Hoje quero falar sobre como as mulheres podem fazer jejum intermitente sem causar problemas. Agora que jejuar está na moda, muitas mulheres querem emagrecer de forma agressiva seguindo as informações que ouviram em programas televisivos ou revistas.
A atriz Deborah Secco falou do seu jejum de 23 horas e a moda pegou. Ela teve bons resultados com o jejum e uma dieta paleo de carboidratos moderados.
Este tipo dieta não serve para todas as mulheres, especialmente quando não é feita da forma correta. O sintoma mais comum da aplicação errada desta técnica é a desregulação ou falta de menstruação. Este é um problema grave e deve ser evitado.
Um ciclo menstrual desregulado está relacionado com um estresse demasiado agressivo no organismo. Hoje vamos falar como evitar este problema e ter todos os benefícios do jejum.
O jejum é uma ótima forma de facilitar o processo de emagrecimento. Uma mulher habituada a tomar o café da manhã precisa de ter cuidado com as porções das outras refeições para manter um défice calórico e emagrecer. O jejum permite comer refeições de tamanho normal.
Nos meus acompanhamentos tenho notado que estes problemas aparecem quando estas mulheres querem fazer tudo ao mesmo tempo… O organismo fica sobrecarregado e não tem capacidade de recuperação.
Estas são as causas dos problemas:
- Défice calórico demasiado extremo. Fazer jejum durante 16 ou 18 horas em conjunto com um défice calórico extremo sobrecarrega o organismo.
- Baixar demasiado os carboidratos e as gorduras. Isso vai ter um efeito negativo na recuperação dos treinos e nos hormônios.
- Exercício físico em excesso. Muito cardio e demasiados treinos intensos durante um défice calórico é o que causa estes problemas.
Como Emagrecer com o Jejum
Aqui estão as dicas mais importante para aplicar corretamente a técnica do jejum:
- Dieta com um défice calórico moderado. Eu recomendo um défice calórico máximo de 500 calorias.
- Alimentação saudável com macronutrientes equilibrados. Veja o artigo sobre a reeducação alimentar para conferir se a sua alimentação é realmente saudável. Os carboidratos de alimentos completos não são o inimigo. Uma dieta low carb pode ter até 100 gramas de carboidratos por dia!
- Evite treinos e cardio em excesso. Não há necessidade de fazer cardio ou treinos todos os dias. Dois ou três treinos semanais bem feitos são o suficiente.
- Tome um café turbinado. Um café com manteiga e óleo MCT permite simular o jejum. Não consumir carboidratos ou proteínas evita a produção de insulina e mantém o organismo em modo de queima de gordura. Alternar o jejum com o café turbinado é uma boa estratégia.
Uma mulher que segue estes princípios não vai ter problemas com o jejum intermitente.
Tudo isto dá para resumir a uma regra: escute o seu corpo e não o leve ao extremo de forma crônica. Há dias para fazer jejum, dias para tomar um café da manhã ou um café turbinado… Não é necessário fazer todos os dias e não estresse o assunto!
Aprenda a integrar o jejum na sua rotina de uma forma fácil. Não complique a sua vida para ficar 16 horas sem comer. Com um café da manhã com 2 ovos você vai continuar a emagrecer. O objetivo deve ser simplificar a vida, não complicar!
Além disso chega fazer 4 horas de jejum pela manhã… Se ficar difícil tome um café ou um chá para enganar a fome.
Para mais informação veja os diferentes protocolos de jejum intermitente e não se esqueça que o tipo de alimentação é mais importante que a hora da alimentação. Antes de fazer jejeum é necessário ter uma dieta saudável… Se não tem a certeza o que comer então descarregue o cardápio abaixo.
Nádia says
Ola, meu nome é Nádia. Tenho 27 anos, 52kg e faço acompanhamento nutricional desde 2012 e exercícios regulares (musculação e hiit). Nesse período mudei minha composição corporal eliminando aproximadamente 10kg realizando reeducação alimentar. Com o tempo notei que mesmo comendo de 3 em 3 horas sentia fome, e mesmo fazendo Dieta Dukan também sentia fome. Notava que ao ingerir frutas 2 a 3 vezes por dia alterava meu peso na balança então passei a usar Victoza e só ela me tirava a fome.
