Um dos mitos do emagrecimento é a necessidade de comer muitas refeições pequenas ao longo do dia. Estudos mostram que comer de 3 em 3 horas é um mito e não há vantagem em comer refeições pequenas com mais frequência. Então é possível otimizar a perda de gordura comendo menos refeições? Sim, e o jejum intermitente pode ser uma estratégia útil.
O jejum intermitente consiste em limitar a ingestão de alimentos a um periodo de 12 a 23 horas do dia. O periodo de alimentação é chamado de janela alimentar. Este método não é novo e há até um estudo de 1973 em que um homem ficou 382 dias sem comer e emagreceu 122 quilos!
Este método está cada vez mais popular pelos seus resultados e por ser tão prático de seguir. O jejum torna a restrição calórica mais fácil e tem vários benefícios: acelera o metabolismo, aumenta a sensibilidade à insulina, regula a pressão arterial e leva a uma otimização hormonal.
O jejum também afeta a mente: melhora a concentração e diminui os sintomas da depressão e da ansiedade.
Existem vários protocolos que estão explicados mais à frente. Em 2013 eu utilizei o jejum de 16 horas, 3 a 4 vezes por semana para perder barriga. Todo o processo está explicado no artigo Como Ganhar 9 Kg de Massa Muscular e Definir o Abdômen em 9 Meses.
Mas atenção… O jejum não faz milagres. Para ter bons resultados é necessário comer com qualidade e na quantidade certa.
O horário alimentar é a cereja no topo do bolo… É apenas um detalhe! Sem os alimentos certos antes e depois do jejum a fome fica insuportável.
Antes fazer jejum intermitente eu recomendo a leitura dos seguintes artigos:
- 12 Passos da Reeducação Alimentar – O artigo mais importante que publiquei que os gordos adoram ignorar.
- Mentiras da Alimentação Saudável – Evite os maiores erros da reeducação alimentar.
- Protocolos da Dieta Low Carb – Conheça as variantes mais importantes da dieta do carboidrato.
- Como Emagrecer Até 7 Kg em 1 Mês – Um plano para emagrecer de vez com os princípios da nova reeducação alimentar.
- Cardápio Paleo e Low Carb para Emagrecer – Um cardápio semanal com dezenas de receitas para um emagrecimento saudável.
- Jejum Intermitente para Mulheres – Como evitar o problema da falta de menstruação.
Depois de acertar a qualidade e a quantidade dos alimentos da sua dieta já pode começar a jogar com o jejum. Aqui está um vídeo a explicar como fazer jejum intermitente:
O protocolo mais comum de jejum intermitente é não comer durante 16 horas, e comer todas as refeições nas 8 horas restantes. Outro exemplo é fazer jejum durante 20 horas e ingerir todos os alimentos em uma janela de 4 horas. Alguns protocolos indicam parar de comer durante um dia inteiro, e comer só no dia seguinte.
Durante o jejum pode beber água, café sem açúcar e chá sem açúcar. Eu recomendo um café americano durante a manhã, chá verde, chá de gengibre ou chá de hibisco. A cafeína ajuda na supressão do apetite e torna torna tudo mais fácil.
Para perceber a teoria é que o jejum é tão antigo como o homem. Sem contar os últimos cinquenta anos, comer três ou mais refeições diárias nunca foi uma rotina do ser humano. Os nossos antepassados ficavam dias sem comer até caçarem uma presa, e depois comiam muito durante alguns dias.
Pesquisas sugerem que o nosso organismo reage bem ao jejum e que os hábitos alimentares atuais desregulam o nosso metabolismo e pioram a saúde levando à obesidade e diabetes tipo 2.
Vou falar dos benefícios do jejum, dos protocolos mais conhecidos e dar dicas para enganar a fome e controlar o apetite.
Comer ou Não Comer o Café da Manhã?
Existe muita informação contraditória sobre o número de refeições ideal para otimizar a saúde e o emagrecimento. Com certeza você já ouviu afirmações como “o café da manhã é a refeição mais importante do dia”, “o café da manhã turbina o metabolismo”, “comer 6 refeições pequenas mantém o metabolismo acelerado”… Será verdade?
A maioria das pessoas acredita que o café da manhã é necessário para começar o dia com energia, e que esta refeição ajuda a emagrecer. Estudos observacionais mostram que as pessoas que saltam o café da manhã têm mais probabilidade de ser obesas do que quem come o café da manhã. Apesar de existir uma correlação entre tomar o café da manhã e um risco menor de obesidade, isso não prova que tomar essa refeição é a melhor escolha.
Fechar a Boca e Sentir Fome É Saudável!
O jejum intermitente é uma forma prática de restrição calórica, pois não é necessário contar calorias e pensar na dieta todo o dia.
No início é difícil porque o organismo está habituado à ingestão constante de carboidratos. Desde um suco de fruta, refrigerante, um gelado, um lanche, um ou café com leite e açúcar e as refeições – a insulina está sempre presente e o corpo não tem oportunidade de queimar gordura.
Durante um jejum o organismo tem tempo para desintoxicar, e se você estiver num déficit calórico vai queimar gordura.
Acelerar o Metabolismo e Queimar Gordura
Todos já ouvimos falar do “modo de hibernação”… Será que ingerir poucas calorias desacelera o metabolismo para poupar energia?
O metabolismo começa a desacelerar depois de 60 horas de jejum, mas acelera depois de 36 a 48 horas de jejum.
Passar fome de verdade acontece depois de 3 dias sem comer, quando a principal fonte de energia é o catabolismo. O catabolismo é quando a massa muscular é transformada em aminoácidos que são utilizados como fonte energética. Podemos então concluir que o jejum até 36 horas é seguro e não desacelera o metabolismo.
A restrição calórica de longa duração pode desacelerar o metabolismo, mas no caso do jejum bem feito isso não acontece. A chave para manter o metabolismo acelerado são os dias com mais ingestão calórica que permitem manter os níveis de leptina elevados (a leptina regula a saciedade e é um dos hormônios mais importantes na regulação metabólica).
Benefícios do Jejum Intermitente
O jejum tem os seguintes benefícios físicos e psicológicos:
- Fazer jejum de 24 horas alternado tem os seguintes benefícios: elimina gordura, diminui a pressão arterial, melhora a sensibilidade à insulina e reduz o estresse oxidativo. Melhora a sensibilidade à insulina ajuda a combater a síndrome metabólica e a diabetes.
- O jejum intermitente acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura. O jejum é mais efetivo para emagrecer e melhorar a resistência à insulina do que comer várias refeições ao dia. Este estudo foi efetuado em mulheres jovens com excesso de peso e obesidade.
- O jejum de 40 horas aumenta o hormônio de crescimento em 5 vezes.
