Um dos mitos do emagrecimento é a necessidade de comer muitas refeições pequenas ao longo do dia. Estudos mostram que comer de 3 em 3 horas é um mito e não há vantagem em comer refeições pequenas com mais frequência. Então é possível otimizar a perda de gordura comendo menos refeições? Sim, e o jejum intermitente pode ser uma estratégia útil.
O jejum intermitente consiste em limitar a ingestão de alimentos a um periodo de 12 a 23 horas do dia. O periodo de alimentação é chamado de janela alimentar. Este método não é novo e há até um estudo de 1973 em que um homem ficou 382 dias sem comer e emagreceu 122 quilos!
Este método está cada vez mais popular pelos seus resultados e por ser tão prático de seguir. O jejum torna a restrição calórica mais fácil e tem vários benefícios: acelera o metabolismo, aumenta a sensibilidade à insulina, regula a pressão arterial e leva a uma otimização hormonal.
O jejum também afeta a mente: melhora a concentração e diminui os sintomas da depressão e da ansiedade.
Existem vários protocolos que estão explicados mais à frente. Em 2013 eu utilizei o jejum de 16 horas, 3 a 4 vezes por semana para perder barriga. Todo o processo está explicado no artigo Como Ganhar 9 Kg de Massa Muscular e Definir o Abdômen em 9 Meses.
Mas atenção… O jejum não faz milagres. Para ter bons resultados é necessário comer com qualidade e na quantidade certa.
O horário alimentar é a cereja no topo do bolo… É apenas um detalhe! Sem os alimentos certos antes e depois do jejum a fome fica insuportável.
Antes fazer jejum intermitente eu recomendo a leitura dos seguintes artigos:
- 12 Passos da Reeducação Alimentar – O artigo mais importante que publiquei que os gordos adoram ignorar.
- Mentiras da Alimentação Saudável – Evite os maiores erros da reeducação alimentar.
- Protocolos da Dieta Low Carb – Conheça as variantes mais importantes da dieta do carboidrato.
- Como Emagrecer Até 7 Kg em 1 Mês – Um plano para emagrecer de vez com os princípios da nova reeducação alimentar.
- Cardápio Paleo e Low Carb para Emagrecer – Um cardápio semanal com dezenas de receitas para um emagrecimento saudável.
- Jejum Intermitente para Mulheres – Como evitar o problema da falta de menstruação.
Depois de acertar a qualidade e a quantidade dos alimentos da sua dieta já pode começar a jogar com o jejum. Aqui está um vídeo a explicar como fazer jejum intermitente:
O protocolo mais comum de jejum intermitente é não comer durante 16 horas, e comer todas as refeições nas 8 horas restantes. Outro exemplo é fazer jejum durante 20 horas e ingerir todos os alimentos em uma janela de 4 horas. Alguns protocolos indicam parar de comer durante um dia inteiro, e comer só no dia seguinte.
Durante o jejum pode beber água, café sem açúcar e chá sem açúcar. Eu recomendo um café americano durante a manhã, chá verde, chá de gengibre ou chá de hibisco. A cafeína ajuda na supressão do apetite e torna torna tudo mais fácil.
Para perceber a teoria é que o jejum é tão antigo como o homem. Sem contar os últimos cinquenta anos, comer três ou mais refeições diárias nunca foi uma rotina do ser humano. Os nossos antepassados ficavam dias sem comer até caçarem uma presa, e depois comiam muito durante alguns dias.
Pesquisas sugerem que o nosso organismo reage bem ao jejum e que os hábitos alimentares atuais desregulam o nosso metabolismo e pioram a saúde levando à obesidade e diabetes tipo 2.
Vou falar dos benefícios do jejum, dos protocolos mais conhecidos e dar dicas para enganar a fome e controlar o apetite.
Comer ou Não Comer o Café da Manhã?
Existe muita informação contraditória sobre o número de refeições ideal para otimizar a saúde e o emagrecimento. Com certeza você já ouviu afirmações como “o café da manhã é a refeição mais importante do dia”, “o café da manhã turbina o metabolismo”, “comer 6 refeições pequenas mantém o metabolismo acelerado”… Será verdade?
A maioria das pessoas acredita que o café da manhã é necessário para começar o dia com energia, e que esta refeição ajuda a emagrecer. Estudos observacionais mostram que as pessoas que saltam o café da manhã têm mais probabilidade de ser obesas do que quem come o café da manhã. Apesar de existir uma correlação entre tomar o café da manhã e um risco menor de obesidade, isso não prova que tomar essa refeição é a melhor escolha.
Fechar a Boca e Sentir Fome É Saudável!
O jejum intermitente é uma forma prática de restrição calórica, pois não é necessário contar calorias e pensar na dieta todo o dia.
No início é difícil porque o organismo está habituado à ingestão constante de carboidratos. Desde um suco de fruta, refrigerante, um gelado, um lanche, um ou café com leite e açúcar e as refeições – a insulina está sempre presente e o corpo não tem oportunidade de queimar gordura.
Durante um jejum o organismo tem tempo para desintoxicar, e se você estiver num déficit calórico vai queimar gordura.
Acelerar o Metabolismo e Queimar Gordura
Todos já ouvimos falar do “modo de hibernação”… Será que ingerir poucas calorias desacelera o metabolismo para poupar energia?
O metabolismo começa a desacelerar depois de 60 horas de jejum, mas acelera depois de 36 a 48 horas de jejum.
Passar fome de verdade acontece depois de 3 dias sem comer, quando a principal fonte de energia é o catabolismo. O catabolismo é quando a massa muscular é transformada em aminoácidos que são utilizados como fonte energética. Podemos então concluir que o jejum até 36 horas é seguro e não desacelera o metabolismo.
A restrição calórica de longa duração pode desacelerar o metabolismo, mas no caso do jejum bem feito isso não acontece. A chave para manter o metabolismo acelerado são os dias com mais ingestão calórica que permitem manter os níveis de leptina elevados (a leptina regula a saciedade e é um dos hormônios mais importantes na regulação metabólica).
Benefícios do Jejum Intermitente
O jejum tem os seguintes benefícios físicos e psicológicos:
- Fazer jejum de 24 horas alternado tem os seguintes benefícios: elimina gordura, diminui a pressão arterial, melhora a sensibilidade à insulina e reduz o estresse oxidativo. Melhora a sensibilidade à insulina ajuda a combater a síndrome metabólica e a diabetes.
- O jejum intermitente acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura. O jejum é mais efetivo para emagrecer e melhorar a resistência à insulina do que comer várias refeições ao dia. Este estudo foi efetuado em mulheres jovens com excesso de peso e obesidade.
- O jejum de 40 horas aumenta o hormônio de crescimento em 5 vezes.
- Aumentar o tempo entre as refeições pode melhorar a saúde cerebral.
- O jejum com restrição calórica ajuda a diminuir os sintomas de depressão como a confusão, raiva e a tensão.
- A restrição calórica e o jejum induzem a autofagia (o processo de eliminação de toxinas, reparação e autodestruição de células). A autofagia é importante para manter massa muscular e atrasa os efeitos degenerativos do envelhecimento.
- Previne a obesidade e doenças metabólicas. Mesmo ingerindo a mesma quantidade de calorias, o jejum melhora a tolerância à glucose, diminui a resistência à insulina e a inflamação.
- O jejum intermitente tem a maioria dos benefícios da restrição calórica, e pode até ser mais benéfico. Restringir a ingestão alimentar através do jejum ou da restrição calórica é benéfico, mas a restrição calórica pode levar à diminuição da densidade óssea e do sistema imune. O jejum intermitente não obriga à restrição calórica e evita essas desvantagens.
Além de ser um método prático de restrição calórica, permite a desintoxicação, a recuperação de vários processos biológicos e tem benefícios de antienvelhecimento.
O Jejum Intermitente É Para Todos?
O jejum tem benefícios, mas será que funciona melhor do que uma dieta saudável tradicional com 4 ou 5 refeições por dia? Essa pergunta é difícil de responder, pois não existem estudos suficientes para fazer essa afirmação.
Se você for obeso, não gosta de fazer exercício físico, quer perder gordura e ficar mais saudável, então o jejum pode ser uma boa opção. Se você é saudável e faz exercício físico com regularidade torna-se difícil dizer se o jejum é superior a um plano alimentar saudável.
Eu faço jejum intermitente há cerca de 2 anos e consegui uma boa massa e definição muscular. O jejum funciona e é muito prático para mim, mas não sei dizer se teria melhores resultados com 5 refeições pequenas.
Para algumas pessoas é muito difícil controlar o apetite durante um déficit calórico. Para quem tem muita dificuldade em ficar mais de 12 horas sem comer não há razão para sofrer tanto. A vantagem do jejum é que você faz o sacrifício no início do dia e depois tem mais liberdade para comer. Num plano de várias refeições é necessário fazer o controlo de porções corretamente ou não vai ter resultados.
Por outro lado, existem pessoas que preferem comer um número menor de refeições e aumentar o tamanho das refeições, o que ajuda a seguir a dieta. Isso depende da mentalidade de cada um.
Protocolos de Jejum Intermitente
Existem várias modalidades de jejum intermitente…
Jejum de 16 Horas com Janela Alimentar de 8 Horas
Este é o método popularizado pelo Martin Berkhan do LeanGains.com e funciona da seguinte forma:
- Jejum de 16 horas (14 horas para as mulheres). Não comer e não beber calorias. Café, chá e outras bebidas sem calorias podem ser consumidas.
- Janela alimentar de 8 horas, 10 horas para as mulheres.
- Comer muita proteína, comer mais carboidratos e calorias nos dias de treino. Comer mais gordura e menos calorias nos dias de repouso.
- A refeição pós treino é gigante, com cerca de 50% das calorias diárias.
Este método foi desenvolvido para praticantes de musculação que querem ter um corpo sarado enquanto ganham ou mantém massa muscular.