Tenho déficit de todos os hormônios sexuais (como por exemplo a testosterona, progesterona, cortisol elevado). Portanto possuo dificuldade em ganhar massa magra, gostaria de saber se com o jejum intermitente irei ter sucesso em meu objetivo (músculos aparentes). Notei que tudo que como ao longo do dia (indicado por nutricionistas após exames de bioimpedância e com adipômetro) não “dá certo”, às vezes comendo menos vezes eu consiga chegar ao meu objetivo.
Pieter Christiaens says
Oi Nádia, antes de ganhar massa muscular é necessário normalizar os níveis hormonais. Sem isso fica muito difícil manter uma boa saúde e ganhar massa. Não sei qual é a sua alimentação, mas se tem fome de 3 em 3 horas é porque tem o apetite desregulado. Pode ser devido à fadiga adrenal, défice calórico durante longos periodos, excesso de exercício. Tudo isto leva a níveis de cortisol elevados e suprime a produção dos outros hormônios. Antes de fazer o jejum eu recomendo pesquisar sobre a dieta low carb high fat com carboidratos complexos no final do dia para regular o apetite, melhorar o sono e recuperar da fadiga adrenal.
Nádia says
Para normalizar os níveis hormonais devo procurar um ginecologista ou endocrinologista? Pois passei por um endócrino assim que os resultados dos meus exames ficaram prontos e perguntei se os hormônios sexuais estariam baixos devido a muitos anos de anticoncepcional ininterruptos (sem menstruação), ele simplesmente me respondeu que isso era especulação. Em relação ao excesso de exercícios realmente eu praticava caminhada, musculação, spinning e hiit ao longo da semana (inclusive aos sábados e domingos, sem descanso) e comecei a achar prejudicial, mas o que começou a me frustar é que por mais que eu treinava pesado não chegava aos 18% de gordura. Aliás, não saio dos 28% mesmo diminuindo minhas atividades físicas para HIIT. Li artigos sobre fadiga adrenal, o que me preocupou bastante, pois dos inúmeros sintomas eu apresento a maioria deles. Qual profissional devo procurar?
Pieter Christiaens says
Oi Nádia, nos próximos meses vou publicar um guia para tratar a fadiga adrenal com alimentos e suplementação. A sua dificuldade de emagrecer pode estar relacionada com muitos fatores. Depois de deixar o anti-concepcional pode demorar meses ou mesmo anos para normalizar a produção hormonal.
Dayse says
Verdade. Tomei anticoncepcional por 13 anos e levou 10 meses para regularizar meus hormônios.
Maria says
Olá Pieter. O que acha de OMAD (one meal a day). Gostava muito que fizesse um posto sobre isso… Obrigada!
Pieter Christiaens says
Oi Maria, esse assunto foi falado no artigo que explica os vários protocolos de jejum intermitente, é muito parecido à dieta do guerreiro.
Nadia says
Quantas vezes na semana é considerado ideal para mulheres realizarem o jejum? É um problema realizar todos os dias jejum? É aconselhável associar jejum com a dieta cetogênica?
Pieter Christiaens says
Fazer jejum todos os dias diminui a taxa metabólica e não é o melhor para emagrecer, fazer 2 a 4 jejuns por semana parece dar bons resultados. A dieta cetogênica é bastante pesada e deve ser seguida durante pouco tempo (máximo 2 semanas). Eu recomendo a dieta metabólica: dieta cetogênica durante 5 ou 6 dias e um dia com muitos carboidratos, pouca gordura e proteína.
Francine says
Oi Pieter… estou adorando todos os seus artigos. Tenho SOP (síndrome do ovário policístico) e por isso tenho resistência a insulina e também alto nível de triglicerídeos, vendo todos os benefícios do JI, conclui que será benéfico para minha saúde. Estou correta?
