Existem dezenas de dietas para emagrecer que funcionam. As dietas da moda funcionam. As dietas milagrosas funcionam. Mas elas não funcionam com você.
Provavelmente você já tentou seguir várias dietas sem sucesso. Você precisa de uma abordagem diferente para tratar a obesidade com sucesso.
A melhor forma de começar a tratar a obesidade é fazendo pequenas mudanças no estilo de vida. Isto inclui mudanças na alimentação – a chamada dieta – mas também inclui o exercício físico, o descanso e a gestão do estresse. É muita coisa, mas vamos fazer tudo passo a passo.
Como Ter Sucesso na Luta Contra a Obesidade
Nesse artigo vamos falar das dietas para tratar a obesidade. Sem uma alimentação saudável é impossível tratar a obesidade. Só a alimentação chega para tratar o problema. O exercício físico e a gestão de estresse são fatores importantes para você conseguir cumprir as mudanças na alimentação.
O estresse faz você comer mais. Eliminar o estresse ajuda você a seguir uma dieta.
O cansaço faz você comer mais. Dormir o suficiente permite ter energia mental e física para cumprir uma dieta.
A falta de exercício físico faz você se sentir pior e você acabar por comer para se sentir bem. Fazer exercício físico melhora a circulação e regulariza os hormônios para você ter a mentalidade saudável para seguir na sua luta contra a obesidade.
Mudar o estilo de vida – a reeducação alimentar – só é possível com um ecossistema que suporta e incentiva as mudanças positivas.
Este artigo faz parte da série sobre obesidade. Para tirar partido desta informação comece por entender as causas da obesidade. Entender a obesidade é o primeiro passo para vencer o problema. A falta de informação é a “causa por detrás das causas”.
Os principais fatores que levam a obesidade incluem: o consumo excessivo de carboidratos, falta de atividade física, consumo de alimentos industrializados e de calorias líquidas, a compulsão alimentar, o estresse e a depressão, remédios e produtos farmacêuticos e problemas hormonais como a menopausa ou a falta de testosterona.
Um plano de combate à obesidade eficaz faz os obesos entenderem o porquê da sua situação atual, oferecendo estratégias simples e sólidas para ultrapassar este problema.
Dietas para Vencer a Obesidade
Aqui está uma breve lista de algumas dietas saudáveis que ajudam a emagrecer. Estas dietas já foram testadas durante muitos anos e são consideradas escolhas razoáveis no mundo da boa forma e do emagrecimento.
O que você deve fazer é aprofundar os seus conhecimentos sobre as dietas que lhe interessam e testar até conseguir resultados.
- Redução Calórica Simples – Ingerir menos calorias do que consome faz emagrecer. A redução calórica pode ser feita de várias formas. Pode contar calorias e comer lixo e você vai acabar por desistir. Ou pode seguir as dicas para emagrecer mais importantes, como evitar alimentos processados, bebidas açucaradas e óleos vegetais. Eliminar bebidas açucaradas é um ótimo começo. Pode ser tudo o que você precisa para começar a emagrecer. O consumo de alimentos saudáveis e a contagem de calorias é uma forma funcional e contabilizada para emagrecer.
- Dietas Low Carb – Também conhecidas como a dieta da proteína, dieta do carboidrato. As mais famosas são a dieta paleolítica e dieta de Atkins. A dieta paleo está na moda e os seus princípios são muito sólidos. É uma dieta rica em proteínas e gorduras, mas baixa em carboidratos. Eu sigo e aconselho você a seguir vários princípios desta dieta aqui no blog. Os principais são evitar os alimentos industrializados, óleos vegetais e o açúcar.
- Dieta do Jejum Intermitente – Saltar o café da manha e os lanches é uma boa forma de aplicar a restrição calórica e desintoxicar o corpo.
- Dieta Dukan – A dieta do médico francês muito famosa no Brasil.
- Dieta da Zona – Esta dieta desenvolvida pelo Dr. Barry Sears ajuda a emagrecer com a diminuição dos carboidratos e através de uma escolha de alimentos mais saudáveis.
Estas e dezenas de outras dietas foram testadas por milhares de pessoas com bons resultados. Estes métodos funcionam e você deve experimentar até encontrar um que combina melhor com você. Pesquise mais sobre as dietas que achar mais interessantes.
Erros a Evitar na Luta Contra a Obesidade
Todas estas dietas têm alguns fatores em comum: escolher alimentos menos industrializados e diminuir a ingestão calórica.