Jejum de 16 Horas, 4 Horas de Proteínas e 4 Horas à Vontade
Este é o método de jejum intermitente foi popularizado pelo Jason Ferrugia no livro “Renegade Diet”.
- Jejum de 16 horas. Tomar um ou dois cafés durante a manhã para controlar o apetite.
- Quebrar o jejum com uma refeição pequena e rica em proteínas e gorduras, como uma omelete com 2 ou 3 ovos, alguns vegetais e uma água de coco.
- Treino de musculação de durante a tarde. O ideal é fazer o treino uma ou duas horas depois da primeira refeição.
- Depois do treino comer uma ou duas refeições grandes.
Este método combina o jejum intermitente, dieta paleo e o carb backloading.
Jejum de 24 Horas
Este método simples é chamado de “Eat Stop Eat” e foi criado pelo Brad Pilon.
- Fazer jejum de 24 horas, uma ou duas vezes por semana. Pode começar o jejum quando você quiser, mas tem de ficar 24 horas sem comer.
- Depois do jejum basta fazer uma refeição normal. Não tente comer mais do que normalmente.
- Fazer exercício físico regular.
Este método é recomendado para as pessoas que não estão muito preocupadas com a composição corporal mas procuram os benefícios de saúde do jejum intermitente. Mas fica o aviso… Não é fácil ficar 24 horas sem comer.
Jejum Diário de 20 a 22 Horas
Este método foi popularizado pelo Ori Hofmekler no seu livro “The Warrior Diet”.
- Comer uma refeição gigante por dia, preferencialmente o jantar. A janela alimentar é de 2 a 4 horas.
- Você pode comer um pouco de fruta e vegetais durante o dia, mas o mínimo de proteína até à refeição principal.
- O exercício físico deve ser feito em jejum.
Fazer um jejum longo não é fácil e muitas pessoas contornam as regras e comem demais. Uns fazem o jejum sem comer, mas outros não aguentam e comem antes.
Jejum de 36 Horas
Este método é similar ao Eat Stop Eat, mas tem uma duração mais longa.
- Comer normalmente um dia, com o jantar como última refeição.
- Fazer o jejum todo o dia seguinte.
- Começar a comer 36 horas depois do início do jejum.
Por exemplo: Você acabou de jantar às 21 horas de segunda feira, faz jejum toda a terça feira e recomeça a comer às 9 da manhã de quarta-feira. É um jejum de 36 horas.
Este jejum extremo só é recomendado para pessoas que têm problemas de saúde e procuram ter os benefícios terapêuticos do jejum de longa duração. Não é fácil e não é recomendado para quem quer ganhar massa muscular. A maioria das pessoas não aguenta ir dormir com 24 horas de jejum em cima.
Como Controlar a Fome e Perder Mais Gordura
Aqui ficam algumas dicas para tornar mais fácil a adaptação ao jejum:
- Esqueça a janela alimentar. Fazer um jejum durante 16 horas é melhor do que um de 14. Apesar disso não vale a pena ter estresse para fazer mais duas horas. Ficar em jejum 4 a 7 horas depois de acordar é o ideal. Ouça o seu corpo e se precisar de comida, não espere mais.
- Utilize a cafeína de forma estratégica. Um café na hora certa elimina o apetita e aumenta os benefícios de um jejum: estimula o metabolismo, suprime o apetite, aumenta os níveis de energia, melhora a concentração e aumenta a queima de gordura. Recomendo a beber dois cafés grandes ao longo do jejum e a evitar o consumo fora do jejum. Quanto menos tomar, mais vai sentir os efeitos.
- Exercício moderado para queimar mais calorias. Fazer uma caminhada rápida ou uma sessão de sprints de 15 minutos é o suficiente. Para mais informações veja o artigo sobre cardio inteligente. Muitas pessoas fazem musculação em jejum, mas eu não recomendo.
- Comer uma maçã ou uma banana para enganar a fome. Se ficar com muita fome antes da refeição você pode comer uma peça de fruta.
- Refeições grandes para ganhar massa muscular. Se você quer ganhar músculo deve se lembrar que é necessário comer muito nas refeições depois dos treinos.
Como Fazer Jejum Intermitente
A melhor forma de integrar o jejum intermitente na sua vida é seguir os seus desejos. Se você acorda sem fome, não tome o café da manhã. Evitar o café da manhã torna fácil fazer 16 horas de jejum. Se você está a viajar ou em outra situação onde não encontra alimentos saudáveis, salte a refeição.
O jejum intermitente funciona melhor em pessoas com excesso de peso, mas não funciona tão bem em pessoas obesas. Funciona bem para ficar mais definido, mas não é a melhor forma de ficar extremamente definido. O mais importante é você queimar mais calorias do que consome. Se você seguir os planos de jejum e comer mais calorias do que consome, você não vai perder gordura!
Saber que pode fazer jejum quando lhe apetecer é útil para quem quer manter ou ganhar massa muscular, pois fica mais fácil atender às necessidades nutricionais.
Como Eu Faço Jejum
O meu objetivo é fazer um jejum de 16 horas, uma fase de alimentação leve durante 4 horas e uma fase de alimentação normal de 4 horas. Quando acabo de jantar às 21 horas e vou dormir por volta da meia noite, a minha próxima refeição é 16 horas depois, por volta das 13 ou 14 horas.
Ao longo da manhã tomo um ou dois cafés para matar o apetite. Se tiver mesmo muita fome, como uma maçã. Outra dica boa para matar a fome é beber meio litro de água.
A primeira refeição é leve, rica em proteínas e gorduras. Uma omelete com 3 ovos, cebola e tomate acompanhada com uma água de coco. Esta refeição é rica em proteínas e gorduras, com poucos carboidratos.
Por volta das 17 horas faço um treino de musculação, com duração de hora e meia. Nos dias de treino de pernas ou quando estou com muita fome como uma salada de fruta uma hora antes do treino.
Depois do treino começa a fase de alimentação normal, onde tomo um batido de proteína e um jantar grande. Depois de uma grande refeição fico cansado e relaxado, o que ajuda a adormecer.
O jejum intermitente é uma forma fácil de restrição calórica porque não é necessário contar calorias. O mais difícil é o tempo de adaptação à rotina.
Comece a fazer um ou dois dias de jejum por semana. Pode fazer uma restrição calórica de 300 a 500 calorias e ingerir calorias de manutenção (ou um pouco acima) nos dias que não faz jejum.
Para mim os benefícios mais importantes são os seguintes: posso comer refeições grandes, tenho menos desejos de alimentos açucarados, consigo manter massa muscular com definição e tenho mais claridade mental.
Olá, o único horário que tenho para treinar é de manhã ás 06h. Queria saber se posso treinar em jejum? Se isso vai atrapalhar o ganho de massa magra? Ou o que posso fazer para contornar a situação? Muito obrigado!
Parabéns pela matéria de fácil entendimento, bem explicada e resumida, mas principalmente em disponibilizar do seu tempo para esclarecer as dúvidas. Estou interessada em praticar JI de 16hrs, porém tenho uma grande dúvida sobre gastrite e jejum. Normalmente minha ultima refeição é às 22:00 e só volto a comer às 8:00 da manhã. Não estou fazendo dieta nenhuma, porém meses atrás fiz tratamento para H.Pylori e essa bacteria me deixou uma pequena herança, uma gastrite. Mesmo depois do tratamento sinto que pela manhã, e mesmo sem fome, eu deva comer porque sinto um “buraco enorme” no meu estômago que doí e esta cheio de gases. É apenas no estômago, mas é algo incomodo que assim que levanto já vou comer alguma coisinha. Pode ser um whey protein, uma fruta qualquer coisa para diminuir ou acabar com essa sensação ruim no estômago, e sim eu já retornei ao médico e já refiz a endoscopia com biopsia e não possuo mais a H.Pylori. O meu receio e único receio é se eu fizer o JI de 16 horas posso a vim desenvolver uma úlcera devido a gastrite que ainda possuo?
Tente tomar 2 gramas de carvão ativado antes de dormir para aliviar os sintomas da gastrite. O jejum é útil para tratar problemas digestivos, mas as escolhas alimentares são mais importantes.
Preciso emagrecer 20 kg. Acordo sem fome e normalmente me obrigo a comer pela manhã. Faço pilates 2 vezes por semana. Você acha que eu me beneficiaria do jejum 16/8?
Adorei! Quero tentar o jejum de 24h, para no dia seguinte comer normal! Eu morava sozinha e tinha uma alimentação basicamente saudável, à noite só comia frutas ou tomava iogurte. Agora estou morando por um tempo com o meu pai, e passei a comer comida a noite, com carne inclusive. Tô com medo de engordar, vou tentar inserir o jejum na minha dieta para ver se sinto diferença, porque ando cada dia mais cansada comendo tanta comida. Sou magra, peso 57kg e 1.65 de altura. Será que haveria algum problema? Queria fazer só para melhorar minha saúde mesmo.
Olá, procuro sempre artigos científicos como referência e depois procuro saber o que está circulando na mídia. Discordo em partes, entramos em desnutrição energético protéica a partir de 7 horas em jejum, é óbvio que a maioria do peso perdido será de massa muscular, pois a beta oxidação é feita após o uso de massa muscular como fonte de energia. Deve-se tomar cuidado com o que consumir após o jejum prolongado, pois há acúmulo no tecido adiposo por conta do período de inanição. Outra coisa que discordo é a parte que é citado que comer de 3 em 3 horas é desnecessário. E os estudos que mostram que o longo período sem comer aumentam a pressão arterial em hipertensos? E a questão em que os antioxidantes são ingeridos e fazem a sua função após 3 horas são eliminados, havendo a necessidade de repor periodicamente (3/3 horas)? Por isso a individualidade bioquímica, além dos polimorfismos que interferem totalmente na conduda a ser tomada. É fundamental procurar um nutricionista para fazer adequação correta para cada indivíduo.