Pieter Christiaens says
Sim, o jejum tem grandes benefícios. O primeiro passo é começar com uma dieta low carb sem produtos industrializados e sem grãos. Eu recomendo uma dieta paleo com proteína moderada. Assim você aumenta a densidade nutricional da alimentação e diminui a ingestão calórica. Isso permite recuperar a sensibilidade à insulina e baixar os triglicedídeos.
Francine says
Obrigada Pieter, você é muito atencioso! Mais uma perguntinha… O limão pela manhã interrompe o JI?
Pieter Christiaens says
O suco de limão tem alguns carboidratos, mas tem vários benefícios: alcaliniza e é uma boa forma de começar o dia. O suco de meio limão não cria resposta insulínica e é um bom hábito matinal.
Branca says
Bom dia comecei há 7 dias com JI e dieta low carb. Já perdi 3,800kg, sendo que a balança parou no quarto dia. Estou fazendo 16/8 todos os dias, 1 fruta por dia (kiwi ou abacate), tudo sem açuçares, só salada e proteína. Faço 1 hora de caminhada intercalando com trotes. Não entendo por que parou, o que fazer?
Pieter Christiaens says
Sem uma análise completa não dá para dizer qual é a causa. A perda de peso normal fica entre 1/2 a 1 quilo por semana e a perda nem sempre é continua. O tempo que está a fazer dieta ainda é curto, vai precisar de mais tempo.
Kathia says
Branca, como você faz? Passo a passo?
Adriana Prado says
Boa noite! Estou na dieta low carb há dois meses, há um mês fazendo jejum de 16 hs todos os dias, é comum atraso no ciclo menstrual de 15 dias?
Rafaela says
Estou com o mesmo problema. ?
Andréia Bernardino says
Foi respondido lá em cima.
Bruna says
Eu também estou com esse problema e me encaixei em todas as 3 causas do post! No último mês fiz Jejum 16h em dias seguidos, restringi minha alimentação a low carb, fiz HIIT em dias seguidos. Minha menstruação ainda não veio, está atrasada há 6 dias, agora o jeito é aguardar, mas estou mais aliviada pelo medo da gravidez.
Thais Ribeiro says
Oi Pieter, primeiramente parabéns! Li alguns artigos e todos são bem esclarecedores. Vi em alguns lugares que o mais ideal para mulheres é fazer um jejum de 14 horas e não 16h. Qual você mais recomenda? Essas duas horas fazem muita diferença? Comecei essa semana a fazer o jejum de 14 horas para me acostumar, já que minha última refeição é as 17 horas e volto a comer às 7 horas, mas geralmente de manhã já acordo com fome (acordo muito cedo, lá pelas 05:30) e não sei se “aguento” fazer 5 vezes por semana o de 16 horas.
Pieter Christiaens says
Se for para emagrecer não é recomendado fazer jejum todos os dias e o mais importante é a qualidade dos alimentos e o balanço energético. A duração do jejum depende da tolerância de cada um e as mulheres têm menos benefícios e mais dificuldades a fazer jejuns mais longos.
Marcele says
Boa noite! Já estou acostumada a fazer a dieta low carbo e fiz o JI nesse último mês em alguns dias. Algumas vezes fiz em dias seguidos, porém foram poucos. As outras vezes que fiz intercalei um duas ou três vezes na semana alternadamente. Meu ciclo menstrual é muito regular e nunca atrasou. Porém à dois meses estou tentando engravidar. No mês passado menstruaei normalmente e esse mês estou com 7 dias de atraso, sendo que ontem, com 4 dias e 6 dias de atraso fiz teste de farmácia e deram negativo. Posso estar grávida ou o atraso pode ser resultado de um JI inadequado? Desde já obrigada!
Tatiana says
Oi Marcele, estou na mesma situação que você. Poderia me dizer se voltou ao normal, e se conseguiu engravidar?
Andrea says
Oi Pieter. Bom dia, achei seus comentarios muito esclarecedores e faço dieta low carb já há algum tempo. Emagreci 13 kg, mas minha duvida é, faço low carb durante 5 dias como alguns carbos no final de semana e volto com um jejum de 24 horas na segunda, tá correto? Outra coisa, faço uso de suplementação, pois meu treino é pesado: whey, BCAA e glutamina, isso pode interferir em algo?