- Aumentar o tempo entre as refeições pode melhorar a saúde cerebral.
- O jejum com restrição calórica ajuda a diminuir os sintomas de depressão como a confusão, raiva e a tensão.
- A restrição calórica e o jejum induzem a autofagia (o processo de eliminação de toxinas, reparação e autodestruição de células). A autofagia é importante para manter massa muscular e atrasa os efeitos degenerativos do envelhecimento.
- Previne a obesidade e doenças metabólicas. Mesmo ingerindo a mesma quantidade de calorias, o jejum melhora a tolerância à glucose, diminui a resistência à insulina e a inflamação.
- O jejum intermitente tem a maioria dos benefícios da restrição calórica, e pode até ser mais benéfico. Restringir a ingestão alimentar através do jejum ou da restrição calórica é benéfico, mas a restrição calórica pode levar à diminuição da densidade óssea e do sistema imune. O jejum intermitente não obriga à restrição calórica e evita essas desvantagens.
Além de ser um método prático de restrição calórica, permite a desintoxicação, a recuperação de vários processos biológicos e tem benefícios de antienvelhecimento.
O Jejum Intermitente É Para Todos?
O jejum tem benefícios, mas será que funciona melhor do que uma dieta saudável tradicional com 4 ou 5 refeições por dia? Essa pergunta é difícil de responder, pois não existem estudos suficientes para fazer essa afirmação.
Se você for obeso, não gosta de fazer exercício físico, quer perder gordura e ficar mais saudável, então o jejum pode ser uma boa opção. Se você é saudável e faz exercício físico com regularidade torna-se difícil dizer se o jejum é superior a um plano alimentar saudável.
Eu faço jejum intermitente há cerca de 2 anos e consegui uma boa massa e definição muscular. O jejum funciona e é muito prático para mim, mas não sei dizer se teria melhores resultados com 5 refeições pequenas.
Para algumas pessoas é muito difícil controlar o apetite durante um déficit calórico. Para quem tem muita dificuldade em ficar mais de 12 horas sem comer não há razão para sofrer tanto. A vantagem do jejum é que você faz o sacrifício no início do dia e depois tem mais liberdade para comer. Num plano de várias refeições é necessário fazer o controlo de porções corretamente ou não vai ter resultados.
Por outro lado, existem pessoas que preferem comer um número menor de refeições e aumentar o tamanho das refeições, o que ajuda a seguir a dieta. Isso depende da mentalidade de cada um.
Protocolos de Jejum Intermitente
Existem várias modalidades de jejum intermitente…
Jejum de 16 Horas com Janela Alimentar de 8 Horas
Este é o método popularizado pelo Martin Berkhan do LeanGains.com e funciona da seguinte forma:
- Jejum de 16 horas (14 horas para as mulheres). Não comer e não beber calorias. Café, chá e outras bebidas sem calorias podem ser consumidas.
- Janela alimentar de 8 horas, 10 horas para as mulheres.
- Comer muita proteína, comer mais carboidratos e calorias nos dias de treino. Comer mais gordura e menos calorias nos dias de repouso.
- A refeição pós treino é gigante, com cerca de 50% das calorias diárias.
Este método foi desenvolvido para praticantes de musculação que querem ter um corpo sarado enquanto ganham ou mantém massa muscular.
Jejum de 16 Horas, 4 Horas de Proteínas e 4 Horas à Vontade
Este é o método de jejum intermitente foi popularizado pelo Jason Ferrugia no livro “Renegade Diet”.
- Jejum de 16 horas. Tomar um ou dois cafés durante a manhã para controlar o apetite.
- Quebrar o jejum com uma refeição pequena e rica em proteínas e gorduras, como uma omelete com 2 ou 3 ovos, alguns vegetais e uma água de coco.
- Treino de musculação de durante a tarde. O ideal é fazer o treino uma ou duas horas depois da primeira refeição.
- Depois do treino comer uma ou duas refeições grandes.
Este método combina o jejum intermitente, dieta paleo e o carb backloading.
Jejum de 24 Horas
Este método simples é chamado de “Eat Stop Eat” e foi criado pelo Brad Pilon.
- Fazer jejum de 24 horas, uma ou duas vezes por semana. Pode começar o jejum quando você quiser, mas tem de ficar 24 horas sem comer.
- Depois do jejum basta fazer uma refeição normal. Não tente comer mais do que normalmente.
- Fazer exercício físico regular.
Este método é recomendado para as pessoas que não estão muito preocupadas com a composição corporal mas procuram os benefícios de saúde do jejum intermitente. Mas fica o aviso… Não é fácil ficar 24 horas sem comer.
Jejum Diário de 20 a 22 Horas
Este método foi popularizado pelo Ori Hofmekler no seu livro “The Warrior Diet”.
- Comer uma refeição gigante por dia, preferencialmente o jantar. A janela alimentar é de 2 a 4 horas.
- Você pode comer um pouco de fruta e vegetais durante o dia, mas o mínimo de proteína até à refeição principal.
- O exercício físico deve ser feito em jejum.
Fazer um jejum longo não é fácil e muitas pessoas contornam as regras e comem demais. Uns fazem o jejum sem comer, mas outros não aguentam e comem antes.
Jejum de 36 Horas
Este método é similar ao Eat Stop Eat, mas tem uma duração mais longa.
- Comer normalmente um dia, com o jantar como última refeição.
- Fazer o jejum todo o dia seguinte.
- Começar a comer 36 horas depois do início do jejum.
Por exemplo: Você acabou de jantar às 21 horas de segunda feira, faz jejum toda a terça feira e recomeça a comer às 9 da manhã de quarta-feira. É um jejum de 36 horas.
Este jejum extremo só é recomendado para pessoas que têm problemas de saúde e procuram ter os benefícios terapêuticos do jejum de longa duração. Não é fácil e não é recomendado para quem quer ganhar massa muscular. A maioria das pessoas não aguenta ir dormir com 24 horas de jejum em cima.
Como Controlar a Fome e Perder Mais Gordura
Aqui ficam algumas dicas para tornar mais fácil a adaptação ao jejum:
- Esqueça a janela alimentar. Fazer um jejum durante 16 horas é melhor do que um de 14. Apesar disso não vale a pena ter estresse para fazer mais duas horas. Ficar em jejum 4 a 7 horas depois de acordar é o ideal. Ouça o seu corpo e se precisar de comida, não espere mais.
- Utilize a cafeína de forma estratégica. Um café na hora certa elimina o apetita e aumenta os benefícios de um jejum: estimula o metabolismo, suprime o apetite, aumenta os níveis de energia, melhora a concentração e aumenta a queima de gordura. Recomendo a beber dois cafés grandes ao longo do jejum e a evitar o consumo fora do jejum. Quanto menos tomar, mais vai sentir os efeitos.