Olá Bianca, desculpe o mal jeito, mas o que você acabou de dizer é o maior absurdo e recheado de balelas que a mídia e a indústria alimentícia nos fez descer goela abaixo ao longo do último século a fim de lucrarem o máximo possível! Pelo que você está dizendo então ficar em jejum faz aumentar o consumo de massa muscular e pode aumentar a pressão arterial… Pois pegue como exemplo nossos ancestrais, que passavam dias sem comer (como disse o texto) porque muitas vezes não tinham a caça disponível. Com a sua colocação eles deveriam ser uma geleia sem músculos e só feitos de ossos e gordura, hipertensos e morrendo de doenças do coração. O organismo não é burro. Ele armazena gordura pra ter energia acumulada em casos de necessidade. Ele não vai consumir os músculos, que são os responsáveis por nos deixar em pé e nos dar mobilidade e deixar a gordura estocada. Se ficarmos várias horas sem comer os níveis de insulina ficarão baixos e se a alimentação entre os jejuns for pobre em carboidratos esses níveis continuarão baixos. Isso fará com que seu organismo encontre uma fonte abundante de energia estocada pra queimar, que são as gorduras! O resultado disso é o emagrecimento, diminuição da pressão arterial, dos riscos de aumentar a resistência à insulina e consequentemente o diabetes. Enfim, o jejum da tempo ao organismo pra fazer uma faxina nas toxinas e pode até reduzir os riscos de câncer. Já está na hora de pararmos com esse negócio de “lanchinhos” entre as refeições, barrinhas de cereal, e comidinhas que você tem que carregar pra cima e pra baixo colocando o despertador pra tocar pra lembrar de comer!
Olá. Vou fazer amanhã mesmo esse jejum. Odeio tomar café da manhã e vai ser perfeito para mim. Quero começar com o jejum de 16 horas, fazendo apenas duas refeições. Faço AEJ pela manhã e musculação à noite por volta das 18:30. Quais são os melhores horário para quebrar o jejum?
Parabéns pelo artigo! Já havia pesquisado sobre isso, mas não encontrei um tão bem explicado. Já fiz uma vez o jejum intermitente e sempre gostei muito de fazer aeróbico em jejum, porém tive uma grande infelicidade nesses últimos meses de pegar dengue 2 vezes, depois fui internada por stress e agora estou me recuperando de uma gripe forte e tosse, enfim… logo tô 100%! Comprei chá de hibisco, folha seca de sene e canela em pau para fazer. Também faço uso do Orlistat 120 mg… É maravilhoso… Dá muito resultado. Meu plano é o seguinte:
– Vou iniciar o jejum às 20 horas de segunda.
– Na terça de manhã às 7:30, sem tomar café e com o meu chá preparado para tomar durante a manhã e à tarde (1 litro e meio no total). Vou à pé para o meu trabalho que fica cerca de meia hora da minha casa (este será o meu aeróbico em jejum do dia, uma caminhada moderada). Às 8 entro no trabalho e fico durante a manhã tomando o chá. Às 12:15 é o meu almoço. Até aqui deram 16 horas de jejum e vou comer apenas salada, legumes e proteína, no máximo uma colher de arroz… Aqui tomo 1 cápsula de Orlistat.
– Durante a tarde, tomo o chá.
– Às 18:15 faço um treino intervalado de caminhada e corrida de 1 hora mais ou menos.
– Espero até às 19:45 e faço a minha janta parecida com o almoço. (Aqui tomo a segunda cápsula de Orlistat do dia.)
– Às 20 hrs inicio novamente o jejum, e assim vai..
Ah… Eu quero perder uns 15 kg… O que você acha? Eu posso fazer isso todos os dias? Vai fazer mal? Na verdade já fiz assim uma vez e achei muito bom. Fiquei muito disposta.
Tem alguma dica? Algum alimento que ache legal acrescentar ou retirar?
Muito obrigada! 🙂
Aconselho a deixar de tomar o Orlistat e a fazer menos exercício. O Orlistat bloqueia a absorção de gorduras e das vitaminas lipossolúveis (A, E, D e K), polifenóis e antioxidantes. Parece que o seu sistema imune está enfraquecido e isso pode facilitar o desenvolvimento da dengue e dos outros problemas que falou. Para saber o que comer veja o ebook gratuito abaixo do artigo.
Caramba! Respondeu muito rápido! Obrigada pelas dicas… Vou seguir… Sim… Meu sistema imunológico nem deve existir mais, hahahaha. Mas já estou tratando disso… Tomando vitaminas, me alimentando melhor. Na verdade só vou voltar a pegar firme na dieta (fazer o jejum) e nos exercícios depois que eu sarar 100%. Creio que segunda feira que vem dá pra começar, já me sinto bem melhor. Obrigada novamente, vou conferir o livro que você falou. 🙂
Olá Pieter, sou a A. Araujo. Já estou obesa. Tenho 39 anos. Peso 90k e minha altura é de 1,68cm. Meu metabolismo é muito lento. Infelizmente para mim mesmo, não tenho tido muita disposição para fazer caminhada e nem um outro exercicio. Neste caso, o mais indicado do jejum para eu fazer é de 36h?
Oi! O primeiro passo deve ser a alimentação. Eu recomendo uma dieta paleo ou low carb. O jejum pode ser utilizado depois de perder uns quilos.
Olá, estou lendo a respeito do jejum e tenho bastante interesse em iniciar… Para mim que treino na parte da manhã qual seria o horário ideal para iniciar o jejum? Poderia ir treinar em jejum e finalizá-lo na refeição pós-treino com proteína? No caso na minha dieta é indicado 3 ovos.
É uma boa opção. Também pode fazer o jejum nos dias de descanço da academia.
Faço jejum de 18-20 horas todos os dias, consumindo apenas uma refeição gigante no jantar. Antes de começar a low carb comia o tempo todo e tinha compulsão alimentar. Depois que comecei a dieta não me sinto mais escravo de comida. 20 horas sem comer são tranquilas, bebendo algumas xícaras de café e chás. Me sinto muito melhor em todos os aspectos. O poder saciante da gordura é fantástico!
Comecei o JI há alguns dias. Estou tentando fazer o jejum de 24 horas. Meu treino é sempre por volta das 17:30. Cortei açucar, frituras, farinha branca. Como sempre verduras e legumes, carnes de todos os tipos, ovos, manteiga, ghee, frutas como laranjas bananas e também adoro suco verde. Incrível como me sinto melhor. Mais disposição, menos sonolência durante o dia. Não sinto mais aquela compulsão por doces. Sinto que a musculação está fazendo muito efeito. Tenho 1,80 e estou pesando 72,5. Não estou mais me importando com o peso da balança. Em pouco tempo eu já percebi muita diferença. Já pesei menos que isso, mas parecia muito mais inchado e maior. Só quero agora perder as gorduras localizadas no abdômem, interno de coxas, braços e definir um pouco. Entretanto, hoje, perto da minha primeira refeição às 13 horas, eu comecei meio que sentir uma tremedeira, um calorão e aumento da temperatura corporal durou até um pouco depois de comer. Fiquei até meio vermelho. Agora estou bem. Gostaria de saber se estou fazendo alguma coisa errada ou se estou comendo pouco na janela alimentar.
Olá… Gostei das dietas e jejum.. Mas tenho uma dúvida. Tenho 33 anos e peso 79 kg… Tento emagrecer à algum tempo. Mas pelo fato de ter hipotireoidismo fica difícil, assim penso… Então aí vai minha pergunta: essa técnica também resolve com esse tipo de distúrbio?
Oi Dalila. O hipotoreoidismo é uma doença complexa. Um ou dois jejuns semanais são benéficos, mas não fazem milagres. Tente seguir uma dieta paleo ou low carb. O mais importante é remover o glúten, grãos e carboidratos simples.
Oi. Estou de jejum. Minha última refeição foi ontem às 20:30. Hoje que horas tenho que comer e o que? Obrigado.
Leia o artigo.
Eu devo fazer todo dia? Se eu fizer 1 ou 2 vezes por semana tem algum efeito?
Duas vezes por semana é o recomendado.
Olá! Muito interessante. Não achei a resposta em outros sites então vou deixar a pergunta aqui, quem sabe alguem me ajuda. Posso fazer o jejum a partir das 6 da tarde até as 10 do outro dia? Assim seriam 16 horas, porém menos horas pela manhã, onde é mais dificil pra mim ficar sem comer. Obrigada.
Pode.
Bom dia! Adorei as suas dicas! Comecei ontem o jejum intermitente (14 a 15 horas)… No restante do dia, dieta low carb… Estou levando numa boa… Li um pouco sobre a cetose, sobre como a dieta low carb e o jejum auxiliam a alcançá-la… Mas tenho dúvidas quanto aos alimentos que fazem sair da cetose… Pois vi que limão e tomate em excesso, por exemplo, podem fazer com que o organismo saia da cetose… Tem alguma dica sobre isso?
Oi Roberta. Uma dieta cetogênica tem a maioria das calorias provenientes de gordura (cerca de 75%), pouca proteína (20% das calorias) e muito poucos carboidratos (5% das calorias). Para uma pessoa normal isso significa entre 15 a 50 gramas por dia, o que é muito difícil de manter. Tanto a proteína como os carboidratos quebram a cetose. A dieta cetogênica é boa para queimar gordura, mas não deve ser seguida durante muito tempo devido à pouca quantidade de fibras e ao efeito de resistência à insulina. Eu recomendo uma dieta low carb que é muito mais fácil de seguir e permite uma perda de peso durante periodos mais longos.
Ok! Obrigada pelas dicas!!
Boa tarde queria saber se um jejum com menos tempo, por exemplo de 10 horas teria alguma eficiência, obrigado!
Oi Victor. Há estudos que mostram benefícios com um jejum diário de 12 horas. Antigamente era comum fazer isso e há quem diga que comer mais do que 12 horas por mês é uma das causas da epidemia de obesidade e diabetes. Eu concordo com isso!