Pieter Christiaens says
Oi Andrea, parece-me bem!
Maytenutri says
Bom dia Pieter, meu nome é Mayte tenho 21 anos e 1,60 de altura. Atualmente estou pesando 71 kg. A vida toda sempre fiz dietas qual “achavamos” ser a solução e comer de 3 em 3 horas e confesso que sempre vivi fracassada. Pois a cada ano que passa minha dificuldade em emagrecer aumenta drasticamente! Estudo nutrição, treino muito bem há 6 anos (tenho um percentual bem legal de massa), mas o metabolismo parece estar morrendo a cada dia! Conheci através de você a dieta low carb e Paleo + jejum há 1 mes e desde então estudei mais sobre o assunto e aderi a minha vida. Porém vejo que mesmo assim não consigo perder peso como a maioria das pessoas! Como até no máximo 25 gramas de net carbs por dia, treino (mas tenho um certo problema com HIIT de esteira, pois não consigo correr, tenho muitas dores na perna, tanto musculares como ósseas quando tento fazer HIIT) e não sei mais o que posso fazer para descobrir um meio de destravar esse peso! Gostaria que você pudesse me ajudar! Obrigada desde já, beijos.
Pieter Christiaens says
Há muitas formas de fazer a dieta low carb, paleo e o JI e sem uma consulta não dá para criar uma estratégia personalizada. Lembre-se que treino a mais pode ser contraprodutivo no emagrecimento, principalmente nas mulheres. Não entendi porque não pode correr, mas não é necessário correr para emagrecer. Um cardápio paleo com gorduras dos ovos e óleo de coco podem ajudar no caso de ter a produção hormonal travada. Como você estuda nutrição já tem uma ideia do que é importante: alimentos saudáveis, défice calórico e o mínimo de exercício físico possível para manter a massa muscular.
Maria Cristina says
Ei Pieter! Estou feliz de ter encontrado seu site. Excelente! Parabéns! Tomo café da manhã (2 ovos mexidos com espinafre, café com creme de leite e chia) às 6h30. Só vou almoçar às 14h. Quase oito horas. É considerado jejum? Se for, pode estar atrapalhando meu emagrecimento, uma vez que esta rotina é de segunda a sexta?
Pieter Christiaens says
Não, veja o artigo sobre jejum intermitente para entender.
Maria Cristina says
Ok. Obrigada!
Silmara says
Oi. Mim chamo Silmara. Poderia mim passa um cardápio para mim fazer uma dieta com resultados, mas também com saúde… Grata desde já.
Pieter Christiaens says
Oi Silmara, carregue aqui para pedir a sua dieta personalizada.
Joema Póvoa says
Bom dia Peter! Sou Joema, tenho 39 anos, 1,68m altura e peso 60kg. Faço exercícios regularmente (15-20′ HIT) e tenho uma boa alimentação. Faço meus treinos 6 vezes na semana às 5h30, em jejum. Estou satisfeita com meu corpo exceto com a gordura abdominal que não consigo eliminar. Gostaria que você me indicasse uma dieta e se posso fazer o JI para eliminar esta gordura. Quero perder a barriguinha e aumentar massa muscular (glúteos e pernas). Gratidão.
Jacqueline says
Olá tudo bem?! Preciso de uma ajuda. Exemplo comecei fazer dieta jejum intermitente 16/8 todos os dias. Não quero emagrecer. Quero secar e manter minha massa muscular (hipertrofia). Só que tô meio perdida. Exemplo: qual quantidade que devo comer de carboidratos nos dias que treino. E nos dias de descanso? O que exatamente posso comer no low carbo? Treino Crossfit. Tentei fazer em jejum e me senti super fraca. Tô meia perdida. Já li vários artigos uns falam que pode comer batata doce outros não pode. Se puder me ajudar serei grata. Também se tiver livros ou artigos que me oriente a ganhar massa muscular. Alguém já leu livro fique sarada?