- Exercício moderado para queimar mais calorias. Fazer uma caminhada rápida ou uma sessão de sprints de 15 minutos é o suficiente. Para mais informações veja o artigo sobre cardio inteligente. Muitas pessoas fazem musculação em jejum, mas eu não recomendo.
- Comer uma maçã ou uma banana para enganar a fome. Se ficar com muita fome antes da refeição você pode comer uma peça de fruta.
- Refeições grandes para ganhar massa muscular. Se você quer ganhar músculo deve se lembrar que é necessário comer muito nas refeições depois dos treinos.
Como Fazer Jejum Intermitente
A melhor forma de integrar o jejum intermitente na sua vida é seguir os seus desejos. Se você acorda sem fome, não tome o café da manhã. Evitar o café da manhã torna fácil fazer 16 horas de jejum. Se você está a viajar ou em outra situação onde não encontra alimentos saudáveis, salte a refeição.
O jejum intermitente funciona melhor em pessoas com excesso de peso, mas não funciona tão bem em pessoas obesas. Funciona bem para ficar mais definido, mas não é a melhor forma de ficar extremamente definido. O mais importante é você queimar mais calorias do que consome. Se você seguir os planos de jejum e comer mais calorias do que consome, você não vai perder gordura!
Saber que pode fazer jejum quando lhe apetecer é útil para quem quer manter ou ganhar massa muscular, pois fica mais fácil atender às necessidades nutricionais.
Como Eu Faço Jejum
O meu objetivo é fazer um jejum de 16 horas, uma fase de alimentação leve durante 4 horas e uma fase de alimentação normal de 4 horas. Quando acabo de jantar às 21 horas e vou dormir por volta da meia noite, a minha próxima refeição é 16 horas depois, por volta das 13 ou 14 horas.
Ao longo da manhã tomo um ou dois cafés para matar o apetite. Se tiver mesmo muita fome, como uma maçã. Outra dica boa para matar a fome é beber meio litro de água.
A primeira refeição é leve, rica em proteínas e gorduras. Uma omelete com 3 ovos, cebola e tomate acompanhada com uma água de coco. Esta refeição é rica em proteínas e gorduras, com poucos carboidratos.
Por volta das 17 horas faço um treino de musculação, com duração de hora e meia. Nos dias de treino de pernas ou quando estou com muita fome como uma salada de fruta uma hora antes do treino.
Depois do treino começa a fase de alimentação normal, onde tomo um batido de proteína e um jantar grande. Depois de uma grande refeição fico cansado e relaxado, o que ajuda a adormecer.
O jejum intermitente é uma forma fácil de restrição calórica porque não é necessário contar calorias. O mais difícil é o tempo de adaptação à rotina.
Comece a fazer um ou dois dias de jejum por semana. Pode fazer uma restrição calórica de 300 a 500 calorias e ingerir calorias de manutenção (ou um pouco acima) nos dias que não faz jejum.
Para mim os benefícios mais importantes são os seguintes: posso comer refeições grandes, tenho menos desejos de alimentos açucarados, consigo manter massa muscular com definição e tenho mais claridade mental.
Oi. Estou começando a fazer o jejum e sinto em algumas horas do dia enjoo, é comum? Quais os sintomas no começo?
Gostaria de iniciar com jejum a iniciar das 21 às 12:00. Durante a semana de segunda a sexta. Sabe me dizer quanto tempo irei ver o resultado? Preciso perder 20kg por questão de saúde.
Adorei o artigo. Tou fazendo low carb há um mes e tinha perdido 8 kilos nas 3 primeiras semanas. Na quarta parei e me recomendaram o jejum de 14 horas. Comecei essa semana e já vejo resultados. No meu caso, eu não sinto fome durante o dia por isso procuro tomar o café-da-manhã às 8 hrs e janto entre 21-23, tem algum problema fazer assim?
Olá! Ao escovar os dentes, não corta o jejum? Ninguém engole a pasta de dente, mas sempre fica um pouco na boca.
Posso fazer o jejum de 16 horas todos os dias, ou necessariamente deve ser intercalado? E por que?
Estou no JI faz três dias, tô praticando o eat-stop-eat. No post diz para fazê-lo duas vezes na semana, porém estou fazendo todos os dias. Isso ajuda ou pode fazer ma?
Durante o jejum eu tomo café preto, porém como eu não tomo com açúcar eu gosto de colocar um pouco de canela em pó. Eu posso colocar a canela no café ou isso quebraria o jejum?
Bom dia, muito interessante o artigo! Comecei o jejum intermitente, porém saio pro trabalho às 06:30 e chego em casa as 19:00! Optei pela janela de alimentação de meio dia às 20:00! Qual seria o melhor horário para o meu treino? Normalmente o faço por volta das 21:00. Alguma sugestão de alimentação para a última refeição às 20:00?!
Não vi ainda ninguém falar do papel dos derivados do leite na alimentação de quem faz jejum intermitente. Na minha opinião, o leite morninho sem açúcar é fantástico para aplacar a fome. É o que eu tomo à noite quando vou dormir muitas horas depois do jantar e sinto fome. Uma fatia de queijo com café também é um lanche bom. Enfim, queijo e leite podem ser consumidos depois do jejum, na janela alimentar?
Gostaria de saber se tenho que praticar exercícios no final do jejum ou posso praticar a qualquer horário?
Vejo que muita coisa faz sentido, tenho muita dificuldade de manter uma alimentação restrita por muito tempo. Posso comer com qualidade, mas fico ansiosa e com fome quando fico em jejum “forçado” (às vezes pela maratona de trabalho). Eu posso ter atenção por um tempo, mas me sinto fraca, com dor de cabeça e sonolenta. Também percebo que qualquer quantidade pouca que eu coma, me satisfaz plenamente e por um longo período de tempo. Vou estudar sobre e por em prática!
Olá, sou diabética tipo I e, embora a princípio não seja indicado o JI para esse tipo de diabetes, eu vou começar um plano com redução da quantidade de insulina e alteração nos horários da medicação. Gostaria de perder aproximadamente 5kg, atualmente peso 61kg, sendo que minha altura é 1,60m. A parte ruim é que não estou seguindo um plano de atividades físicas regular, por questões de falta de disponibilidade de tempo. Gostaria de saber com quantas vezes por semana que posso começar a fazer o jejum, e se, mesmo sem fazer musculação pesada, eu consigo resultado com o jejum?
Bom dia. Eu li que pode tomar café com adoçante em outras matérias e faço isso, procede?