Primeiro obrigado por responder, então menos de 12h não surtiria efeito?
Olá Pieter, conheci o site hoje e estou gostando muito. Eu peso 69 kg, tenho 1,68 m de altura e vivo em um eterno efeito sanfona. Recentemente com corrida e alimentação regrada consegui perder alguns kgs, pois estava mais acima do peso. Mas, hoje percebo que estacionei e estou bem desmotivada em continuar a comer pouco, somente peito de frango e salada e ainda enfrentar longas corridas. Assim, vi uma atriz que fez o jejum intermitente e comecei a procurar sobre esta prática. Tenho algumas perguntas a fazer… Tendo em vista minha situação o jejum intermitente é uma forma de emagrecer indicada? Muito se fala em evitar a comida à noite, contudo como tenho picos de fome à noite, posso jejuar durante o dia e ter o período para me alimentar de 17h às 23h, por exemplo? Durante o tempo que posso me alimentar posso ingerir proteínas, gorduras, fibras, vegetais e frutas, regrando o carboidrato? Desde já agradeço!
Oi Dan. Correr não é um bom exercício para emagrecer: aumenta o apetite e cortisol quando feito em excesso. Dependendo do tempo que já utiliza essa estratégia já pode estar com fadiga adrenal que causa esses apetites noturnos (muito comum nas mulheres). Não há necessidade de comer sempre frango com vegetais. Aqui no site há um cardápio para emagrecer baseado na dieta paleo e low carb.
Muito obrigada, Pieter! Vou procurar o cardápio agora e procurar saber mais sobre a fadiga adrenal, pois sempre senti mais fome à noite, mas ultimamente tá difícil! Mais uma vez, obrigada pela ajuda e presteza em responder!
Fui magra até os 28 anos, hoje tenho 38. Até essa idade, eu passava muitas horas sem comer, mas por falta de fome mesmo. Depois disso, minha fome começou a aumentar e engordei. Fui a uma nutricionista, que me mandou comer de 3 em 3 horas. Depois disso, só passei a engordar mais. Há uns dois anos, passei a restringir doces e comecei a ficar horas sem comer. Todos me diziam que eu estava muito errada. O fato é que emagreci 10kg em 4 meses. Passei a falar que comer mais vezes durante o dia não dá certo para mim, mas sempre fui criticada. Depois precisei fazer uso de hormônio para tratar endometriose. Me deu muita fome e engordei. Hoje estou 15 kg acima do peso que considero ideal (peso 65kg e queria pesar 50kg). Lendo essa matéria, vi que talvez eu esteja certa! Foi muito bom ler isso e vou tentar! Meu maior medo é o efeito sanfona… Será que consigo?
Oi Vanessa, comer de 3 em 3 horas funciona quando as refeições são realmente pequenas. Para isso é necessário fazer os cálculos corretos e seguir à risca. Para uma mulher que quer emagrecer essas refeições pequenas são obrigatóriamente muito pequenas. A vantagem do jejum e de não lanchar é que permite comer refeições de porções mais normais, tornando o processo mais simples e fácil de seguir.
O tempo de sono entra no tempo do jejum? Por exemplo, durmo 8 horas por noite. Posso comer após 8 horas que acordei ou ficar sem comer 8h antes de dormir? Tem alguma opção de dieta com opções para a hora de comer?
Sim, está explicado no artigo.
Devemos tomar muito cuidado com o que encontramos na internet, procure sempre um profissional habilitado para falar sobre o assunto.Ao que podemos ver o autor desta página não é. Está previsto em lei para garantia da segurança da sáude da população que único profissional habilitado para prescrição de dietas é o NUTRICIONISTA. Até o momento não existe comprovação científica dos benefício da dieta intermitente e seus impactos sobre a saúde.
Você não está qualificada para comentar aqui.
Vixe. Mas tem milhares de profissionais habilitados que falam a mesma coisa que o Pieter falou. Inclusive médicos.
Sou profissional e qualificado, mas a Thais não se deu ao trabalho de ler o artigo ou então não entendeu o conteúdo. Este artigo já tem 5 anos e foi publicado antes da moda do JI. Desde os anos 60 os “profissionais” recomendam uma dieta com muitos carboidratos, evitar gorduras e que se deve comer de 3 em 3 horas para emagrecer… Será que alguma vez estiveram certos?
Obviamente essas dietinhas de comer de 3 em 3 horas não funcionam a longo prazo! Ninguém consegue manter isso por muito tempo e acaba engordando novamente! O jejum intermitente associado à alimentação low carb é uma estratégia muito eficiente no emagrecimento e não é uma dieta, mas sim um estilo de vida!
Boa tarde! Gostei muito do artigo, está de parabéns! Eu estou em processo de emagrecimento, já eliminei 34 kg, porém ainda falta 33 kg para chegar ao meu peso ideal. Até hoje vinha utilizando o método de reeducação alimentar de comer de 3 em 3 horas, mais agora está mais difícil eliminar peso. O jejum seria indicado para o meu caso? Achei muito interessante e não tenho problemas em fazer jejum, já que às vezes faço por motivo religioso. Desde já obrigada!
Não há necessidade de comer de 3 em 3 horas. O mais importante é comer os alimentos certos: alimentos não processados. O próximo artigo vai ser sobre os verdadeiros passos da reeducação alimentar.
Olá Pieter, achei bem interessante mas tenho algumas dúvidas. Faço musculação segunda, quarta e sexta às 9 horas da manhã. Como poderia fazer meu jejum para ajudar na queima de gordura e ganho de massa magra? Tenho 1,69 e 66 kg. Normalmente como uma panqueca fit antes do treino (1 ovo, 1 clara, 1 banana, canela e aveia). Poderia fazer o jejum durante a noite e quebrá-lo antes do treino pela manhã? Como seria? Obrigada pelas informações!
É melhor fazer o jejum em dias sem treino. Não vale a pena mudar a vida toda só para aplicar esta técnica.
Olá Pieter! Gostei muito! Uma amiga me indicou e temos um grupo no WhatsApp com dicas para emagrecer entre outros assuntos femininos… De todas as dietas que já tentei ou ja ouvi falar, para mim, tenho uma certa convicção de que esse jejum dará certo. Eu sempre fui gordinha. Já nasci acima do peso e permaneci até os dias de hoje. Algumas vezes conseguia emagrecer com dieta e/ou medicamentos, mas nunca fiquei magra. Meu biotipo é de gordinha mesmo. Tenho corpo de mulherão, mas ainda assim sou gorda. E de um ano para cá, minha barriga tem ficado mais “prá frente” e a dificuldade em diminuí-la está cada dia pior. Para mim é superfácil ficar horas e horas sem comer. Inclusive essa dieta de comer pequenas porções a cada 3 horas sempre um “exagero” para mim. Porque mesmo comendo muito pouco no almoço por exemplo, depois de 3h ainda não estava com fome e acabava esquecendo de comer… Bom, o que quero saber é o seguinte: tenho 28 anos, peso 94k hoje. Meu peso ideal (que nunca tive) é 65k. Não quero ficar magra. Quero chegar pelo menos aos 72/75k. Você acha que com esse jejum, mais caminhada na esteira e mais musculação dará certo no meu caso (que sempre fui gordinha)? Qual jejum você me aconselha? (16h, 24h ou 36h). Aguardo retorno! Agradeço esse post! 😉
Não, o jejum não faz milagres. O tipo de alimentação é mais importante que o horário alimentar. Não é possível fazer uma recomendação para um caso como o seu. Parece que tem grandes dificuldades em emagrecer e isso pode estar relacionado com a aplicação da dieta, compulsão alimentar, problemas metabólicos causados por medicação, intoxicação de metais, fungos ou outros problemas relacionados.
Olá, tenho altura de 1,64 e peso 63 kg. Sendo que tenho muita gordura localizada (culote) na barriga, quadril e posterior de coxas e logo abaixo do bumbum. Gostaria de saber se o jejum irá ajudar a perder esses culotes? Faço musculação e comecei a fazer HIT na esteira. Também gostaria de saber como faço o uso dos suplementos: BCAA, proteína whey, glutamina, Sineflex, t-sek e tribulus terrestris, fazendo o jejum e tendo que malhar às 6h da manhâ? Desde já obrigada! Por favor me responda.
Oi Priscila, tudo bem? então, vou falar por mim, desde que comecei LCHF eu não tive mais necessidade de usar suplementos (tenho um estoque). Eu treino esse horário também, às 06:00 da manhã, não perdi massa magra que todos têm medo, pelo contrário: ganhei e perdi gordura corporal. Também tem que ser seguido uma dieta pro seu objetivo, assim como eu para o meu 😉 Espero ter ajudado um pouco.
Sou vegana e prefiro comer no café do que no jantar. Hoje meu café foi meio papaia com chia e aveia. Agora só pretendo voltar a comer no café de amanhã. Devo fazer uma ingestão mais calórica ou posso comer o mesmo de hoje? Devo comer as 3 refeições de amanhã ou só o café e jejuar 24 horas novamente?
Tudo isso está explicado no artigo. Uma dieta vegana é tem muitos carboidratos e isso vai aumentar muito a fome. Depois faça outro comentário com as suas conclusões.
Boa tarde, sou militar e prático exercício físico três vezes por semana pela manhã e corrida à noite nos dias alternados. Porém não consigo emagrecer, preciso perder 15 kg. Como você me recomendaria fazer o JI?! Obs: Minha educação físicao é segunda, terça e quinta, das 07:00 às 09:00. Minha ultima refeição pode ser às 19:00, de forma que a primeira seria às 12:00? Obirgado e aguardo contato para iniciar ainda hoje!
Olá, você falou que faz de 4 a 5 vezes por semana. E nos dias que não faz? Come nos horários “padrões”? Ai o gordo aqui pergunta… A cerveja é liberada em alguma parte? Abraço.