Pieter Christiaens says
Essas perguntas foram respondidas no artigo com a Lista de Alimentos Ricos em Carboidratos, Dietas Low Carb e Ganhar 9 Kg de Massa Muscular.
Thais Ribeiro says
Olá, tudo bom? O que vocês indicam para não ficar com mal hálito (tirando escovar os dentes, é lógico). Quando fico muito tempo sem comer, parece que o hálito fica bem pior, porém mascar chicletes não é uma boa. Muito obrigada!
Letícia says
Quando você se refere a manteiga… Qual especificamente seria?
Ilda says
Pieter, boa tarde!!! Você pode tirar algumas duvidas sobre o jejum. Ex: se eu fizer assim me alimento às 11:00 da manhã até no máximo umas 19:00 da noite última refeição, ai só volto a me alimentar às 11:00 da manhã do dia seguinte (das 11:00 horas da manhã até às 19:00 horas da noite deu 8 horas de direito de se alimentar) dá 16 horas de jejum. Se eu fizer isso umas 4 vezes na semana, intercalando um dia sim um dia não e fazendo atividade fizica umas 4 vezes na semana, vou conseguir perder um a 2 quilos por semana? Lembrando que já deixei o pão integral de lado. E se você achar que é correto do jeito que eu te falei, tem problema eu tomar água batida com gengibre durante o periodo da manhã?
Pieter Christiaens says
Oi Ilda, todas essas perguntas já foram respondidas no artigo sobre jejum intermitente.
Ireide says
Prezado, adorei sua objetividade. Parabéns.
Ana Carolina says
Pieter, só para deixar mais claro. A maior parte dos comentários e recomendações falam apenas de treinos na parte da tarde ou após o almoço e última refeição a noite. Porém como treino as 6h30 por 3 vezes na semana e 2 vezes faço treino de caminhada e 2 dias descanso pensei na minha rotina assim: nos dias de treino pesado pensei em fazer o jejum ou será que seria melhor nos dias da caminhada o jejum? Nos dias sem jejum seria dieta paleo – 3 refeições normais no dia. Jejum poderia ser assim? Às 6h faria uma refeição de ovos feitos na manteiga ghee misturado com tomate e cebola mais alguns vegetais (tipo berinjela, cenoura, nabo, chuchu, pode ser) ou oemelte com atum mais um termogênico. Depois academia. Às 7h30-8h retornaria e tomaria um whey e creatina mais nozes ou amendoas e uma água de coco ou abacate. Ficaria até as 16h em jejum. 16h refeição com mais proteína (ovo ou frango ou atum) e queijo com vegetais. E pronto. Ficaria até o dia seguinte as 6h sem outra refeição. Será que essa seria uma boa opção? Ou tá tudo errado? Grata.
Pieter Christiaens says
Combinar a caminhada com o jejum é uma boa opção. Não é preciso complicar: salta um café da manhã ou uma janta e utiliza a noite para passar 8 horas fáceis sem comer.
Lucy says
Oi. O meu caso é o seguinte, tenho 1,78 de altura, 24 anos e até 2 meses atrás pesava 102 kg. Decidi dar um basta e fiz uma reeducação alimentar radical, decide tirar tudo que faz mal e que faziam-me engordar de uma só vez, pois, não tenho paciência para passo-a-passo. Os meus maiores vícios são ou eram os doces e os fritos. Nesses dois meses consegui emagrecer 10 kg, acrescentado que não pratico qualquer tipo de actividade física, pois detesto. Tenho notado que nos últimos dias não andei a perder nada, acho que “estagnei”. Qual a melhor solução para mim? Quero chegar aos 75 kg.
Pieter Christiaens says
Oi Lucy, parabéns pelo resultado. Pode haver várias razões para a balança não descer… Mas uns dias no mesmo peso é uma coisa completamente normal. Continue a fazer o que está a fazer com consistência.
Lucy says
Obrigada. Parabéns pelo blog. É o primeiro que eu realmente gostei.
Maria Cecilia says
Eu me chamo Cecilia. Tenho uma dúvida: em quanto durmo eu posso considerar essas horas como jejum? E quando acordar acrescentar mais algumas horas? Grata pela atenção.