Pieter, eu li a matéria e adorei. Estou super interessada em começar o jejum de 16 horas, mas eu gostaria de saber se tem algum problema fazer jejum e tomar remédio para emagrecer ao mesmo tempo? Eu tomo um remédio chamado Natulife e ele me tira a fome total. Sabe às vezes fico o dia inteiro sem comer e nem percebo só percebo mesmo quando começo a ficar mal. Aí eu vou e como uma fruta com aveia ou algo assim, porque eu não consigo comer muito, e ele exige muita água. Nos primeiros dias eu tomava 3 litros de água por dia e não foi nem uma semana eu já tinha perdido 3 quilos. Então eu pensei já que ele já me tira a fome, não seria não difícil fazer esse jejum, o que você acha? Eu continuo tomando o remédio só, tomo o remédio e faço jejum ou paro com o remédio e faço so o jejum? É assim, eu pesava 82 quilos e tenho só 19 anos, então não está certo né, agora estou com 79 quilos. Meu problema não é barriga, eu só tenho culote e uma bunda muito grande, parece que a gordura vai toda pra bunda e pra coxa. 🙁 Me ajuda aí vai.
Posso tomar rémedio estando no jejum? Estou com azia. Posso tomar água com meio limão pela manhã? Obrigada.
Olá Pieter. Adorei tudo nesse artigo. Tenho uma dúvida… O jejum intermitente é eficaz a qualquer horário? (Dia ou noite?). O importante é ficar em jejum? Estou fazendo das 20:00 às 9 da manhã… Quero emagrecer 15kg. Obrigada.
O mais importante é o que comemos e a quantidade dessa comida. O jejum tem benefícios, mas não garante emagrecimento. Dia ou noite dá resultados.
Eu e a minha esposa estamos a experimentar há dois dias, embora com objetivos a médio prazo diferentes. Ela para perder peso, eu para secar um pouco… A teoria não é nova… Mas vamos ver como corre o protocolo 16:8 (13h-21h).
Qual falei desta teoria, ela deu-me 3 exemplos de pessoas que conhecemos que não tomam o pequeno almoço, apenas almoçam e jantam e não é por isso que são magros, pelo contrário… Até estão a aumentar de peso lentamente… (homem e mulher). Quero acreditar que a explicação é que de facto ingerem muitas calorias nesse tempo entre almoço e jantar, ou sejam esta teoria é apenas uma ajuda na perda de massa gorda que tem que obrigatoriamente ser acompanhada da redução de calorias ingeridas e comida mais “limpa”. Parabéns pelo artigo.
Boa noite Pieter… Parabéns pelo post! Esta é a primeira vez que realmente leio com interesse sobre o JI e a PALEO. Muito bom. Pretendo associá-las o quanto antes, 3x por semana o JI e a PALEO todos os dias. Bem, tenho algumas dúvidas e agradeceria se me ajudasse!
1. O JI começa a contar do horário que fiz a última refeição ou de um determinado prazo razoável para esta refeição ser digerida? (Ex: o JI começa a contar da última refeição às 20h ou das 23h que seria esse prazo razoável de 3h para a digestão)
2. Eu pratico musculação (iniciante) das 11h às 12h e logo depois eu almoço! Poderia começar o JI no dia anterior, passar as 16h e comer algo, lá pelas 10h para ir nutrido para a musculação. Me indicaria comer qual(s) alimentos PALEO?
3. Se seria interessante não praticar a musculação no dia que termina o JI (ex: JI de 3ª às 19h para 4ª às 10h, praticaria ou não a musculação na 4ª às 11h?)
4. Ou seria interessante fazer apenas um aeróbico de leve após as 18h nesta mesma 4ª feira do exemplo anterior ou melhor não ? (Por conta de minimizar a perda de massa muscular, principalmente nas pernas)…
Obrigado.
Oi Lucas. O tempo começa a contar quando você acaba a refeição. Eu acabo de comer pelo menos 1h30m antes de um treino, ou vou em jejum. Aeróbico em jejum pode ser uma boa ideia, mas eu não pratico. Para mais informação sobre alimentos e lanches paleo ver o artigo do cardápio para emagrecer.
Já fiz jejum intermitente para emagrecer. Funcionou muito bem, em 6 meses perdi 16kg. Isso sem falar a excelente sensação de ir dormir e acordar de barriga vazia. Você aprende a se controlar, o que também é ótimo. No meu caso, eu tinha diabetes tipo II que ficou completamente controlada. Ainda faço de vez em quando, se acho que engordei um pouco. Rapidinho você se acostuma.
Boa noite Pieter! Tenho uma dúvida pertinente e talvez você possa me esclarecer. Vou tomar chá durante o jejum. Esse chá pode ser adoçado com mel? Ou o mel quebra o jejum? Obrigada!
Li o artigo e faço jejum de 16 horas. O problema é que às vezes entro em cetose e fica aquele cheirinho na boca. Posso mascar Trident? Também o uso à tarde quando me dá vontades de doce (não fome). Tem algum problema em fazer isso? Estou anulando todo meu esforco? Obrigada.
Oi Pieter. Eu sei que o recomendado é fazer o jejum de 24 horas apenas duas vezes na semana. Mas o que acontece se fazer mais vezes? Eu tenho muita fome “psicológica” e sofro de ansiedade, mais eu aprendi a me conter. Comecei a fazer ontem o jejum e fiz 24 horas e não estava sentindo fome e mesmo assim comi. 1 ovo cozido, salada sem tempero nenhum, pedaços de cenoura crua, 2 bananas e como não consigo comer sem beber eu fiz um chá de cidreira sem açúcar. Fazem 7 horas que comi e estou sem fome nenhuma. Minha ideia é fazer 24 horas todos os dias que aguentar e se eu sentir muita fome comer e começar a fazer 16 horas. Isso traz algum risco? Eu tenho 18 anos 1,74 de altura e 72kg. Eu quero apenas emagrecer 10kg. Vou viajar e minha familia faz muito bullying comigo desde sempre, e não quero chegar lá e passar por tudo novamente, mas se eu estiver louca de fazer mais de duas vezes pode dar bronca kkkk… Me responda por favor.
Olá! Não tenho quilos a perder, fazer o jejum de 16 horas duas vezes por semana apenas pelo bem que ele proporciona ao corpo faz sentido?
Sim, eu também faço 2x por semana pelos benefícios!
Boa noite! Primeiro, excelente artigo, e grato por responder as perguntas das outras pessoas. Li todas. Agora, vi que o café não quebra o jejum… E aquele café à prova de balas (bulletproof), quebra o jejum? PS.: Bulletproof leva café orgânico, manteiga ghee e óleo de coco.