Se for para ficar gordo pode beber à vontade.
Olá bom dia, entendi tudo certinho. Começo amanhã à noite, o jejum de 16 horas. Eu treino pela manhã, cedinho. Atualmente estou fazendo AEJ, normalmente esteira. Como um carbo de baixo indice glicêmico ou clara de ovo e vou para o spinning que é de altissima intensidade (pelo menos para mim). Pretendo comer até às 20 horas. Às 7h10~7h20 quando como, para fazer o spinning ainda estarei no jejum. O que sugere? Obrigada, Carolina.
Treino antes do almoço, no fim do jejum. Me disseram que dessa forma eu iria perder massa muscular, e não aumentar. O que acha dessa afirmação? Improcedente, acredito eu.
Eu tive bons resultados para definir o abdômen, mas não é só fazer o jejum.
Por favor alguém, posso tomar spirulina durante o JI?
É melhor tomar os suplementos com a primeira refeição.
Olá. Quero apenas dizer que comer uma peça de fruta durante o jejum, não é aconselhado. Sei de fonte segura de um especialista em jejuns. É um pico de insulina desnecessário, que irá provocar ainda mais fome. Muito menos fruta de alto índice glicémico. Acho que seria preferível café com um pouco de leite para alimentar… Ou 2 nozes…
O jejum é feito só com água ou com café… Qualquer alimento com carboidratos corta o jejum e isso inclui o leite. Eu recomendo o café americano para cortar o apetite. A maçã quebra o jejum, mas tem algum volume e ajuda a matar a forme. O café com leite é má opção, pois corta o jejum… Mais vale café sem leite.
No café, posso acrescentar óleo de coco, ou quebraria o jejum?
Oi. Tenho obesidade mórbida grau 3. Eu posso fazer o JI?
Pode.
Bom dia Pieter! Tudo bem? Vim aqui dar meu “testemunho” a respeito do JI. Estou praticando à cerca de 2 meses e estou tendo grandes resultados! Tenho 1,71m e iniciei o JI com 77 kg no final de Março/2016. Estou seguindo o protocolo 16/8 todos os dias (quando dá, fico 24 horas de jejum). Geralmente janto às 19:30 e só vou almoçar no outro dia às 12:15 (dá um pouquinho mais do que 16 horas de jejum). Me sinto ótima, muito disposta e minha compulsão por doces e massas simplesmente desapareceu!
Aliei com corrida e caminhadas, e hoje me encontro com 69,5 kg, exatamente 2 meses após o início do meu processo de emagrecimento. Assim que eu acordo, tomo uma cápsula de 240 mg de cafeína. Durante o dia, tomo 1,5 litros de chá (hibisco + cavalinha + folha de amora + canela em pau + folha de oliveira e de vez em quando folha seca de sene).
Nesta janela das 8 horas, eu apenas almoço 12:15 (geralmente 2 colheres de sopa de arroz integral, 1 colher de sopa de feijão, um pedaço de carne/frango/peixe, salada e legumes e tomo uma cápsula de polivitamínico). Quando retorno ao trabalho às 14 horas, tomo outra cápsula de cafeína de 100 mg. Às 18:20 vou correr/caminhar. Às 19:30 faço minha janta (sempre como 1 tapioca com chia, requeijão light e frango desfiado). É assim é todos os dias. Não sinto um pingo de fome em momento algum. Para mim é fácil fazer jejum.
Como eu disse, me sinto ótima, mas gostaria de saber o que você acha dessa minha rotina. A longo prazo pode me prejudicar? Estou fazendo algo errado? Tem alguma coisa que possa me dizer para acrescentar? Muito obrigada! Seu artigo é top!
Oi Naiara, parece que está a ter bons resultados. Não abuse com a corrida!
Oi gente, minha dúvida é a seguinte; sou completamente sedentária, comecei o jejum a dois dias e está de boa, mas queria entender sobre o exercício físico. Se eu começar com uma caminhada, ajuda? Não gosto de malhar. Em qual horário do jejum eu faria essa caminhada? Obrigada.
Caminhar não é exercício físico. É o mínimo dos mínimos que um humano faz.
Olá. Gostaria de começar o jejum, me levanto às 6 da manhã para malhar, musculação e corro na esteira 10 minutos. Vou fazer o jejum das 18:00 as 8:00 (14 horas). Como vou poder comer somente às 8 da manhã, o que seria ideal para comer antes de malhar? Uma maçã? Se não comer nada sinto fraqueja, pois musculação é bem pesado. E somente 14 horas de jejum já ajuda na perda de peso? Obrigada! Ótimo artigo.
Está tudo respondido no artigo, é só ler.
Pieter… Se eu fizer o jejum intermitente de 12 horas diariamente intercalando o de 16 horas umas 2-3 vezes semana… também vou conseguir bons resultados? Acho que não consigo fazer esse jejum de 16 horas o tempo todo… O de 12 horas é bem fácil para mim. Comendo às 21 horas da noite posso comer facilmente às 9 da manha sem sentir fome. E então quantas vezes temos que fazer o jejum para obter resultados dentro de uma semana?
Funciona, mas para ter resultados vai precisar de mais tempo.
Estou praticando o jejum intermitente há 2 semanas (antes de descobrir minha pré-diabetes tipo 2 e compulsão alimentar). Hoje iniciei o uso do remédio Xigduo 5/1000. Faço jejum intermitente todos os dias da semana, na primeira semana iniciei com 16 horas e janela alimentar de 8 horas, depois passei para 20 horas em jejum e pratico jejum de 24h uma vez na semana. Me sinto bem me alimentando somente uma vez ao dia e confesso uma resistência em me alimentar às vezes devido à falta de apetite. Obtive a maioria dos benefícios do jejum: maior disposição (principalmente para os treinos), bom humor, melhora da celulite, perda de gorduras localizadas (principalmente na região abdominal), controle da fome e atualmente noto aceleração do ritmo cardíaco indicado pelo meu relógio com frequencímetro durante as atividades físicas, diminuição do frio (o corpo se mantém mais quente ao longo do dia), entre outros.
Se eu fizer o JI de 16 horas, e treino musculação no periodo da manhá, as 06:30. Como fazer? Comeria antes do treino? Ou faria minha primeira refeição pós treino e a partir dessa refeição teria 8 horas para ingerir todos os macros necessários?
É complicado para quem treina tão cedo. Eu faria o treino em jejum, simplesmente porque não dá para tomar o café da manhã duas horas antes. A refeição pós treino é importante. Tudo depende dos objetivos. Se você quer ganhar músculo esqueça o JI, a ver a sua foto você é ectomorfo. Se for para definição então pode funcionar.
Sou meso, foto engana. Tou com 82Kg. Seria pra uma fase de cutting e definição mesmo… Pra depois começar uma fase de ganho… Na fase de ganho esqueço o JI então? Dai faço o tradicional de dividir em várias refeições?
Sim.
Último questionamento que não ficou muito claro pra mim, desculpe o incomodo. Farei o treino em jejum das 06:30 às 07:30. Após o treino já faço a refeição pós treino, ou espero para abrir a janela de alimentação ali pelo horário de almoço? Se for no horário de almoço tem que tomar alguma coisa até esse horario, tipo BCAA’s? Ou continuo em jejum completo até esse horário?
Eu faria jejum só em dias de descanço. Se a alimentação está em ordem a hora de comer não faz muita diferença. Se for prático pode fazer, se for difícil não vale a pena. Treinar e depois ficar mais horas sem comer não permite um rendimento mental bom, por isso não faço assim.
Mascar chiclete sem açúcar (Trident) quebra o jejum?
Não sei, mas apesar de terem zero calorias alguns adoçantes criam uma resposta insulínica. O objetivo do jejum é deixar o sistema digestivo descançar e a maioria dos benefícios de emagrecimento são provocados pela insulina baixa.
Sim, vi que ele tem xylitol! Melhor não usar… Muito bacana todas as dicas, muitos cobrariam horrores por isso! Estou gostando bastante do jejum intermitente junto com a dieta paleo! Treino à 10 anos, tou com 27 anos agora, 92kg e uns 14% de bf… Normalmente para baixar o bf só durante um ciclo pesado de AEs (sou endomorfo). E em 3 dias ja baixei de 92kg pra 89,8kg! Perdi muita retenção, isso porque já vinha de outra dieta 100%! Pretendo fazer de seg-sex o jejum e sábado e domingo manter a alimentação na dieta paleo. Atualmente estou fazendo da seguinte forma:
21:00-14:00 jejum
08:30 Mix de chás (hibisco, cavalinha, gengibre e chá verde)
09:00 AEJ (sendo seg/quart/sex hiit de 20min)
12:00 Café expresso 100ml sem açucar ou adoçante
14:00 4 ovos com bacon
17:00 300g filé com vegetais
18:30 Treino
20:00 30g whey iso100
21:00 300g frango ou peixe com vegetais
*Suplementação:
3g de vitamina C (1g cedo em jejum, 2g antes de dormir)
10000ui de vit D (antes de dormir)
3caps de fish oil (antes da janta)
100mg de 5htp (antes de dormir)
Termogênico e Zpel (cedo antes do aej)
Meu objetivo é cair pra 85kg com 10% de bf. No contexto geral ta tudo certo ?
Parece bem! Alimentação e suplementação top. Depois comenta os resultados!
O 5HTP quebra o jejum?
Pieter, estou guiando minha rotina de jejum através do conteúdo que achei aqui em seu site. Iiniciei a rotina de jejum 16/8 e estou adicionando pela manha o Bulletproof Coffee (café orgânico, óleo de coco e manteiga ghee). Este item corta o jejum ou ajuda mais no processo? Obrigado!