Pieter Christiaens says
Sim e sim 🙂
Lara Mel says
Olá Pieter! Tenho 29 anos, 1,60 e 65kg. Tenho síndrome de Sjogren, fibromialgia e tendinite no ombro. Faço natação e hidroginástica, mas faz tempo que mantenho esse peso que está muito pra mim. Já fiz de tudo e nada funciona! Semana passada comecei o jejum intermitente de 16 horas, já emagreci um pouquinho, mas ando acordando com dor de cabeça, não sei se tem relação. Não estou tendo muito problema com o jejum pois nunca tenho fome pela manhã e durmo bastante devido a essas patologias. 2 perguntas: esse jejum de 16 horas é ok pra mim? Melhor fazer de 14 horas ou não fazer todo dia (de qualquer forma, fico no mínimo 12 horas em jejum fácil). Posso fazer musculação pra melhorar massa magra, ajudar a emagrecer e fortalecer minhas dores? Estou morrendo de dúvida se musculação melhora ou piora, muitos fisioterapeutas já falaram pra eu não fazer e educadores físicos dizem que é melhor fazer! Ah e de café da manhã tomo cappuccino (bem pouco leite, bem mais café) e pão de abóbora (com farinha de arroz) com manteiga! É muito carb, melhor trocar por ovo? Obrigada!
Pieter Christiaens says
Oi Lara. Eu recomendo a musculação 1 ou 2 vezes por semana. O importante é permitir que o corpo recupere e não exegerar na frequência do treino. O jejum é recomendado para muitas doenças autoimunes e se você se sente bem deve continuar. Lembre-se que o jejum é um estressor no corpo e não precisa ser feito todos os dias. Quanto à alimentação eu recomendo uma dieta autoimune. Os ovos não fazem parte de uma dieta autoimune, mas podem ser consumidos dependendo da reação. Já tentou fazer uma alimentação totalmente sem grãos (também sem arroz)?
Lara Mel says
Oi Pieter! Eu ouvi falar de dieta sem grãos, seria cortar todos os carboidratos não? Já não tomo leite, gluten só de fim de semana. Obrigada!
Pieter Christiaens says
Seria remover todos os grãos e alimentos que podem causar reação autoimune. Os carboidratos podem ser consumidos de frutas.
Dayanne says
Li muito hoje sobre a dieta JI. Me interessei bastante e pretendo começar em breve. Mais tenho uma dúvida, tenho 23 anos peso 88 kg e pretendo perder 20 kg; gostaria de começar o jejum? Mais pra emagrecer como começo? Fazendo o JI todos os dias ou não?
Pieter Christiaens says
Está tudo explicado no artigo do jejum interminente e sobre como emagrecer.
Marilia says
Olá, Pieter. Iniciei hoje o JI, mas já estava fazendo a reeducação alimentar e atividade física. Pretendo fazer o JI 2 vezes por semana 16/8 e mandar a reedução alimentar e atividade física. Será que consigo algum resultado sem fazer o low carb ?
Pieter Christiaens says
Depende do resultado que procura. Se for para aumentar a sensibilidade à insulina sim. Se for para emagrecer provavelmente não.
Maria Antonia says
Tenho 53 anos e já estou na menopausa. Estou fazendo 16-18 até vinte de Jesus todos os dias. Só como proteína. Poço tomar leite com café com adoçante?
Viviana says
Olá! Não consegui achar nenhum artigo falando um pouco mais sobre dieta autoimune, poderia me ajudar? Obrigada e parabéns pelo site!
Pieter Christiaens says
Oi Viviana, não tenho artigos sobre dietas automimunes.
Larissa says
O défice calórico de 500 calorias que você menciona leva em consideração qual limite de calorias?
Yara says
Gostei muito da matéria. Tenho 47 anos e já estou na menopausa. Gostaria de perder peso. Não faço nenhuma atividade fisica.Quantas vezes por semana devo fazer o JI e o que devo eliminar do meu cardápio?