Oi Gilvan. Tecnicamente o café turbinano quebra o jejum, mas como muitos efeitos positivos do jejum estão relacionados com a retirada do carboidratos esta receita pode ser muito boa. Agora mesmo estou a tomar um café com óleo de coco, um pouco de canela, gengibre e l-teanina. Tenho feito esta receita nos últimos dois anos e gosto muito dos resultados no que toca à saciedade e energia mental. Como tudo é preciso ter em conta as quantidades de gordura e a frequência com que se toma este café. Uma vez por dia chega para mim e dá-me uma manhã de alto rendimento para o trabalho que faço.
Estou lendo muito sobre o jejum intermitente. Pretendo começar fazendo pelo menos duas vezes na semana e ir aumentando os dias para me adaptar melhor, mas ainda tenho dúvidas do que comer para quebrar o jejum. Acordo geralmente às seis da manhã e só como ovos e derivados de leite. Agradeço.
Olá Pieter! Tenho 30 anos, 1,61 e 99kg. Estou obesa e comecei a praticar o JI há pouco mais de uma semana junto com low carb. Tenho lido seus artigos e eles têm me ajudado muito. Qual protocolo máximo você me indicaria? Comecei com 10 horas. Depois 12 horas, 14 horas e consegui fazer 20 horas tranquilamente. Não faço academia, apenas caminhadas e alguns treinos em casa. Posso fazer o JI diariamente? Obrigada!
Boa noite! Gostaria de saber se a glutamina quebra o jejum. Desde já, obrigada!
Por favor, comecei o jejum de 16 horas, após esse horário vou para musculação (malho no meu horário de almoço). Posso comer uma banana para quebrar o jejum e ir malhar? Quando retorno da academia eu almoço sem ingerir carboidratos. Pode ser assim? Agradeço desde já.
Se eu jantar às 20:00 horas e depois não comer mais nada até as 10:00 horas da manhã que é quando levanto. Porém às 10:40 eu já almoço. Trabalho em uma churrascaria. Geralmente como duas colheres de arroz, feijão, carne assada uns 3 pedaços pequenos, duas colheres pequenas de maionesse e muita salada. Depois trabalho das 11:00 horas às 15:00 horas sempre em intenso movimento. Quando chego em casa raramente como alguma coisa. Só lá pelas 17 horas. Mas adoro besteiras (salgadinhos, bolachas, cereal etc). Também faço meia hora de bicicleta ergométrica de segunda a sexta. Tenho chance de ter um bom resultado em perda de peso? Quero perder de 15 a 17kg.
Não come nada, mas come salgadinho, bolachas e cereal?
Gatorade e água de coco corta o JI de 24h?
Oi. Tomar café com leite sem açucar… Corta o jejum?
Eu tomo toda manha Mitochondrial Energy Optimizer, cranberry e curcumina. Isso quebra meu jejum?
Gostaria de saber: Suco detox corta o jejum? Remédios cortam jejum? Porque tenho que tomar fluoxetina pelas manhãs e antiinflamatório. Tenho 5 hernias de disco, preciso perder peso com urgência, mas tomo medicações, porque se não tomar não aguento a dor.
Posso usar o Método Eat-Stop-Eat em um dia da semana (quarta-feira por exemplo) e usar o método 16/8 os outros dias? Assim ficaria 16 horas sem comer todos os dias e em um dia da semana ficaria as 24 horas sem alimentar? Seria válido ou teria algum problema? Quero perder gordura e ganhar massa muscular, assim na quarta faria um treino mais leve. Obrigado.
Estou praticando o protocolo 16 e 18 horas alternados. Emagreci 5kg, mais já faz 3 semanas que estacionei neste peso. Não sei o que estou fazendo de errado. Faço academia das 18 às 20 horas todos os dias, aeróbico e musculação que pega bem a minha janela de alimentação. Será que é isso que está me impossibilitando de emagrecer? Seria melhor treinar em jejum? Eu como carboidrato somente na hora do almoço quando abro na minha primeira refeição. Vario entre batata doce salsa e inhame e outro dia arroz integral, estou errada? Claro junto com muita proteína e verduras.
Veja o artigo sobre como emagrecer. Tem lá muitas dicas. Treinar todos os dias 2 horas pode ser demais. Lembre-se que o jejum é um estressor no corpo e se você treina faz jejum todos os dias o corpo não aguenta o ritmo e pode ficar com os hormônios de estresse elevados. Assim fica mais difícil perder gordura e facilita a perda de massa muscular. O mais importante é ver as quantidades de comida, o jejum é apenas uma técnica secundária.
Olá, faco meu jejum de 13:30 às 5:30 da manhã. Treino as 6 e tenho medo de malhar em jejum. Estou vendo resultados, mas gostaria de saber se não comer nada depois do almoço e só me alimentar de novo no outro dia faz mal ao meu organismo?
Amei o site, muito esclarecedor! Já faço a dieta low carb, pratico musculação todos os dias, sendo que três vezes na semana treino de pernas. Estou começando a fazer o jejum intermitente para perder gordura abdominal. O melhor horário que consegui foi fazer 15 horas sendo das 18hs às 9hs. Para perder gordura às 8/10 horas após o jejum preciso de deficite calórico? Lembrando que quero ganhar massa muscular. Quais carbos ingerir para esse ganho de massa?
Olá. Comecei a dieta LC e JI. Tomo café às 8h, 3 ovos fritos na manteiga e café com stevia. Almoço as 12h, bastante folhas e frango. Às 16h faço última refeição, repetindo o almoço. Então entro no JI de 16 horas até às 8h da manhã. Está correto? Queima gordura assim?
Eu faço o jejum de 16 horas e como treino pela manhã, acabo tendo que treinar em jejum. Não tenho como mudar que trabalho até à noite. Isso prejudica a definição de meus músculos?
Preciso que me orientem pois malho as 6 da manhã. Como conciloar meu horario de treino com o jejum? Paro e volto a comer em quais horários? Posso treinar apenas com café puto?
E o café com canela como pré-treino? Quebra o jejum?
Olá Pieter boa tarde! Então, Gostaria da sua ajuda, pois tenho dúvidas! Quero começar o jejum a partir de hoje, pois gostei muito dos seus esclarecimentos, muito bacana mesmo! Eu vou para a academia 6 vezes na semana, e lá corro durante meia hora, e depois faço musculação! Chego em torno de 11:30-12:00, e saio às 14:00 da tarde! Qual o melhor horário para começar o meu jejum, para associar a alimentação neste horário que faço a academia?
Eu faço jejum no segundo dia de descanço dos treinos. Treinar todos os dias e fazer jejum pode ser pesado demais. O jejum é um estressor no corpo e juntar um défice calórico, treino diário e jejum não dá os melhores resultados.