Na teoria corta o jejum, mas acho que tem benefícios. Tenho feito o café turbinado com a manteiga ghee e óleo MCT e é uma boa alternativa ao jejum intermitente. Tem os mesmos benefícios a nível da insulina baixa e se for feito com MCT acelera a entrada em cetose. Eu fiz uns testes com as fitas para identificar a cetose. Normalmente demoro uns 2 dias a entrar em cetose e com o turbinado bem feito entro em 6 a 9 horas. Um amigo meu também fez o mesmo e entrou em cetose 3 a 5 horas depois.
No caso estou usando o café expresso normal mesmo sem nada. Aconselha a usar esse café turbinado? Tomo o café por volta das 12 para segurar o jejum até às 14.
Eu prefiro o turbinado porque tem umas 300 ou 400 calorias. Com o óleo MCT no café é possível entrar em cetose em algumas horas. Pode dar bons resultados.
Perfeito, vou adaptar na minha dieta! Até mesmo porque fui medir meu BF e já estou com incríveis 8%!!!! Objetivo é chegar nos 6% e manter! Em questão final de semana você costuma fazer uma refeição off, e se faz o que seria?
Parabéns pelos resultados! Uma refeição off não tem problema e até faz bem. Eu costumo fazer dieta low carb com 1 ou dois dias com muitos carbos e pouca gordura e proteína.
Às perguntas das mulheres você responde seca ou ironicamente… Aos questionamentos dos homens são laudas e explicações detalhadíssimas… Estava achando interessante suas dicas, mas vejo que seu foco é a definição muscular. Condena os esportes de endurance. Realmente, com estes jejuns é impossível manter performance em qualquer esporte. E já começo a me perguntar como fica o raciocínio, a memória e a lógica…
Não tem nada a ver com o género de quem faz as perguntas, mas sim com as perguntas em si. Não respondo a perguntas já respondidas em outros comentários ou no artigo. Tenho gosto em responder a perguntas inteligentes. Tal como a sua pergunta sobre o raciocínio é o foco mental… Já foi falado no artigo.
Bom dia Pieter! Essa é minha terceira pergunta aqui no seu artigo, rsss.. Tem me ajudado muito! Seguinte, atrapalha fazer uso de algum medicamento durante o jejum?
Por exemplo, eu geralmente faço o jejum 16/8 (janto às 19 hrs e só vou almoçar no outro dia ao meio dia). Assim qe eu acordo, tomo uma cápsula de 240 mg de cafeína e um comprimido de oxalato de escitalopram (ESC). Na hora do almoço tomo uma cápsula de polivitamínico. Quando preciso viajar, eu tenho que tomar Dramin, se não passo mal. Todos os dias à noite tomo anticoncepcional. Algum desses remédios, se tomados em jejum, atrapalham? Muuuito obrigada!
O melhor é ver na bula de cada medicamento como tomar. Alguns são para tomar em jejum, outros com as refeições. No caso do polivitamínico é melhor tomar com as refeições de forma a aumentar a absorção.
Bom dia! Tomar café com óleo de coco quebra o jejum?
Quebra o jejum, mas não aumenta os níveis de insulina. Eu recomendo! Há várias receitas boas: café com manteiga + canela + MCT, café com manteiga + óleo de coco. Gengibre também dá um bom sabor e tem benefícios!
Muda muito usar o óleo de coco tradicional para o MCT? No café da manhã junto com a ghee…
Os dois são bons. Eu testei o MCT durante 2 meses e gostei. O óleo de coco tem menos MCT’s, mas é um produto natural.
A endócrina me receitou Xigduo XR 10/1000, mas em meus exames constam insulina 3,30 e glicemia 72,70. O que essa medicação pode causar se minha alimentação é low carb e 3 a 4 dias da semana pratico jejuns de mínimo 18h e máximo de 24h? O cardiologista suspeita que ela medicou para “secar” a gordura e que em meu caso é totalmente contraindicado.
Queria tirar uma dúvida, ouvi um médico no facebook dizendo que poderia fazer um jejum intermitente durante a noite. Tipo minha ultima refeição foi às 21h e irei comer novamente somente as 9h, quebrando o mesmo com um café sem açúcar ou um chá de sua prefêrencia. Eu faço isso e durante toda a manhã eu tomo bastante água, almoço (geralmente massa, carne ou arroz ou batata cozida) ao meio dia pois estou no trabalho e tenho que comer essa hora. Às 15h como uma bolacha de aveia e às 19h tenho treino de uma hora de muay thai e assim vai o ciclo. Acha que daria para incrementar algo a mais? Estou acima do peso, não chega ser uma obesidade, mas já reparei que minhas roupas estão largas demais e ainda não tive coragem de subir na balança. Agradeço desde já.
Fazer o jejum e depois comer carboidratos não vai obter resultados satisfatórios… Tente o low carb ou Paleo… Falaeee Pieter Christiaens…
Certo Ruan!
Estou lendo bastante sobre o JI. E achei maravilhosa sua matéria; completa e acessível. Desde já muito obrigada por compartilhar seu conhecimento e experiência. Só gostaria de te pedir uma ajuda com relação ao período do jejum… Eu acordo as 5h da manhã e treino geralmente de 5:40 às 7. Faço pouco aerobico e musculação. Amo musculação e detesto esteira e elíptico. Tenho muita gordura corporal em regiões específicas (braços, quadril e adutora) e as famosas dietas de 3 em 3 horas não tem me dado resultados satisfatórios. Meu horário maior de fome é a noite… E acho que é a parte do meu dia que mais me fez engordar, já que eu sinto muita fome… Como e durmo cedo porque acordo cedo. Logo pensei em tentar o JI no período da noite. Tipo… pensei em fazer minha última refeição as 17h ainda no trabalho; e voltar a fazer próxima só às 7h do outro dia (14h). Mas minha preocupação é… Eu posso treinar estando no período do jejum? O que você recomendaria, qual melhor período do meu dia para o jejum? Só posso treinar esse horário da manhã.
Faça a experiência e veja como se sente.
Só isso? Experiencia e ver como se sente? A questão do jejum a exercicios de alta intensidade não poderiam destruir a massa magra em vez de consumir a gordura? Pergunto porque também treino pela manhã. Gosto do aeróbico em jejum, mas como a intensão é ganhar massa e perder gordura tenho medo que o jejum acabe virando contra…
Água com gengibre quebra o jejum? Eu faço um de 24h toda semana, já chequei a fazer de 60 horas. Pra mim da tudo certo, a fome só aperta no primeiro dia. Depois nem lembro de comida. Quero fazer regularmente o de 36, e já li em muitos lugares que o gengibre potencializa a perda de gordura…
Olá Pieter! Às vezes faço jejum de 14 horas, só que bebo um copo de água com vinagre de maçã mal acordo e bebo um café com 1 colher de sobremesa de óleo de côco. Estou a quebrar o jejum desta forma? Obrigada!
Na teoria quebra o jejum, mas não cria resposta insulínica e tem a maioria dos benefícios do JI.
Muito obrigada pela resposta!
Olá. Gostaria saber fazer jejum 16 horas. Não entendi sobre glicose. Não tenho diabete, só obesidade 3. Me explica por favor eu agradeço.
Oi Melina, os carboidratos são transformados em glicose que é transportada para a corrente sanguínea. Quando há mais do que algumas gramas de glicose na corrente sanguínea o pancreas liberta insulina. A insulina transporta a glicose para dentro dos músculos ou armazena a glicose na forma de gordura. Para emagrecer é necessário baixar a ingestão de carboidratos ou fazer jejum e isso ajuda a queimar gordura.
Então mesmo assim eu não tenho diabete, posso emagrecer tranquilo com dieta saudável sem preocupar com a insulina?
Leia o artigo outra vez. Está tudo explicado. Se você tem obesidade grau 3 então a reeducação alimentar é o primeiro passo.
Gostaria de agradecer, pois a aproximadamente 2 meses iniciei o jejum intermitente e notei que desenvolvi maior controle em relação à compulsão alimentar (não sinto fome, me alimento somente para nutrir o corpo). Como somente 2 ou 3 vezes ao dia, as refeições não são porções grandes, com os alimentos certos já me sinto saciada, creio que adquiri um estilo de vida. Só de olhar doces, bolos, produtos industrializados meu estômago embrulha e sinto ânsia de vômito. Creio que desenvolvi uma intolerância ao açúcar, o que anteriormente era um vício em meu cérebro. Eliminei de forma significativa gordura corporal, confesso que não estive tão magra em toda minha vida (nem quando eu me submeti a uma lipoescultura corporal). Enfim, lamento ter sido enganada durante tantos anos por nutricionistas e profissionais ligados à saúde. Quando reclamava que quanto mais comida eles indicavam, mais eu engordava, eles alegavam que meus treinos não eram pesados o suficiente (um absurdo). Mais uma vez agradeço ao SaudeIdeal por me ajudar tanto!
Fico feliz por saber dos seus bons resultados! Continue assim!
Sou atleta de culturismo e após varias preparações não consigo baixar mais meu peso e BF… Qual jejum você me indica? Estou com 15% de BF e 31 kg de massa magra…. Até outubro preciso chegar aos 9% de BF.
Oi Cris, eu tenho pouco conhecimento sobre preparações de atletas para competições. O jejum ajuda a baixar a gordura corporal, mas não funciona bem para chegar a percentuais extremamente baixos. Para as mulheres um BF abaixo de 15% é muito difícil e depende de fatores genéticos.
Olá sou vegetariana e estou uns 15 kg acima do peso. Queria saber como posso proceder nesta dieta.
Boa tarde, posso considerar kibe feito com trigo, proteína texturizada de soja e carne moída minha porção de proteína?
Só a carne.
Bom dia, gostaria de saber se Gengibre, canela, chá verde, Limão, café sem açucar, se algum deles podem quebrar o jejum, ou se podem ser consumidos sem problemas durante a parte do jejum?