Cleane says
Olá Peter, tudo bem? Tenho 48 anos (mulher) e há pouco soube do JI. Fiz 3x por uma semana e me sentia muito bem, até que comecei a ter mal estar devido ao meu hipertiroidismo. Faço uso de T3 e T4. A tireóide está controlada, tanto que tenho facilidade em ganhar peso. Bom, mas o fato é que quero voltar a fazer o JI, até já fiz ontem com janela de 14h. Me sinto bem. Mas o que quero saber é como posso conciliar o JI com a tiróide e pelo fato de ter uma alimentação composta por muito arroz branco com feijão e carne, que é meu prato favorito. Ah, malho pesado 3x por semana por 1 hora. O que você sugere que eu faça? Parabéns pelos seus resultados e pela explanação do assunto aqui.
Liliane says
Olha, posso tomar suco detox no jejum intermitente?
Raquel says
Quero até completar essa pergunta de Liliane: o suco detox que tomo é uma berigela, 1 limão, gengibre e couve, posso tomar no jejum intermitente?
Fabiana says
Olá! Gostaria de saber se fazendo jejum intermitente tenho perigo de engravidar, mesmo fazendo uso de anticoncecional oral. Grata pela a atenção.
Sonia Pael says
Sou adepta do suco verde, com legumes (beringela, cenoura), verde (couve), gengibre, laranja, limão, chia e gosto de tomá-lo de manhã. Posso usá-lo na “janela” da alimentação: de manhã, após o exercício físico e almoçar? (Arroz integral, legumes, verduras, carnes). Meu jejum fica sendo das 14 ou 16 até o dia seguinte em torno das 9 horas. Não faço questão do jantar. Já procurei um nutricionista para me orientar, mas todos daqui discordam dessa dieta. Obrigada pelas informações.
Vanessa says
Olá Pieter. Pra quem deseja começar o JI o ideal seria 2x por semana intercalados com dieta low carb? Existem “dias livres”?
Pieter Christiaens says
2x vezes por semana é uma boa opção.
Kátia Maria de Medeiros says
Oi Pieter, descobri seu blog hoje, muito bom. Parabéns. Já sigo 100% de alimentação gluten free e paleo 80% low carb, há mais de três anos. Infelizmente não consegui ainda reduzir meu peso como gostaria, preciso perder 11 kg. Há algum estudo sobre low carb e mulheres pós-menopausa que você conheça? Faço geralmente JI de 16-18 horas. Tem alguma dica pra mim?
Erica says
Bom dia. Estou amamentando e ele também mama mamadeira. Posso fazer jejum de 16 horas? Também tenho micropoliscisto no ovário.
TAMIRES says
Tomo meu anticoncepcional (Qlaira) diariamente às 07h, que está na janela do jejum. Há algum problema? Ou o recomendado é alterar o horário?
Sandra says
Olá Pieter, parabéns! Magnífico e muito prestativo, amei! Obrigada por todas as informações e dúvidas esclarecidas que tentarei colocar em prática. Em breve publicarei o meu resultado, grata.
Micheline Andrade says
Olá Pieter! Me chamo Micheline e tenho hipotiroidismo, gostaria de saber se é válido para mim o JI? Eu tenho 1,68 e estou com 74kg. Quero muito diminuir meu peso, faço exames periodicamente para acompanhar minhas taxas hormonais. Ficarei grata com sua resposta.
Pieter Christiaens says
Sim, mas deve ter atenção ao café. Veja bem os artigos e siga a dica de fazer só 1 ou 2 vezes por semana. A restrição calórica contínua podem baixar ainda mais os hormônios da tireoide.
Micheine Andrade says
Ou seja, eu preciso fazer um protocolo onde eu estabeleça o horário para o café da manhã? Posso começar pelo 16/8? Fazendo três vezes por semana, obterei resultados? Sinto que também retenho muito líquido, fico inchada. Obrigada por me responder.
Leeh says
Olá!!! Faço o tenho 18 anos com meus míseros, 1,54 de altura e na última vez que pesei, estava com 68 kg. Sei que é muito pra minha altura, então decidi iniciar o JI… Faço o de 16/8 todos os dias, será que estou fazendo correto? Ou será que esse protocolo é muito pouco pra eu emagrecer rápido? Obrigada.