Olá, tenho 21 anos, 1,64 e no momento estou pesando 87kg. Estou muito a cima de meu peso e sofro demais para fazer as dietas de 3 em 3 horas e afins. Além disso sofro com a síndrome de SOAP o que dificulta demasiado minha perda de peso. Além de tudo, tenho uma rotina super corrida, saio 7:30h de casa e só volto às 22h após a faculdade. Não tenho tempo de fazer exercícios, e nem gosto para falar a verdade. Enfim, minha dúvida seria: quantas vezes por semana, ligado a uma alimentação equilibrada, eu poderia fazer o JI? Comecei a me programar para fazer de segunda a sexta, e pausar no final de semana, você acha que seria uma boa idéia para a perda de peso e gordura?
Todas essas perguntas estão respondidas nos 5 primeiros parágrafos.
Olá! Tentei fazer o jejum intermitente durante um mês, 14 a 16 horas de jejum, mas desisti porque na segunda semana comecei a sentir pontadas típicas de gastrite. Comecei a tomar omeprazol e ajudava a aliviar… Depois de um mês não vi diferença alguma e fiquei com medo de adquirir úlcera ou algo parecido… Como tenho sobrepeso devo tentar novamente? Preciso muito perder uns quilos, mas tenho medo de ficar doente… Aguardo retorno.
Recomendo ler os primeiros parágrafos do artigo.
Olá Pieter! Preciso mudar minha vida! Estou com 32 anos 112kg e sou sedentária. Como me recomendaria começar? Fico 12h sem comer tranquilamente, mas depois como errado e demais. Por favor me ajude!
Recomendo o artigo da reeducação alimentar, como emagrecer e cardápio para emagrecer.
Boa tarde! Gostaria de saber se meu filho de 13 anos pode fazer o JI. Ele que tomou a iniciativa de fazer… mas tenho medo e disse que vou procurar saber mais sobre o assunto… Agradeço desde já a atenção! Sucesso!
Estou no segundo dia do jejum 16/8, não sei se é psicológico, mas já me sinto desinchada. Minha pergunta é… Durante o jejum, tomar café com açúcar prejudica muito? Porque não consigo de jeito nenhum tomar sem. Me dá ânsia de vômito.
Sim, no artigo está explicado que qualquer alimento calórico corta o jejum. Açúcar é só calorias. Essa ânsia de vômito deve ser o seu subconsciente a não querer largar o açúcar.
Eu tenho uma dúvida sobre quem tem gastrite como se aplica o jejum? Se pode normalmente ou teria algum tipo de restrição/alteração?
O jejum é ótimo para tratar a gastrite, mas a base é uma alimentação sem produtos industrializados.
Como inserir o J.I. em uma diária onde um primeiro treino (musculação) é feito às 6h da manhã e um segundo treino (cardio) é feito as 18h da tarde?
As bebidas aromáticas da Herbalife (NRG e Herbal Concentrate) quebram o jejum?
Oi!! Gostei muito dos esclarecimentos mas tenho uma dúvida: em quanto tempo começo a ver resultados na balança? Estou impossibilitada de fazer exercícios por 60 dias, por conta de uma cirurgia de hérnia abdominal e comecei a praticar o JI 16-8 faz alguns dias. Na janela de alimentação tenho utilizado proteínas e vegetais, tomado bastante água, chás e café sem açúcar, e continuo com o mesmo peso de antes. O que pode estar acontecendo?
Olá. Gostaria de saber se café misturado com canela em pó quebra o jejum intermintente? Obrigada!
Oi! Descobri que tenho síndrome do ovário policístico. Estou 16kg acima do peso. Insulina alta e muita vontade de comer doce. Mesmo fazendo dieta, não consigo emagrecer. Já comecei o JI à 3 dias 18-24-20h. Sinto a boca com gosto doce. Acho que é um bom sinal. Posso continuar nesse processo de 18h-22h-24h ? Tem alguma dieta para quem tem SOP fazendo o JI? Desde já agradeço! ADOREI A MATÉRIA.
Para tratar a SOP é muito importante recuperar a sensibilidade à insulina e normalizar o peso. Isso é possível com uma dieta de carboidratos moderados, jejum e aumento de massa muscular.
Gostaria de saber se posso continuar com o uso de sibutramina e fazer o jejum de 16 horas.
Olá, boa tarde. Quero saber se para eu fazer o jejum no meu almoço posso comer carne e ovos junto com saladas? ou só a carne ou só os ovos? E outra coisa eu posso comer muito? Tipo, 1 bife grande, uma quantia boa de carne moída (patinho de preferência), ou talvez uns 4 ovos cozidos? Ou bastante peito de frango? Desde já agradeço.
Faço jejum de 16 a 8 horas.
Como funciona: Passo a manhã toda sem comer nada, como sou gaúcha tomo um chimarrão de manhã antes do almoço (Mas chimarrão raiz, não aqueles doces que são uma bomba calórica, e não se preocupem chimarrão não quebra o jejum e sacia muito a fome). Almoço meio dia, um almoço equilibrado com todos nutrientes e muita salada! Depois só volto a comer de noite as 8 horas (Se vejo que não vou aguentar tomo um chimarrão pelas 18:00 da tarde). Janto geralmente uma fruta com granola. Só volto a comer 12:00 do próxima dia. As vezes dou uma quebrada e como uma fruta as 16:00 da tarde.
Nos sábados faço o jejum também, mas me libero para jantar algo mais calórico, como um xis, pizza, ou um pastel. Lembrando de comer devagar porque a noite o corpo não digere tão bem a comida como de dia!
As vezes no domingo libero uma sobremesa, como pudim ou torta de bolacha.
Mantenho exercícios físicos, trinquei o abdômen, defini os braços, deixei bumbum e coxa durinhos.
Dentre 3 meses emagreci mais de 7 kg!!
Boa tarde pessoal, tudo bem? Vou adaptar ao meu estilo de vida ao jejum intermitente, porém gostaria de perguntar o que faço com o café? Sou viciada, ele é um grande aliado para quem quer fazer o jejum em picos de “fome”, mas não consigo tirar o adoçante. Segundo alguns comentários, o café com adoçante corta o jejum. Help me.
No jejum de 24 ou 36 essa refeição normal (ou gigante) inclui arroz e feijão? Ou continua na dieta low-carb?
Estou com sobrepeso e comecei meu jejum ontem. Agora pela manhã ainda não senti fome, tomei um café puro e vamos prosseguir. Quero começar com 2 dias na semana. Estou feliz por conseguir começar. Obrigado pelas dicas.
Estou fazendo o jejum de 16 horas. Minha última alimentação é as 21 e volto a me alimentar às 13. Malho pela manhã, até às 10. Lendo alguns postes sobre a dieta e a importância em comer proteínas na primeira refeição após o jejum, pensei na possibilidade de sair do jejum às 13:00 e já tomar whey protein e só fazer uma alimentação maior mais ou menos às 15:00. Gostaria de saber se dessa forma poderia auxiliar na perda de gordura.