Primeira vez que leio sobre o JI. Já fiz várias dietas, algumas até que funcionaram, só que após 1,5 meu peso estagnou e não consigo mais baixar de peso. Entendi o processo, só que minha dúvida é a seguinte: estou apostando no treinamento funcional todos os dias, é aconselhável fazer esse tipo jejum?
Eu vou emagrecer fazendo o JI de 16 horas, mais tomando a água com limão na parte da manhã?
Dá para mascar gengibre durante o JI para evitar o mal hálito?
Dá.
Foi muito bom ler sobre o assunto. Vou iniciar hoje e ver os resultados preciso perder 15 kg até dezembro. Obrigada a todos por compartilhar informações.
Olá Edileuza! Tenho vontade de começar o JI e gostaria de saber se você está tendo resultado? Aguardo e obrigada!
Olá. Achei muito interessante o artigo, ainda não tinha ouvido falar do JI. Minha rotina é bem diferente da maioria dos comentários. Trabalho e estudo, desde que mudei de cidade engordei cerca de 20Kg, e já fiz de tudo e não consigo emagrecer. Por não ter tempo de praticar atividade física também é complicado, jogo vôlei e sempre não estou de escala no trabalho, vou aos treinos. Mas me sinto pesada, sou atacante, e não consigo mais saltar como antigamente. Fiquei muito interessada nesse método, pois eu geralmente como de manhã, e almoço pelas recomendações de comer de 3 em 3 horas, não por ter fome. Minhas refeições se concentram mais no período da noite e quando volto para casa da faculdade. Não sei se seria recomendado, devido ao horário. Mas eu poderia fazer o jejum entre 23h e 15h? Seria melhor seguir o protocolo de 16 horas ou o de 20h?
A maioria das estudantes ganham peso quando saem de casa porque mudam a alimentação e têm mais estresse. Um aumento de 20 quilos de peso é causado por uma variedade de fatores e a preiodização da alimentação não é a mais importante.
Eu tenho uma dúvida com relação a perda de massa muscular. Você fala que não recomenda musculação em jejum. Mas eu gosto e consigo fazer jejum de 16 horas a partir das 19h e fico até as 12h do dia seguinte. Só que um único horário que tenho prá treinar é pela manha. Portanto, faço todo o treino em jejum. As segundas, quartas e sextas (1 hora de muay thai e treino de perna) e nas terças e quintas (ritmos, step e treino de braço). Fico preocupada em estar perdendo massa. Quero muito definir. Obrigada.
Olá! Comecei o jejum e estou amando, 3 dias e já me senti menos inchada. Quero começar o treino de musculação, mas infelizmente só posso ir durante a noite às 8:30 por causa do trabalho. Isso é ruim? Porque você disse que o melhor seria treinar logo após a primeira refeição, mas faço a minha às 13 horas. Posso fazer mesmo assim?
Durante o jejum pela manhã, posso ingerir um termogênico?
Oi Douglas. Pode sim. O café combina bem com o jejum.
Pieter, beber água com limão e gengibre quebra o jejum? O limão é carboidrato daí a dúvida… e canela? Quebra ou e melhor não usar no JI? Obrigada!
O que é cardio? Não entendi. Por exemplo posso correr durante 15 segundos e caminhar por 45 segundos, repito esse exercício por 7 vezes, é o suficiente?
Amélia, você pode entender cárdio por atividade aeróbica, e o que você evoca, aparentemente é um treino intervalado, um modelo simples. Há intervalados muito mais eficientes, por exemplo o protocolo Tabbata, MAS, atenção, fazê-lo sem acompanhamento de um especialista (educador físico) e sem uma prévia avaliação da sua condição cardiovascular e principalmente, e ainda, sem respeitar seus próprios limites (que você precisar conhecer), implica em um risco alto e com consquências imprevisíveis. Espero ter ajudado. PS: o referido protocolo dura só 4 minutos, 20 de esforço e 10 de pausa, mas a intensidade gira acima de 90 porcento? Vai manso porque a menos que você viva de imagem os excessos cobram um preço que depois você não vai querer, nem poder pagar-tipo vender a alma… Sacou?
Adorei esse conteudo. Engordei 23kg na gravidez e foi difícil voltar ao meu peso. Fiz dietas loucas e sempre voltava ao peso de novo, até que um dia conheci o estilo de vida low carb e com mais curiosidade o jejum. Faço a combinação dos dois, low carb dia de semana e de sexta até domingo o jejum. Em duas semanas eu eliminei 5kg e fui dos 73kg aos 68kg. Preciso eliminar mais 8kg, mas agora estou no caminho certo.
Parabéns pelos resultados! Continua assim!
Gostaria de saber se o JI funciona da seguinte forma: tomo café da manhã geralmente às 7:30. O jejum pode ser feito após esse horário?! Pulando o almoço no caso?! E vir a comer so à noite!
Não. É melhor adiar ou saltar o café da manhã ou saltar o jantar.
Olá. Gostaria de saber se o jejum é recomendável para quem fez a cirurgia gástrica?
O café durante o jejum pode ser com óleo de côco?
Pode.
Olá! Tenho 46 anos, peso 56 kg, tenho 1.56 e treino à 8 anos. Minha massa muscular 41% enquanto que minha gordura é 21%. Gostaria de saber se posso fazer o jejum pra secar, mas não quero ficar magra e sim sarada.
Olá Pieter, gostaria de mais informações sobre o jejum para quem malha pela manhã. Treino todos os dias às 6:00 da manhã. Há algum problema? Ou caso eu não me sinta fraca tudo bem fazer? Poderia tomar um café com óleo de coco de manhã como pré treino e desjejuar às 10:00 com omelete e legumes? Ou o correto seria fazer a última refeição às 14:00 para que às 16 horas se encerrem antes que eu vá para academia? Qual a melhor opção?
Bom dia pieter! Parabéns pelo seu site e pela maneira tão solicita e prestativa em esclarecer as dúvidas de todos! Amigo, tenho 34 anos, pratico musculação 4x por semana à 15 anos, tenho 1.80 cm 82 kilos com 8% de gordura corporal. Minhas dúvidas são: sempre treino no horário de meio dia, acordo sempre às 10 da manha com muita fome! Sera que se eu fazer um jejum diário de 12 horas, fazendo minha última refeição às 22 horas, acordaria às 10 da manha e faria minha refeição pré treino (meio abacate, 20 gramas de cacau em pó 100% puro, 40 gramas de albumina, 30 gramas de farelo de aveia, 5 gramas de canela em pó, tudo batido em água). Seria um bom jejum de 12 horas! De 1 ano pra ca comecei a utilizar a dieta low carb e realmente perdi muita gordura corporal! Penso nos dias que eu não treinar, tirar esse café da manhã, almoçar às 13 horas, que daria um jejum de 15 horas, faria isso 2x por semana! Vale a pena eu ter esse jejum diário de 12 horas e fazer 2x por semana no meu descanso um jejum de 15 horas? Viso obter definição muscular! Desde já agradeço pela sua atenção! Deus te abençoe!
Sim, parece um bom plano!
Olá Pieter, gostaria de saber o que você come depois do treino e no jantar (em detalhes por favor). Eu não tomo o shake de proteina, então qual seria a minha opção depois do treino? E qual é a sua porção nos dias de treino e os dias que não treina come a mesma coisa? Obrigado Pieter.
Para mais informação das refeições veja o artigo sobre Como Ganhar 9 Kg de Massa Muscular em 9 Meses. Antes comia mais nos dias de treino, mas agora com os treinos de alta intensidade curtos não aumento a ingestão calórica.
Para confirmar se compreendi, minha ultima refeição é as 21 horas e volto a comer às 16 horas (intervalo de 14 horas). Me alimento e no meu caso treino às 19 horas, me alimento novamente e continuo o ciclo… Quais sãos os alimentes mais indicados para essas refeições?
Amigo, já sou acostumado com o jejum. Tenho dieta vegana e me alimento com muitas grutas. No almoço como 1,5 kg de comida, sendo boa parte salada, feijão e batata. Então, estou visivelmente abaixo do peso. Entrei na academia faz 2 semanas. Gostaria de saber se com o jejum intermitente de 18 horas, comendo cerca de 3kg de comida na janela (eu consigo), eu consigo ganhar peso e aumentar o volume, ou vou emagrecer?
Oi Bruno, com uma dieta vegana fica difícil ganhar massa muscular. Os dois problemas principais são as baixas calorias e a falta de proteína. Em fase de manutenção eu como cerca de 1,5 a 2kg de vegetais por dia, 1kg de fruta e 500 a 800 gramas de carne/peixe/ovos por dia. Na fase de aumento de massa preciso comer batata e arroz para aumentar a ingestão calórica. Eu estou com 82kg agora. Tudo depende do seu peso. Eu sugiro você a utilizar um aplicativo para contar as calorias e macros só para ter uma ideia onde você está. Para aumentar de peso precisa de comer umas 400 a 600 calorias a mais do que você queima. O jejum dificulta muito o aumento de massa nos homens, simplemente pelas quantidades necessárias a comer.
Tenho 46 anos, 1,67 – 86kg – estou um pouco acima do peso, pratico MTB e faço musculação 3x na semana. Será que esse jejum intermitente do LeanGains 16/8 daria certo para mim? Pergunto isso por já estar com uma idade avançada…
Não é idade avançada. Comece a fazer 2x por semana e veja o que acontece.
Vou fazer e depois trago uma resposta… Obrigado pela atenção!!!
Pieter, na janela de 8 horas de alimentação posso incluir um T_Sek para ajudar na retenção líquida? Já estou no quinto dia e seguindo… Eliminei 3kg, mas sei que isso é água… Fazendo também o low carb… Sigo a diante! Grande abraço e obrigado por toda atenção!
Nunca utilizei esse suplemento.
