.
Cristiano says
Pieter, tudo certo cara? Faço um tipo de alimenração há pouco tempo e não classifico precisamente. Tenho 69kg, 1.69m e 29 anos. Musculação 5x na semana e aeróbico em jejum 3x na semana com média de 5 km por dia. Geralmente minha ingestão de macros tem estado assim: 80g gorduras, 100g carbo e 185g proteínas. Tenho ingerido bastantes vegetais também. Mas ainda sinto fome várias vezes durante o dia. Pretendo adquirir um pouco mais de massa e já treino há anos. Reduzir um pouco o percentual de gordura também é um objetivo. Dito tudo isso, o que acha dos números que mostrei e que dica daria em relação à quantidades?
Pieter Christiaens says
Ganhar massa e perder gordura ao mesmo tempo é difícil. É preciso escolher um objetivo e correr atrás. As quantidades não sei, você precisa fazer os cálculos.
Rubia Pereira Pinto says
Tenho hipotiroidismo controlado, qual a melhor dieta a seguir?
Pieter Christiaens says
A dieta paleo é a mais adequada para pacientes com hipotireoidismo.
Bruno says
Manter a dieta cetogênica por longo período causa a diminuição da testosterona. Mas quanto seria esse longo período em dias, semanas ou meses?
Pieter Christiaens says
Oi Bruno, isso depende de cada um. A única forma de ter a certeza é fazendo um exame antes e depois da dieta. O mais fácil é ver pela força física, qualidade do sono, libido e desempenho sexual. Também depende de cada um, conheço pessoas que seguem uma dieta cetogência e isso não lhes afeta.
Vania Paulino says
Olá. Gostaria de saber qual melhor cardápio a seguir.
Daniel says
Prezado Pieter, acredito haver um erro no artigo. Onde está escrito “…A ciência também comprova que uma dieta low carb tem vários benefícios: ajuda a emagrecer, baixa os triglicerídeos, baixa o colesterol HDL…”, não seria baixa o colesterol LDL?
Pieter Christiaens says
Obrigado Daniel, já modifiquei!
Gitana Pimenta says
Olá, estou bastante interessada em iniciar essa dieta low carb. Preciso emagrecer urgente cerca de 20 kg, gostaria de saber se o consumo de coco (a massa) é permitida. Faço o óleo, o leite de coco e adoro comer coco. Obrigada.
Geraldine D. Zimbler Kuss says
Pode em moderação, igual a qualquer outra noz. Calorias contam. Se voce comer muito, vai engordar. Uma punhada chega.
Vitoria says
Muito bom as informações, adorei. Obrigado.
Jannice says
Oi, boa noite. Eu iniciei essa dieta low carb, mas estou consumindo 75g de carboidrato por dia. Tem como ter resultados no meu caso? Quero emagrecer.
Pieter Christiaens says
Sim, mas depende da ingestão calórica.
Evandro Ricardo A. Pinheiro says
Oi! Boa noite! Estou querendo fazer a dieta sugerida por você, qual seria a dieta certa para perder peso rápido? Aguardo a resposta. Obrigado!
Juliana says
Olá Pieter! Tenho 3 dúvidas a esclarecer:
1. Em algum dos seus artigos você diz que durante o Jejum intermitente pode-se tomar suco verde pela manhã. Então o suco verde não quebra o jejum?
2. Você também diz que quebra o jejum com omelete, salada e água de coco. A água de coco não tem muito carbo? Ela é indicada neste tipo de dieta?
3. Sobre os exercícios HIIT para perder a barriga, posso escolher um dos 3 treinos ou devo conciliar os 3?
Pieter Christiaens says
Um suco verde ou de outro tipo vai cortar o jejum. A água de coco tem alguns carboidratos, mas não tem problema para mim. Tudo depende do objetivo, quem quer emagrecer deve mimizar a ingestão de carboidratos e regra geral recomendo eliminar todas as calorias líquidas. É mais saciante comer carboidratos do que beber. Eu recomendo o HIIT 1 a 3x por semana ou menos quando combinado com musculação.
Joyce says
A dieta low carb é a única que funcionou comigo! Estou com dificuldade de emagrecer 10kg à 3 ou 4 anos. Li muito, tentei várias dietas, treino pesado musculação 3 vezes por semana e não reduzia medidas. Mas, a low carb, tirou meu edema e me fez perder quase 2kg em 2 dias. Seguirei até o meu objetivo ser alcançado. Talvez seja uma mudança de estilo de vida para fim de farináceos e putros carboidratos que me causam danos e aumento de peso. Estou emagrecendo sem remédios, sem fome e com alimentos de qualidade.
Adriana Brito Costa says
Olá. Tenho 1,70 m de altura e 67 kg. Estou feliz com meu peso, já que eu era muito magra, mas adquiri gordura abdominal. Não é muita, mas passei de 72 de cintura para 79 cm. Gostaria de saber qual seria a melhor dieta para mim, visto que eu gostaria de perder apenas essa gordura abdominal.