Bom dia. Meu horário de fazer academia é das 6:40 as 7:40 da manhã de segunda a sexta, e só consigo ficar sem comer pela manhã. Tem alguma problema fazer academia durante o jejum (com janela 15 a 16 horas). Faço 2 vezes por semana por enquanto, paro às 21 e almoço às 12:30. E mais uma dúvida posso tomar suplemento durante o jejum (bcaa e glutamina)?
Posso fazer o jejum almoçando ao invés de janta, nisso eu almoço e fico e restante do dia sem comer.
Pode.
GENTE! Tudo bem? Gosto de tomar um suco verde com limão, pepino japonês, gengibre e salsinha coado quando jejuo. PODE? Há insulina nesse processe? Beijão!
Gostaria de saber se água de beringela quebra o jejum?
Oi Pieter. Comecei o JI e estou adorando, faço 16 horas de jejum todos os dias e duas vezes na semana faço de 38 horas. Acordo mais leve e minha cintura fica super fina, mas tenho uma dúvida. Tomo duas cápsulas de óleo de cártamo com óleo de coco, 1 antes de almoçar e outra antes de treinar. Começo o JI ás 15:00 e volto a comer às 07:00 do outro dia, treino às 19:00, ao tomar uma das cápsulas antes do treino, estaria quebrando o jejum? Por volta das 21:00 bebo 2 limões espremidos com gengibre, isso quebra o jejum? Ótimo artigo!! Parabéns. Agradeço desde já!
Olá. Sei que o artigo já tem um bom tempo, mas comecei a fazer JI há um pouco mais de um mês. Vi uma resposta de que correr não é o melhor exercício para emagrecer. Eu faço 40 min de bicicleta ergométrica 5 dias na semana, abdominal e alguns exercícios de perna. Por enquanto é o que posso. Não são bons exercicios para perder peso? E a maior dúvida, vinagre de maça quebra o jejum? Agradeço desde já.
Comecei o jejum 16/8 há 4 dias e sinto-me mais alerta e disposta. Minha última refeição é às 20h e durante a manhã tomo água e café sem açúcar, pois gosto de sentir o sabor. Às 12h tomo um kefir com leite e chia, e às 13h almoço. Faço ginástica localizada 2 vezes por semana, e às vezes caminho 40 min. Por enquanto estou satisfeita!
Oi bom dia. Estou na dieta de 16/8 eu gostaria de saber se durante o dia mesmo estando de jejum posso comer melancia? Pois em cada 100 gramas contém 40 gramas de caloria e por ser 99% de água quero saber se a melancia consumida no jejum vai tirar o efeito do jejum ou vai me engorda? Obrigada.
Olá, boa noite. Prático jejum intermitente há mais de 2 meses. Começei fazendo o de 24 horas duas vezes por semana. Hoje o faço todos os dias e posso dizer, com toda certeza, que estou adaptado. Tenho 1.79 m de altura e pesava 91 kg. Hoje estou com 76 kg. O sucesso é devido, claro, ao jejum intermitente, mas também às atividades aeróbicas que passei a fazer juntamente com o JI. Bom, agora que introduzi minha história à vocês, vamos a minha dúvida: gostaria de saber se posso fazer o jejum intermitente de 36 horas todos os dias assim como venho fazendo o de 24. E o quanto de calorias devo ingerir quando for me alimentar. Sem mais, agradeço a atenção. Atenciosamente, Clebson Lacerda.
Olá Pieter. Tudo bem? Pratiquei o jejum intermitente por 20 dias e perdi 5kg. Realmente funciona mesmo. Depois dessa “dieta” de 20 dias acabei voltando a comer normal e engordei 2kg e não consigo mais baixar. Vou voltar a fazer o jejum intermitente, porém eu li quase todas as perguntas e respostas e não encontrei a solução para minha dúvida. Eu faço treinamento funcional 4x por semana, no horário do meio dia (12:00) qual seria a melhor opção pra mim? Se puder me ajudar nessa dúvida, agradeço.
Oi! Estou tentando começar o jejum de 14-16h e tenho algumas dúvidas. Treino normalmente às 6h da manhã e isso atrapalha um pouco. É ruim treinar em jejum e comer apenas às 13h da tarde? (ou seja, jejum pré e pós treino)? Outro ponto… Qual a melhor forma de quebrar o jejum e qual o estilo de alimentação aconselhado para a janela de alimentação como um todo? ex.: Low carb, paleo, cetogênica, etc. Objetivo é perder gordura.
Olá querido! Tenho muita facilidade em jejuar. Hoje mesmo estou num de 48 horas e pretendo chegar a 72 horas. Quero perder peso sem necessidade de definir. Para perder peso posso fazer o jejum de 16 horas, mas ingerir na janela 1 refeição com carboidrato, como macarrão ou comida japonesa??? O JI só emagrece se na janela eu fizer low carb??? Obrigada e parabéns!!!
Boa tarde. Posso tomar cha vermelho da hinode na hora do jejum intermitente?
Bom dia Pieter, estou tentando começar uma dieta intermitente e tenho facilidades em ficar tempos em jejum, comecei a 16×8. Porém quero saber se posso utilizar gordura de porco nesta dieta já que não gosto de óleo de coco. E também quero saber quantas vezes preciso fazer por semana? Quantas vezes posso sair desta dieta e ainda conseguir perder perder 7kg pelo menos.
Veja os artigos sobre as dietas low carb e paleo e o artigo sobre como emagrecer para as respostas a essas perguntas.
Boa tarde! Só tenho condiçoes de ir à academia por volta das 20h e chego em casa por volta das 22h, hora em que janto. Para aderir ao protocolo de 16h/8h, eu poderia jantar após ao treino, como disse, por volta das 22h e abrir a janela às 14h do outRO dia? Digo… tem algum mal em jantar tarde? Obrigada.
Há uma semana estou seguindo um plano alimentar dentro do JI, tentando eliminar açúcares e carboidratos… Raros deslizes… Mas já estou me sentindo melhor! Porém tenho dificuldade de jantar antes das 22hs (horário que a janta fica pronta) e também tenho dificuldade de almoçar após 12hs (horário de almoço que a empresa estipula) e não há flexibilidade! Desta forma a maioria das vezes o jejum dura 14 horas. Isso ajuda, ou tenho que fazer no mínimo 16hs? Outra coisa, como estou eliminando o carboidrato e açúcares, gostaria de saber se posso manter o leite desnatado zero lactose e farinha de mandioca na janela.