Existe uma grande escolha de dietas para emagrecer. Estes são alguns fatores a ter em conta quando você escolher uma para tratar o seu problema de peso:
- Evitar dietas demasiado restritivas. Quando você parar a dieta vai ganhar peso novamente. Depois de uma dieta restritiva o organismo vai tentar compensar o período de déficit calórico e é provável você ganhar todo o peso de volta em menos tempo que o perdeu. Outro problema das dietas muito restritivas é a perda de massa magra. Mesmo perdendo peso neste tipo de dieta você não vai ficar com uma composição corporal atraente – fica com um corpo skinny fat. Magro mas flácido. Não é o corpo que queremos e não é saudável. É recomendado fazer 2 a 3 sessões de musculação semanais para reter e aumentar a massa muscular.
- Evitar dietas da moda. Uma dieta da moda envolve práticas que fazem pouco sentido. Dietas como a dieta da sopa, dieta da USP, dieta dos dois dias, etc. As piores são as dietas que restringem muito as proteínas ou as gorduras.
- Pense um estilo de vida mais saudável com mudanças sustentáveis. Uma dieta de sucesso deve ter uma transição fácil para um programa de manutenção de peso quando você chegar o peso ideal. A dieta low carb ou a dieta da proteína procura ensinar a comer melhor. Quando você acabar de perder peso fica com um bom conhecimento sobre alimentação saudável e o efeito dos alimentos no seu estado emocional e físico. Assim é mais fácil manter o peso. Você fica mais inteligente nessa área de conhecimento. Dietas como a dieta da USP, ou mesmo a dieta detox sem um conhecimento mais profundo não ensinam uma reeducação alimentar que permite um emagrecimento de sucesso, muito menos permanente.
- Alimentos de alta densidade nutricional. Uma dieta saudável é baseada em alimentos nutritivos e não processados. Frutas, vegetais, carne, peixe, marisco, nozes, etc. Estes alimentos não são processados e estão recheados de nutrientes que o seu corpo realmente precisa. Comer alguns alimentos processados é normal, mas nesse caso deve ter atenção redobrada à ingestão calórica. Uma dieta baseada em alimentos industrializados tem poucos nutrientes e leva a um descontrolo do apetite que mantém ou piora a obesidade. Os alimentos com nutrientes nutrem o corpo e saciam o apetite, sem essa base você nunca vai ter sucesso.
Comece a Tratar a Obesidade com um Cardápio Saudável
Comece já a tratar a sua obesidade. Veja o cardápio para emagrecer baseado na dieta paleo. Tem uma semana de refeições de alta densidade nutricional baseadas nos princípios da dieta low carb high fat.
Este cardápio emagrece e ajuda a manter o apetite saciado. Para entender os princípios detrás do cardápio veja os artigos Como Emagrecer e Dieta para Emagrecer (os links estão no artigo do cardápio).
Mercia Rodrigues says
Gostei muito desta matéria, tirou duvidas minhas… Mas eu gostaria de saber mais dieta para quem trabalha à noite sentada além de mais durmo mal. Faço caminhada só, 30 minutos por dia. Faço caminho do trabalho caminhando. Em um ano quando parei de fumar emgordei 20 kg, preciso de ajuda. Obrigado.
Pieter says
É a mesma dieta! Não é preciso complicar! Just do it!
Angela says
Adorei, me incentivou muito. Parece ser fácil e menos doloroso para conseguir emagrecer.
Ana Isabela says
Gostei muito dessa matéria, porém na parte onde lê-se cardápio para emagrecer (em azul) em seguida escrito baseado na dieta paleo então tem: café da manhã na terça feira, ovos com bacon. Ai pergunto: quem não gosta de bacon de formal alguma, pode substituir por outra coisa? O quê por exemplo? Obrigada!!
Pieter says
Pode meter presunto!
Tati says
Gostei muito da matéria, vou começar minha reeducação alimentar!
Pieter says
Força Tati!
Kelly Fabiana Ilheo says
Quero emagrecer mas é dificil. Quando penso vem aquela fome ai acabo comendo demais. O que eu faço?
Pieter says
Bebe 500ml de água. Se ficar com fome outra vez bebe um café americano. A cafeína ajuda a diminuir o apetite. Se quiser comer mesmo, come 1 maçã.
Clarice says
Tenho 1,70m de altura e 75 quilos. Qual será o peso ideal para minha altura? Gosto do meu corpo mas é a barriga que me incomoda, o que que eu faço?
Pieter says
Não há um peso ideal, mas 75kg é demais. Para perder gordura basta ver os artigos já publicados. Comece com o Como Emagrecer.
Nivalda Oliveira says
Gostaria que vocês manda-se tudo paço a paço por favor, tenho dificuldade de interpretar a dieta.