Pieter Christiaens says
Qualquer das dietas funciona, mas há vários detalhes que devem estar acertados. O principal é um défice calórico e uma alimentação com os nutrientes que otimizam os hormônios para permitir a queima da gordura abdominal enquanto mantém a massa muscular que tem. Para mais informação sobre a dieta e os exercícios para eliminar a gordura abdominal comece por ler o artigo sobre como perder a barriga.
Marcelo Araújo says
O que você diz/pensa a respeito do feijão e do leite, como carbo e proteína respectivamente, em relação a uma dieta de JI?
Dani Orth says
Bom dia Pieter! Adorei sua matéria, achei super explicativa e de fácil entendimento. Faço a low carb normal à 6 meses, perdi 15kg (de 96kg fui para 81kg e a minha meta é 75kg). Me encontrei neste plano alimentar e sigo nele, para mim não é uma simples dieta, que farei por alguns meses, quero manter para minha vida. Faço academia, 2x na semana e treino vôlei 3x. Acredito que isso me ajude bastante em firmar e tonificar os músculos. Obrigada pelas informações novas que obtive aqui, sempre é bom aprender mais. Acompanharei seu blog sempre. Um abraço!
Pieter Christiaens says
Oi Dani, parabéns pelos resultados e pela persistência! É chamada de dieta, mas um nome melhor seria reeducação alimentar. Manter os novos hábitos é essencial para manter o peso ideal e ter uma saúde forte e uma vida longa.
Jacimar Silva says
Muito interessante as definições de varias vertentes da dieta low carb. Me identifiquei muito com a Atkins. Muito obrigado pelo excelente post.
Amanda says
Olá! Existe uma quantidade limite para as gorduras consumidas nessa dieta? Tipo: tantas gramas de tal queijo, tantos ml de azeite, etc… Ou não tem quantidade certa?
Pieter Christiaens says
A quantidade depende dos seus objetivos, do seu metabolismo e níveis de atividade. Se quiser emagrecer então precisa de um défice calórico. Queijos, óleos e outras gorduras têm uma densidade calórica elevada e a quantidade deve ser moderada para continuar a emagrecer.
Crica says
Muito obrigada pela generosidade das informações 🙂
Vanessa says
Estou estudando bastante sobre as formas de vida low carb e paleo, e esse site está me auxiliando a solucionar as dúvidas. Infelizmente estou com uma grande dificuldade em encontrar profissionais da área de nutrição que aceitem me orientar quanto a este tipo de alimentação. Todos querem que eu coma de 3h em 3h. Gente eu engordei 50kg comendo de 3h em 3h. Não é para mim. Há apenas alguns dias iniciei o jejum intermitente, cortei carboidratos ruins, estou comendo proteínas grelhadas e assadas, bastante folhas verdes e algumas verduras. Não tenho fome e minha barriga já desinchou muito. Estou adorando.
Alberto says
Pieter Christiaens, parabéns pela excelente abordagem. Qual seria a dieta low carb mais adequada para quem não tem a vesícula biliar? Ou tanto faz? Obrigado.
Joscilene Cristine says
Oi, bom dia. Comecei a fazer a dieta low carb e acho que estou me saindo bem. Em três meses já eliminei 15 kilos. Como ainda quero perder mais vou fazer jejum intermitente, o que acha? Duas vezes por semana irá me ajudar? Não faco musculação, mas faço pilates (2x por semana), ballet fitness e aula de dança. Será que vou ficar com flacidez? Leio e relio seus post, pois cada dia tento aprender mais.
Pieter Christiaens says
Oi Joscilene, parabéns pelos resultados. Continue o que está a fazer, está no caminho certo. 1 ou 2 jejuns por semana vão ajudar, mas guarde a técnica para quando a perda de peso estabilizar.
Nayara says
Olá, boa noite. Eu estou com doença autoimune (não gosto de falar que tenho) que é a síndrome do intestino irritável. Preciso fazer algumas mudanças na alimentação, pois além disso tenho alergia a canela e intolerância à lactose. Tenho que diminuir drásticamente (ou cortar mesmo) o açúcar. Fiz cirurgia para correção de refluxo e segundo o médico fiquei com o metabolismo bem lento… Enfim, já procurei vários nutricionistas e até um nutrólogo, mas eles só sabem me dar dietas prontas, que é só imprimir, e não levam em conta as restrições que tenho. Queria muito uma ajuda, pois estou totalmente perdida, sem saber o que fazer, o que seguir e como fazer. Vocês poderiam me ajudar? Preciso muito perder peso e melhorar minha saúde. O que vai me ajudar a sentir menos dor também, por causa da espondilite anquilosante e fibromialgia. Por favor, me ajudem…