As dietas de baixos carboidratos são benéficas para a saúde porque ajudam a curar os maiores problemas de saúde como a obesidade, diabetes, hipertensão e colesterol alto. Apesar disso, a dieta do carboidrato e a dieta da proteína não é para todos.
Há pessoas que não querem comer poucos carboidratos porque têm uma atividade física intensa. Outras pessoas já atingiram os seu peso ideal depois de uma dieta para emagrecer ou dieta detox. Outras pessoas têm um metabolismo rápido e necessitam de comer mais do que quem deseja emagrecer.
Quem faz musculação, exercício aeróbico ou muito exercício anaeróbico como sprints necessita de mais carboidratos. Os carboidratos aumentam a força e aceleram a recuperação, ajudando a ganhar massa muscular.
Dieta Sem Glúten e Sem Açúcar
Segundo os seguidores da dieta paleolítica e dieta de baixos carboidratos e mais gorduras, os dois piores alimentos são o açúcar e o trigo.
A maioria dos benefícios de saúde da dieta da proteína, dieta paleolítica e dieta baixa em carboidratos advêm de eliminação do açúcar e do trigo (juntamente com gorduras trans e óleos vegetais).
Uma dieta sem glúten e sem açúcar pode ser considerada uma dieta da proteína baseada na dieta paleolítica, com a adição de laticínios e carboidratos mais saudáveis.
O objetivo é focar em alimentos de qualidade… Escolher fontes de gordura saudável, alimentos com proteínas e principalmente carboidratos mais saudáveis.
Aqui estão os princípios da dieta saudável:
- Regra #1 – Evitar açúcares.
- Regra #2 – Evitar o trigo.
- Regra #3 – Evitar gorduras trans e óleos vegetais.
- Regra #4 – Não beber calorias (nada de refrigerantes ou sucos de fruta).
- Regra #5 – Consumir alimentos reais e não processados.
Que Alimentos Consumir?
É importante consumir alimentos reais que podem ser encontrados na natureza, e não alimentos industrializados e processados.
Como na dieta da proteína ou dieta paleo, você pode comer muita carne, peixe, ovos, frutas, laticínios, vegetais, nozes e sementes.
Nesta dieta pode adicionar os seguintes carboidratos saudáveis:
- Tubérculos: batata, batata doce, taro etc.
- Cereais sem glúten: arroz, aveia, quinoa, etc.
- Frutas: bananas, maçãs, laranjas, peras, bagas, etc.
- Vegetais: brócolis, couve flor, cenoura, etc.
As batatas são um alimento saudável, mas não fazem parte de uma dieta de baixos carboidratos e são uma má escolha para quem quer emagrecer. Apesar disso é um alimento nutritivo e que mata a fome que pode ser consumido por pessoas que não têm problemas de controlo de peso.
Carboidratos – Comer ou Não Comer?
Os carboidratos são um macronutriente muito controverso. Alguns especialistas dizem que são essenciais na dieta, que são essenciais para o cérebro e que metade da ingestão calórica deve ser proveniente de carboidratos. Outros olham para os carboidratos como veneno.
A verdade está algures no meio destes extremos e depende muito do contexto e da pessoa com quem falamos.
Quem sofre de obesidade, diabetes ou mostra sinais de doenças metabólicas ligadas à dieta moderna e industrializada vai dar-se melhor com uma dieta baixa em carboidratos e rica em gorduras saudáveis. As provas são claras que esta dieta é mais benéfica do que a dieta de baixa gordura e rica em carboidratos recomendada pela generalidade dos nutricionistas (aqui ficam alguns estudos: 1, 2, 3).
As pessoas saudáveis, ativas e sem problemas metabólicos não precisam de uma dieta de baixo carboidrato para perder peso.
Apesar de ser necessário remover todos os carboidratos para reverter problemas metabólicos associados à síndrome metabólica e obesidade, evitar os piores carboidratos pode ser suficiente para evitar a ocorrência destes problemas.
Carboidratos Saudáveis e Carboidratos Perigosos
Muitas populações à volta do mundo têm boa saúde quando ingerem carboidratos não processados. Alguns exemplos de populações saudáveis com dietas ricas em carboidratos são os habitantes de Okinawa no Japão e Kitava na Indonésia. Estas populações só começaram a ficar doentes quando introduziram carboidratos refinados na dieta.
Existem muitas populações na Ásia que comem muitos carboidratos e são saudáveis comparação com os brasileiros e portugueses.
Daí podemos deduzir que o problema não são os carboidratos, mas sim os carboidratos “maus” juntamente com todas as toxinas dentro dos maus alimentos de uma dieta moderna.