Fabiana says
Oi Pieter. Tenho 40 anos e à 6 meses não consigo mudar meu peso. Ganhei 7 kg e faço spining 3x por semana e caminhadas nos fins de semana e feriados. Minha alimentação é balanceada, tenho refluxo (não tomo refrigerantes nem sucos, evito doces, não consumo carboidratos e agora já estou até evitando frutas) e fazendo os exames com endocrinologista para descobrir a causa. Descobri ter insulina reativa, estou iniciando o JI de 16/8. Tem mais alguma coisa para ser feita? Estou com 70 kg e uma grande concentração de gordura abdominal.
Pieter Christiaens says
A hipoglicemia reativa e a obesidade abdominal indica um grau de resistência à insulina que é causado pela alimentação. A solução para isso está explicada no final do artigo da dieta para a diabetes tipo 2. Veja também os artigos sobre como emagrecer, cardápio para emagrecer e o artigo sobre como ganhar massa muscular.
Tatiane says
Olá, boa tarde. Adorei a sua página, ela é de fácil entendimento. Comecei a fazer o JI essa semana. Estou fazendo o de 16/8 e gostaria de saber se é normal não sentir fome? Minha última refeição é as 21h e depois só almoço às 13h, mas nessa hora estou sem fome nenhuma e fico assim praticamente o dia todo.
Sonia says
Boa noite! Adorei esse blog e gostei da forma como responde as dúvidas por isso me senti à vontade para também expor minhas dúvidas e saber se estou no caminho certo com relação ao JI. Meu nome é Sonia, tenho 57 anos estou na fase pós menopausa e já tenho praticado JI de 12/14 horas com exceção de domingo onde me alimento normalmente há 8 meses. Como estou nessa fase pós menopausa não sei como se comportam a produção de hormônios já que nessa fase existe um declínio dos mesmos! Antes de iniciar o JI pesava 75 e não conseguia sair desse peso por nada! Hoje meu peso varia entre 66/67kg! Sei que preciso perder mais e que tenho que melhorar a qualidade dos alimentos durante as janelas de alimentação! Na verdade meu objetivo com a prática do JI não é só perda de peso mas também usufruir de todos os benefícios tão falados dessa prática! Por isso pergunto na minha idade vale a pena essa prática? !É realmente benéfica!?Está correto fazer durante 6 dias direto com intervalo de um dia? Quase não encontro informações sobre JI na pós menopausa por isso espero que me oriente ou me passe mais informações a respeito. Desde já agradeço!
Priscila says
Faço jejum de 14 horas e tenho obtido bons resultados, suas explicações tem me ajudado muito. Mas quando acontece de ficar 16 horas, mesmo depois de me alimentar bem, fico com dor de cabeça e tontura o dia inteiro. Porque será que isso acontece?
Viviane Massagardi says
Olá. Tenho 36 anos estou com 109kg, preciso emagrecer urgente para engravidar. Tenho síndrome do ovário policístico. Comecei hoje a fazer o JI de 16 horas e estou seguindo na Low Carb. O ideal seria fazer quantas vezes na semana o JI, pois já fico com o ciclo mestrual atrasado normalmente por conta do SOP. É melhor fazer JI de 14 horas? Me ajuda, estou com várias duvidas.
Micheli Morato says
Olá. Tenho 30 anos e depois que eu engravidei nunca mais tive mesntruação. E não tomo anticoncepcionais sempre tive problemas com minhas regras. Como tenho 1.56 de altura e estava pensando 75 kilos aderi ao JI e a dieta low carb. Comecei com 12 depois fui para 16. Hoje estou fazendo a de 23 horas e faço todos os dias. Porém como comida de verdade, saladas, carne e ovos. Porém para minha surpresa comecei a mestruar e já tem 16 dias que estou menstruada e ainda não acabou. Será que tenho que interromper o jejum para parar a mesntruação? Já emagreci 10 kilos…