Boa tarde. Tenho 34 anos e já pratiquei musculação e dieta, porém agora estou com bebê pequeno e gostaria de perder 6 kg sem fazer musculação por enquanto. Tenho 1,72 de altura e peso 69 kg. Pelo que eu entendi, mesmo eu fazendo o jejum intermitente eu tenho que consumir na janela de alimentação uma quantidade calórica inferior ao gasto calórico diário? Estou fazendo uma dieta de 500 calorias diárias dividias entre café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar. Imagina a situação? Como dividir 500 calorias nesse tanto de refeições? Complicado. Estou tomando HCG e em low carb. Poderia continuar com as mesmas 500 calorias, mas comer uma vez ao dia somente na hora do almoço ou na janta?
Eu devo contar as horas de sono como parte do jejum?
Posso ingerir maltodextrina antes do treino, apesar de estar em jejum de 16 horas?
Não faz sentido. Só faz sentido em duas situações: no pós-treino juntamente com proteína ou durante uma maratona. É muito melhor comer uma banana.
Por favor, poderia me dizer se posso inverter esse jejum? Assim… Parar de comer às 4 da tarde, treinar no dia seguinte pela manhã e comer lá pelas 9 ou 10 da manhã? Tenho dificuldades de pular o café da manhã, além disso minha disponibilidade de malhar é pela manhã.
Posso fazer o JI junto com a dieta cetogênica?
Pode e deve, porque pró jejum intermitente fazer efeito de verdade e consumir a gordura de verdade o ideal é que o corpo esteja em cetogenese. Então manter 5 dias de carboidrato abaixo de 40gr por dia e outros dois com o carbo mais elevado pra ganhar energia é o ideal durante o jejum intermitente de 14 horas para mulheres e de 16 para homens.
Oi, no momento estou sem grana e gostaria de saber se posso fazer esse jejum e nas janelas comer arroz só que moderadamente. E também gostaria de saber se eu, como mulher tenho que fazer 14 horas e não 16 horas. Obrigada.
Olá, acho que se sua intenção é perder peso o arroz não é legal (minha opinião). Jejum de 14 horas para as mulheres… Fala ai Pieter…
Mulher 14 horas. Eu utilizo arroz branco no pós treino e tenho bons resultados.
Tenho 67 kg, malho à 11 meses e gostaria de fazer o JI. Gostaria de saber se isso vai fazer eu catabolizar. Não uso suplemento, apenas faço dieta. Como muitas saladas, legumes, leite, carne e ovos. Quero fazer esse teste durante 1 mês. Malho 80 min. Queria fazer das 18:00 às 10:00. Malho de segunda a sexta e às vezes sábado também. Quero fazer terça, quinta e domingo. Vou ganhar bastante massa muscular? Vou perder bastante gordura? E mais, tenho 17 anos e quero ficar com volume muscular. Quero perder apenas essa capa de gordura na barriga, não necessariamente definir o abdômen, mas quero ficar sem vergonha ao tirar a camisa.
Boa noite! Posso tomar chimarrão com ervas mate sem açúcar durante o jejum?
Sim, ajuda a controlar o apetite.
Olá… Ótimo conteúdo, estou fascinada pelo tema. Dúvida… Treino CF e funcional 6 dias por semana intercalados às 18 horas. Minha última refeição ocorre entre as 20h30 e 21h e inicio o jejum até às 12hs. Qual seria o pré treino ideal? PS: não sou diabética e tem tenho excesso de peso 1.70 com 61kg. Muito obrigada.
Comecei a fazer o jejum de 16 horas e em uma semana perdi 4 quilos.
Pieter, tenho uma dúvida… Ao contrário da maioria das pessoas eu sinto fome pela manhã e não à noite. Comecei a fazer o jejum intermitente, mas tomo apenas café da manhã e almoço. Meu horário de treino é as 18:00 e não como nada após o treino! Tem algum problema em não comer nada após o treino? Meu objetivo é emagrecer e ganhar um pouco de massa magra!
Boa noite Pieter, tenho uma dúvida. Sinto fome de manhã e não à noite. Quero começar o jejum intermitente, tomando só café e almoçando, mas meu horário de treino é às 18:00. Eu não como nada após o treino o meu objetivo é emagrecer e ganhar massa magra… Tem algum problema em não comer nada após o treino fazendo o jejum?
Dá para fazer, mas tudo depende da intensidade do treino e do défice calórico. Não recomendo se a dieta for muito hipocalórica e o treino for intenso. Eu faço jejum nos dias em que não treino, ou treino em jejum e como depois.
E no caso de você fazer atividades físicas de alta intensidade logo pela manhã? Sou ciclista e costumo pedalar 3h antes de trabalhar.
Oi! Gostei muito da matéria, só tenho uma dúvida, quero começar a fazer a o jejum de 14 horas, sei que devo começar fazendo 2 ou 3 vezes por semana, mas depois, devo fazet todos os dias ou continuar só 2 ou 3 vezes por semana?
Olá. Comecei o jejum intermitente há 2 dias, que estou a fazer o de 16/8. Então meu dia começa eu comendo uma fruta às 05:40 da madruga (pois eu malho às 06:00 da manhã). Tomo café às 07:30. Almoço às 11:30 e às 13:30 como uma salada de fruta pura. Às 13:30 é a minha ultima refeição e só volto a comer algo às 05:40 da madruga do outro dia. Estou fazendo certo?
Comecei com esa dieta e perdi rapidamente 7 kgs mas estacionei à mais de um mês e preciso perder mais peso. Que faço?
Aumenta o tempo do jejum…
Estou fazendo JI há 26 dias, já se foram 6kg. Estou muito satisfeita, é perfeito pra mim. Não me adaptei com nenhuma dieta de restrição, pois se for pra comer que seja comer bem. Aos domingos não consigo fazer o jejum, mas durante a semana é super tranquilo, pois fico no trabalho e na correria nem lembro de comida. Seu artigo me deu uma luz, pois nesses últimos dias eu tenho mascado chiclets na parte da tarde e nem tinha pensado que é errado fazer isso devido ao açucar. Mas agora vou evitar! E realmente nestes últimos dias tenho notado que a perda de peso estacionou. Tomo muita água e chás, ajuda muito na ansiedade principalmente e pratico HIIT em dias alternados. Obrigada pelas dicas! 😉
HELP. Estou fazendo uma janela de 4 horas (das 20h até as 00h) e low carb (não sei se é low carb, cetogenica… porque estou praticamente sem comer frutas também e varios legumes com muito carboidrato). Não me sinto fraca, estou consumindo bastantes gorduras boas. Mas gostaria de saber se esse tipo de JI é ideal para emagrecer.
Obrigada.
Olá! Tenho 1,57 e estou pesando 58 kg. Quero perder 7 kg, faço academia às 12:00 em torno de 40 min. Como faço? Faço jejum, tomo só uma xícara de café com leite e posso comer tipo às 13:00, mas dai acho muito tempo sem comer, o que você me recomenda? Obrigada!
Olá. Comecei JI faz uma semana. Quando acordo tomo um copo de vitamina de banana depois só almoço e não janto. Estou indo bem?
Pieter, olá. Quem sofre com os transtornos do hipotireodismo podem fazer esse JI? E fazer uso da dieta detox?
Pode uma dieta paleo e jejum algumas vezes por semana.
Eu amamento durante a madrugada somente. Tenho 1,60 e 65 kg. Quero eliminar somente gordura abdominal, pois pernas e braços são magros. Posso fazer o JI? Se negativo, qual a melhor dieta para meu caso.
Treino pela manhã, 6:30. Como posso fazer o jejum 16/8?
Deixe para comer mais à noite, por exemplo: Eu durmo das 00:00 até às 08:00 e treino às 8:30. Então minha última refeição é às 23 horas, pois assim quando eu acordar tenho uma certa quantia de energia para usar.
Olá. Estou interessada nesse método, pois malho há mais de um ano e tenho alimentação saudável porém sem resultado! Parece que algo está bloqueado muita rotina! Minha última refeição é às 21:00 e malho às 07:00 da manhã. Devo ingerir o quê antes de malhar e em seguida para não catabolizar! Consegui ficar 16 horas de jejum, porém me senti fraca após a academia! Devo ingerir algo?
Olá. Fiquei na dúvida sobre quantos dias devo fazer o JI.
Não existe quantidade de dias certos, eu por exemplo faço todos os dias…. isso não é uma dieta propriamente dita e sim um estilo de vida. Você tem que pensar da seguinte forma: quanto mais tempo eu passar em jejum mais meu corpo vai usar a energia armazenada. Obs: Não é só fazer o jejum intermitente que você vai emagrecer pois, não adianta ficar 20 horas sem comer e quando for comer vai lá no BK e pede 4 Wooper Furioso.
Adorei, já estou fazendo e estou me sentindo bem. Faço 16 horas de jejum e duas refeições na janela de 8 horas.
Oi Ivonete, bom dia… Me explica com detalhes como você faz. Eu li e li o texto mais são muitas informações. Gostaria que me falasse em detalhes o que você faz, pode ser? Obrigada.
Diomar, basicamente pelo que eu entendi a Ivonte fica 16 horas sem comer e durante as 8 horas restantes ela come apenas 2 vezes. Por exemplo: ela começa o jejum às 00:00. O jejum termina às 16. A 1º refeição é às 16 horas. A 2° refeição é às 00 horas. E o ciclo se repete.
Assim, todos os dias pulo o café da manhã, almoço por volta do meio dia e durmo cedo. Então meu jejum dura umas 17, 18 horas. Posso seguir essa rotina? Ou não? Gostaria de emagrecer.
Claro que pode, a rotina quem faz é você… Se você se sente bem fazendo de 17 à 18 horas de J.I., pode fazer sim.
Oi. Eu malho de manhã… Acordo às 5h e começo na academia às 6h. Como posso fazer? Ah… Eu malho de segunda a sexta.
Você pode fazer as refeições antes de dormir. Assim quando acordar terá uma reserva de energia para o uso. Um conselho, coma uma quantidade boa de gordura na última refeição, como por exemplo abacate.