As companhias de produção alimentar fazem tudo para vender os seus produtos. Por que acreditamos nelas? Porque os mitos e a informação fácil são muito mais sedutores que a verdade.
Hoje vou falar em alguns dos mitos da indústria alimentar e do emagrecimento.
Uma Dieta Rica em Proteínas Faz Mal à Saúde
Um mito comum entre pessoas que não tratam da saúde e mesmo em grupos que tentam levar um estilo de vida saudável é que uma dieta rica em proteínas pode causar problemas renais, cria pedras nos rins e osteoporose. O contrário é verdade, no longo prazo uma dieta com muitas proteínas dá força e saúde.
A proteína está associada com a saúde óssea e um risco menor de osteoporose. Além disso, o consumo elevado de proteínas não está associado a problemas renais em pessoas saudáveis.
Duas causas importantes de problemas renais são a hipertensão arterial e a diabetes. Uma dieta rica em proteínas melhora a diabetes e a pressão alta.
É Saudável Ingerir Muitos Carboidratos
Uma crença generalizada é que a 50 a 60% das calorias diárias devem ser consumidas a partir de carboidratos, sendo a maioria destas calorias provenientes de cereais e açúcares.
Uma dieta do carboidrato funciona para pessoas naturalmente magras e saradas, atletas de resistência como maratonistas, ciclistas e nadadores. Apesar disso não funciona para pessoas com um metabolismo lento, com um estilo de vida sedentário ou com excesso de peso.
Para obesos ou diabéticos esta quantidade de carboidratos torna-se um perigo para a saúde.
Dietas com muita proteína e gordura são melhores soluções para emagrecer, diminuir a resistência à insulina e controlar a glicemia.
Alimentos Light e Sem Gordura São Saudáveis
Ao extrair a gordura de um alimento, também se extrai o seu sabor. Sim, a comida sem gordura não tem sabor!
Para compensar a falta de sabor, os produtores alimentares adicionam açúcar, xarope concentrado de milho ou adoçantes artificiais como o aspartame. Provavelmente você sabe que o consumo de grandes quantidades de açúcar é prejudicial à saúde, mas talvez você não saiba que o consumo de adoçantes artificiais é ainda mais prejudicial.
Adoçantes como o aspartame estão ligados a problemas de saúde como as dores de cabeça, depressão, câncer, síndrome metabólica, diabetes, etc.
Além disso, os adoçantes artificiais também desregulam o apetite, fazendo você ficar com mais vontade de comer alimentos açucarados. Evite adoçantes artificiais a todo o custo!
Comer Gordura Engorda
A crença popular é que o consumo de gordura engorda, simplesmente porque a gordura tem mais calorias que proteínas ou carboidratos (9 calorias por grama).
Na realidade as dietas com muita proteína e gorduras saudáveis, baixas em carboidratos são as melhores para queimar gordura.
Apesar de a gordura conter mais calorias do que os carboidratos, uma pequena quantidade de gordura ajuda a saciar o apetite com porções menores. A gordura também ajuda na absorção de vitaminas, fitonutrientes e ajuda na produção de hormônios.
Cereais São Alimentos Saudáveis
Outro grande mito é os cereais serem saudáveis, e que os cereais integrais são saudáveis e ajudam a emagrecer. Esta crença é uma das grandes responsáveis pelo consumo excessivo de calorias.
Os cereais têm poucos nutrientes quando comparados com alimentos mais completos como vegetais. Os cereais são ricos numa substancia chamada de ácido fítico, um antinutriente que bloqueia a absorção de minerais importantes para a saúde.
Outro problema dos cereais é o glúten, ao qual a maioria dos seres humanos tem sensibilidade. O glúten causa problemas digestivos, barriga inchada, diarreia, falta de energia, fadiga, etc.
Um bom hábito é trocar a grande parte dos cereais por vegetais com muita fibra, vitaminas e minerais.
Ovos Causam Colesterol Alto e Problemas Cardíacos
Até a poucos anos os ovos apresentados como o maior inimigo da saúde, por causa do colesterol que contém. Estudos recentes provam que o colesterol que você come não tem grande impacto no colesterol do sangue.
Ao contrário daquilo que se pensava, os ovos aumentam o colesterol HDL, o colesterol “bom”.
Os ovos são uma boa fonte de proteínas, minerais, vitaminas e antioxidantes que podem ajudar a proteger o coração e o sistema cardiovascular.
Comer 6 Refeições Pequenas para Acelerar o Metabolismo
O que quem gosta de comer muito adora ouvir: comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, comer várias refeições pequenas emagrece.
Este é um dos mitos mais prevalentes nas academias. Apesar de comer 5, 6 ou mesmo 7 refeições por dia não é incomum para fisiculturistas, isso não é recomendado para todos. Alguém que quer emagrecer não tem o gasto calórico de um fisiculturista, por isso deve comer muito menos.
O gasto energético para quem come 5 a 6 refeições pequenas ao dia ou 2 a 3 refeições maiores é o mesmo. Além disso, comer muitas refeições ao dia aumenta o apetite. O corpo humano não está habituado a estar constantemente saciado e sobre alimentado. Pode parecer incrível, mas faz bem à saúde sentir fome.
Durante o período de jejum decorre um processo chamado de autofagia. Este processo envolve a degradação de células desnecessárias ou de componentes celulares disfuncionais. Este processo garante a sobrevivência das células durante períodos de fome, mantendo os níveis energéticos durante o jejum. É uma desintoxicação a nível celular.
Para quem quer emagrecer, os protocolos de jejum intermitente dão resultados muito melhores do que os planos de comer muitas refeições ao dia.
Deixe um comentário