Pieter says
Tem dezenas de artigos no site. É só clicar!
Sophia Munhoz says
Gostei de ler essa matéria. Mas ainda acho que não consigo… Não muito inspiradora… Eu sei que devo mudar os meus hábitos, praticar esportes… Mas não é fácil para alguém com 27 anos, 1,59 e 115kg e que come compulsivamente. Não sei se alguém vai me entender por aqui, a grande maioria diz que é preguiça, frescura. Mas gente, não é bem assim! Desconto todas as minhas frustações comendo, comendo muito. Porque no momento é a única coisa que me dá prazer.
Pieter says
Cara Sophia, todos os dias e todas as horas fazemos escolhas. Dormir mais 15 minutos, beber mais um refrigerante, comer mais macarrão, ficar no sofá… As horas passam, os dias passam. Depois meses e anos. Um dia vamos morrer.
Todas as pessoas que venceram a obesidade chegaram a um ponto fundo e decidiram mudar de vida. Um divórcio, uma doença grave, coisas difíceis. Você pode esperar que a sua vida piore, que a sua saúde piore (com certeza vai piorar!) ou pode começar a fazer alguma coisa hoje. As pessoas que mudam de mentalidade e depois mudam de vida.
Todos os dias podemos fazer boas escolhas. Levantar cedo, beber mais água, fazer receitas saborosas e nutritivas, fazer um suco verde, fazer uma caminhada, ser um bom exemplo.
Os psicólogos e psiquiatras falam de compulsão alimentar, depressão e muitas outras coisas. Eles perscrevem antidepressivos e qualquer coisinha para apaziguar a mente. Poucas vezes funciona.
Escolha viver sem esse prazer durante um mês. Veja o que acontece.
Regina Lúcia Martins says
Parabéns pelo seu trabalho! Olha, eu conheci a dieta paleo, low carb e Atkins. Mas a verdade é que comecei a ingerir boas gorduras, mas não abri mão dos carbos. Resultado! Engordei ao invés de emagrecer. Agora o momento que mais controlei minha fome e compulsão foi fazendo JI e dieta cetogênica. Eu tenho 125 kg e 1,72. O que você me indicaria?
Pieter says
A tendência normal é perder 20 quilos nos primeiros três meses com uma dieta paleo bem aplicada. Isso é possível se não tiver problemas metabólicos como a diabetes ou outro problema hormonal. Deve olhar para os detalhes da dieta paleo e eliminar os carboidratos refinados e outros alimentos processados.
Catarina Ferreira says
Obrigada pelas dicas, são realmente muito boas. Iniciei a dieta low carb à 3 semanas e já perdi 4 kg, estou muito contente e motivada. As refeições são muito boas e satisfazem o apetite. Obrigada.
Pieter Christiaens says
Oi Catarina! Continue assim e continue a apreender mais! Parabéns!
Levy says
Olá, meu nome é Levy. Tenho 30 anos e atualmente estou pesando 99kg. Não prático esporte nenhum. Sinto meu calcanhar doendo e às vezes dores nas costas. Passo o dia todo sentado concertando smartfones e ultimamente estou sentido meu peito apertado e dificuldade para respirar. Não sei o que fazer. Fico grato se alguém poder me motivar.
Pieter Christiaens says
Oi Levy. A motivação vêm quando você atingir os seus primeiros resultados. Esqueça a motivação e se concentre na consistência. Nesse artigo vai encontrar um link para um artigo onde eu explico todos os passos para transformar o seu corpo e a sua saúde.
Normalmente as pessoas ganham motivação depois de um grande susto relacionado com problemas de saúde (diabetes, enfarte, AVC, etc)… Não seja um deles, eu garanto que você se vai arrepender. Imagine se tivesse começado a 1 de janeiro de 20017… Agora já teria 365 dias de resultados. Então comece hoje para a 1 de janeiro de 2019 ter os seus resultados.
As dores vão melhorar muito se você perder peso e melhorar a sua postura. Ficar sentado o dia todo é um problema, por isso é importante não piorar o problema com má postura (todos temos esses maus hábitos).
Antes de começar a fazer exercício comece a mudar a sua alimentação. Recomenda a dieta low carb ou dieta paleo. Veja também o guia de como emagrecer e o cardápio low carb.
Maria de Fátima says
Amei. Como muito pouco, mas engordo bastante. Evito massa e gordura. Não tem geito. Fiz uma cirurgia de mama e engordei bastante.
Vanessa says
Excelente conteúdo, me fez entender melhor sobre obesidade e que mais rápido não é o mais saudável pra mim.