Se o objetivo é fazer low carb então é recomendado não consumir farinha de mandioca (76g de carboidratos por 100g).
Olá tudo bem? Estou interessada em iniciar a prática do jejum intermitente, porém costumo comer durante a manhã e a tarde e pratico musculação e aeróbico no final da tarde com o objetivo de queimar gordura. Se eu iniciar o jejum realizando a última refeição pré treino, e passar a noite sem comer para então comer só no dia seguinte, o jejum será eficiente? Obrigada.
Oi Pieter. Tomar uma cápsula 30 minutos antes do almoço de quitosana, pysilliun, cafeína e vitamina C e 30 minutos antes do jantar, sendo que faço jejum de 24h na segunda, quarta e sexta e nas terças, quintas, sábado e domingo o 16:8 quebraria o jejum? PS: Eu não janto, seria no horário comum do jantar.
Mulher não deve fazer o jejum de 16h? Estou com dúvida em relação a isso.
O artigo tem um link para um artigo que fala sobre isso.
Olá! Gostaria de saber duas coisas. Água com limão quebra o jejum? Água, limão e chia, quebra o jejum?
Boa tarde. Já faço jejum intermitente, mas gosto muito de chás feitos com frutas, esses chás quebram o jejum? Obrigada.
Parece que entendi q pro obeso na funciona o JI, como assim? Eu tenho 1,62m, estava com 127kg. Estou fazendo à umas semana e perdi 5 kg. Funciona sim, estou fazendo 17:7, esteira de manhã 50 minutos, sem refrigerante e sem feitura. Bastante água de beringela e água no jejum.
Olá! Estou fazendo o jejum intermitente de 16 horas de segunda a sábado. Já estou fazendo à um mês e perdi apenas 3kg, estou comendo moderadamente durante minha janela de alimentação. Almoço com bastante proteina e pequenas refeições até às 20 horas, onde encerro com um omelete de 3 ou 4 ovos. Sinto que estou perdendo pouquissima gordura e estou sentindo um estufamento da barriga muito grande. Isso é normal? Será que o jejum intermitente não é bom pra mim?
Boa noite. Colocar gengibre, pimenta caiena, canela e limão na água quebra o jejum?
Água de côco e gatorate é permitido durante o jejum? Ou somente água, chá e café?
Olá Pieter. Vou começar a fazer o de 24 horas, adorei o site e as dicas. Fiz uma semana o de 18 horas e até que fui bem. A questão toda é foco. Obrigada!!
Boa noite. Eu to começando fazer esse jejum intermitente e gostaria de saber se um suco detox (zero açúcar) quebra o jejum?
Queria saber uma coisa, por quanto tempo posso fazer o JI? Se eu me adaptar bem posso fazer por toda vida ou tenho que parar e não ficar tanto tempo sem comer? Posso ter problemas de saúdes por conta disso? Agradeço desde já e parabéns pelo artigo!
Oi, tudo bem? Estou começando agora a fazer o JI. Pergunta: posso tomar uma vitamina com leite e frutas sem açúcar durante o período de JI?
Olá Pieter. Nesta semana eu iniciei meu jejum de 16 horas, reduzi o consumo de arroz (que sempre esteve MUITO presente na minha alimentação familiar) e de açúcar. Junto a isso eu incluí o treino HIT na bicicleta e estou gostando bastante dessa “rotina” pois no meu dia-a-dia não tenho como passar muito tempo na academia e nem como ir mais do que 4 dias. Porém, eu venho sentido muito sono. Fora do normal e uma dificuldade imensa de acordar nos horários corretos, fora a sonolência que me dá durante as primeiras horas da manhã quando já estou no trabalho. Isso pode ser consequência das mudanças na alimentação e nos exercícios? Você tem alguma dica do que eu possa estar deixando de comer, ou comendo em excesso, para acarretar isso? Obrigada e parabéns pelo blog!
Olá Breatriz. O cansaço pode ser causado por várias coisas: desde o défice calórico, rácios de macronutrientes, ao jejum ou treino. É uma fase de adaptação e se não melhorar na próxima semana convém fazer algumas modificações para isso deixar de acontecer. Muito cansaço não permite a dieta ser sustentável a longo prazo e torna o emagrecimento mais difícil.
Parabéns pela matéria.
Estou fazendo o jejum intermitente de 16 horas, como entre as 10 e 18h. Às 10:00h água morna com limão, 12:00h almoço de saladas, pouco arroz e feijão e uma carne ou omelete, depois só sinto fome às 17-18h e aí como uma fruta. Depois, vou à academia às 19:00h, faço aeróbico (45 minutos) e depois musculação (50 minutos). Depois do treino não sinto fome, aí não como. Entrei na academia há uma semana e no jejum estou há duas semanas. Já notei e notaram que perdi medidas, principalmente na cintura (calças e shorts mais largos). Ainda não pesei, pois sempre perco medida e peso não. Mas quero perder peso, gordura e medida. Estou fazendo certo? Tenho 1,70m e peso 88kg. Obrigado!
Olá, Pieter Christiaens gostaria de lhe colocar uma questão e dúvida. Eu quero perder peso (tenho 10kg a mais) e faço há um mês jejum intermitente, tendo só perdido 300g e mantenho-me assim. Às 12 horas almoço e janto pelas 18.30 horas, seguindo-se uma caminhada de 1 hora ou uma corrida de 30m. Das 19 horas às 12 horas não como mais, contudo bebo àgua que contem cloreto de magnesio, bicarbonato de sódio e flor de sal, esta água com esta composição quebra o jejum de insulina? Para a perda de peso, não é melhor fazer o jejum de insulina? Muito obrigada, pela informação que prestou aqui.
Oi Pieter! Tenho uma dúvida, é normal perder 1kg e meio depois de um jejum de 24 hrs sem exercício? Peso 65 e não sou muito inchada para perder tanto em pouco tempo e também queria dicas de como controlar o apetite, pois depois de uma tentativa de um jejum de 24 horas, eu sinto muita fome e não consigo controlar e acabo comendo tudo e no final foi em vão a fome. Agradeço desde já.
É normal baixar 1 a 3 kg na balança, mas é apenas uma perda temporária devido à oxidação do glicogênio muscular e da água armazenada no músculo. Uma pequena fração pode ser gordura queimada. Para controlar o apetite é bom fazer uma alimentação com a ingestão de carboidratos mais controlada e há muitas outras dicas que pode encontrar no site.
Posso utilizar o extrato de própolis no jejum ? Ou corta o jejum ? Grata.
Olá! Comecei esta semana a fazer o jejum intermitente de 16 horas, não como nada desde o jantar até ao almoço. Se ao pequeno almoço eu juntar 100 ml de leite magro ao café, isso é quebrar o jejum? Muito obrigada!