Para as pessoas saudáveis e ativas, não há grande razão para evitar os carboidratos mais saudáveis como a batata, fruta e os cereais sem glúten.
Para quem é saudável e quer manter a saúde basta fazer algum exercício físico e comer alimentos naturais. É simples!
Antonio Carlos de Almeida says
Bom dia! Todas as informações são de ótima qualidade e aproveitáveis para melhorar o nosso organismo. Eu tenho uma alimentação saudável e sem açúcar, em função da orientação da Saúde Ideal.
Antonio Carlos
Manhica says
Obrigado pela ajuda amigo!
Frieda Raitzik says
Olá, são muitos os comentários. Leio sempre. Obrigada, Frieda.
Junior says
Olá, eu não sou obeso, mas tenho uma barriga avantajada, existe algo que posso fazer para mudar isso. Obrigado.
Pieter says
Oi Junior. A estratégia para perder barriga é a mesma de perder gordura. É necessário um déficit calórico e assim vai perdendo barriga pouco a pouco. A gordura no abdômen e nas costas inferiores é a mais teimosa e a última a desaparecer. Se você tem a barriga inchada tente evitar totalmente os produtos com glúten e os produtos lácteos durante um ou dois meses. Quem tem intolerância ao glúten ou a derivados do leite pode ficar com a barriga inchada por causa disso. Depende de pessoa para pessoa por isso vale a pena fazer a experiência. Eu vou publicar alguns artigos sobre perder barriga e ficar com o abdômen definido.
Fernanda says
A aveia foi citada como um cereal sem glutem, mas a aveia tem glúten. Ou estou errada?
Pieter says
A aveia não contém glúten!
Noele Gomes says
Bom dia… Existe sim aveias com glutem…
Pieter Christiaens says
Aveia pura não contém glúten. Muitas aveias não são puras, pois são “contaminadas” com outros cereais que os agricultores cultivam. A contaminação acontece pela proximidade dos campos de cultivo, utilização das mesmas máquinas, armazenamento, etc. A aveia contém bastante avenina, que é a proteína mais presente no alimento e não glúten. Celíacos ou pessoas com sensibilidade ao glúten também podem ter problemas digestivos com a avenina.
Alda says
Perdi 3.500 kg em doze dias tirando o açúcar do meu dia a dia…. Porém toda manhã como meio pãozinho francês com maionese… Não é fácil, mas minha meta é perder 10kg… Está dando certo pra mim, podem tentar… Não janto, como uma fruta antes de dormir e almoço com arroz, feijão, proteína e alguns legumes!
Também tirei sucos e refrigerantes… Boa sorte!
André says
Olá, estou obeso e com pressão alta, gostaria de perder peso. Mas não sei por onde começar, e nem que tipo de alimentos consumir e nem que tipo de atividades físicas devo praticar! Alguém poderia me ajudar!?
Pieter says
Oi André. Você pode começar segundo as dicas deste artigo e diminuir a ingestão de açúcar e eliminar o glúten. Isso tem vários benefícios e é um método simples de seguir: eliminar pão, massa, macarrão, pizza e tudo o que contenha glúten/trigo. Eliminar todas as calorias líquidas e beber só água, café e chá (sem açúcar). Depois comece a entender as causas da obesidade e faça uma lista dos passos que você vai tomar. Você vai precisar de um plano alimentar que controla o apetite e diminui o desejo por carboidratos: isso é possível com a dieta low carb ou paleo. Toda a informação está no site e é gratuita. Boa sorte!
André says
Obrigado Pieter pela atenção, vou seguir sim o passo a passo da dieta. E quando der resultados volto a me comunicar neste site!
Gleicy says
Nao sou obesa, mas estou acima do peso com 76 quilos. Cortar totalmente o glúten e açúcar vai me ajudar na dieta?
Pieter Christiaens says
Vai.
Rogéria says
Tenho tireodite de Hashimoto, cortei o glúten. Vou perder peso?
Pieter Christiaens says
Depende de vários fatores. Eliminar o glúten e outros alimentos que causam a reação autoimune vai diminuir os sintomas da tireoidite de Hashimoto e desacelerar ou parar a destruição da tireoide.
Isabel says
Tenho falta de açúcar no sangue. Por vezes sinto me mal se estiver muitas horas sem comer. Será que posso fazer esta dieta? Obrigado pelos bons conselhos, por ajudar tantas pessoas e que Deus o proteja.
Nathalia de Maia says
Gostaria de saber quais as comidas sem açucar e não os comentários. Pucha.
José Quintas says
Nada simpático o comentário da Nathalia. Eu aprecio todos os artigos e aproveito os que me interessam. Obrigado e melhores cumprimentos.
Isabelle says
Olá. Com o que posso substituir o açúcar?