O modafinil, conhecido como a pílula da inteligência, é um estimulante sujeito a receita médica que aumenta a concentração, energia e a capacidade cognitiva sem grandes efeitos colaterais.
Quando se diz que este medicamento tem poucos efeitos colaterais, isso é verdadeiro quando comparado com anfetaminas, que são a geração anterior de fármacos utilizados para os mesmos efeitos. Isso não significa que o modafinil tem os mesmos efeitos que uma anfetamina e também não significa que é um medicamento sem possibilidade de criar dependência.
Este medicamento foi inventado nos anos 70 e é utilizado para tratar a narcolepsia. Hoje em dia é utilizado para aumentar o rendimento no trabalho, sendo utilizado por profissionais, atletas e pilotos. O modafinil é superior aos estimulantes clássicos, como as anfetaminas e cocaína, porque não causa dependência e sintomas de retirada.
Como É Que Funciona?
O modafinil aumenta a dopamina, noripinefrina, serotonina e acetilcolina. Todos estes neurotransmissores regulam o ciclo circadiano e têm um efeito na concentração. O resultado é mais foco, menos cansaço mental e um aumento na motivação e confiança.
Qual É a Dosagem Recomendada?
A dosagem mais comum para aumentar a cognição é 200 mg. A dosagem para tratar a narcolepsia é 400mg e há vários estudos que mostram efeitos colaterais e toxicidade no fígado reduzida a esta dosagem.
Depois de ler relatos em fóruns sobre pessoas que experimentam dosagens diferentes sem acompanhamento médico a dosagem mais comum é 200 mg pela manhã e mais 100 mg no início da tarde. Esta dosagem é bastante elevada e vai fazer com que tenha muito fármaco ainda ativo durante a noite. Isso vai tornar muito difícil dormir bem.
A minha dose recomendada é 100 mg a 150 mg pela manhã e os efeitos notam-se bem.
Como Otimizar os Resultados e Evitar Efeitos Colaterais
O modafinil é conhecido como a pílula da inteligência e é provavelmente o nootrópico mais potente do mercado… Mas mesmo assim é preciso seguir algumas dicas para aproveitar bem o efeito e para evitar efeitos colaterais.
Seguindo estas dicas dá para duplicar ou triplicar a produtividade de um dia normal.
Para tomar partido do modafinil é necessário planear o dia antecipadamente, acordar cedo e ter atenção à ingestão de comida e bebida.
- No dia anterior crie uma lista de tarefas, para evitar distrações. O modafinil aumenta a concentração, mas também aumenta o seu interesse em coisas que não são úteis. Já passei horas a fazer “pesquisas” no Youtube enquanto deixava o trabalho para segundo plano. Uma lista de tarefas para 2 ou 3 dias é o ideal. Você vai ficar impressionado com o que consegue começar e acabar.
- Acorde cedo para aproveitar o dia e o efeito da droga. Eu recomendo acordar às 5 ou 6 da manhã e tomar o modafinil, tomar banho, café da manhã e iniciar o trabalho. A meia vida do modafinil é longa e é preciso tomar cedo para não interferir com o sono. A meia vida é de 15 horas, ou seja, se tomar 200 mg às 5 da manhã, às 8 da noite ainda tem 100 mg no organismo. 100 ou 50 mg ainda fazem bastante efeito. Trabalhar durante a madrugada é bom porque você tem a cabeça fresca e não há interrupções porque todos estão a dormir.
- Prepare as refeições antecipadamente e não se esquecer de beber e comer. O modafinil é um supressor de apetite e é muito comum esquecer de beber e comer. Um dos efeitos colaterais mais comuns é uma dor de cabeça no dia seguinte ao uso, que pode ser evitada bebendo água. A solução mais simples é programar alarmes no celular para comer as refeições, água, café e chá. Isto é especialmente importante para quem treina ou quer ganhar massa muscular. Ir na academia depois de uma manhã sem beber é um desastre.
- Tome café e chá verde. O modafinil combina bem com cafeína e l-teanina.
- Elimine as distrações. Eu gosto de minimizar o contato com pessoas durante um dia de modafinil. Trabalho sozinho em casa ou num lugar sossegado onde não conheço pessoas.
- Não use modafinil todos os dias. Apesar de haver relatos de pessoas a tomar modafinil 5 a 7 vezes por semana durante anos é sempre bom começar devagar e não abusar.
- Não conte com uma boa noite de sono. O seu sono vai ser afetado, mesmo se tomar o modafinil às 6 da manhã. No dia seguinte ainda dá para sentir alguns efeitos e dá para trabalhar melhor do que o normal.
Com Ou Sem Receita Médica?
O modafinil requer receita médica, mas está disponível como genérico sem receita em algumas lojas online. Lembre-se que muitas farmácias online vendem produtos falsificados e não têm garantia da qualidade. Este fármaco requer receita médica por ser forte e você deve falar com o seu médico antes de tomar.
Luciana says
Quero comprar o Modafinil, não tenho receita médica, em qual site consigo? Obrigada.
Luciana says
Não sou a mesma Luciana do comentário acima. Por favor, me responda, posso comprar o Adrafinil?
Adriana says
Estudante com 16 anos pode tomar?
Pieter Christiaens says
Não.
Everton Daniel says
Muito obrigado por compartilhar este conteúdo e parabéns pela forma de apresentar o tema! Gostaria de saber se o nome MODAFINIL é realmente o nome que se encontra nas caixas do medicamento ou é apenas um nome genérico. Ouvi falar de RITALINA, seria a mesma coisa?
Pieter Christiaens says
São coisas totalmente diferentes. A ritalina é muito similar a uma anfetamina e tem muitos efeitos colaterais.
Eduardo says
Sim a ritalina tem seus efeitos colaterais, más realmente funciona para a concentração e é ideal para a aprendizagem. Já o modafinil é indicado para narcolepsia. Em termos de aprendizagem a ritalina tem melhores resultados. Agora para retirar a sensação de cansaço e sono recomendo o modafinil. Quais são os inúmeros efeitos colaterais da ritalina e os do modafinil?
Thales says
O nome comercial é Stavigile. Modafinil é o princípio ativo.
Wagner Matias says
Modafinil é nome e Stavigile também… O princípio ativo é a modafinila! Não sai aee como sabidão.
Marcelo Torres says
Aí que você se engana sabidão, Modafinila é o nome em português, Modafinil é o nome da substância original. Então está correto chamar de Modafinil ou Modafinila, o nome comercial no Brasil é Stavigile.
Sarah says
Deve-se tomar todo dia ou só nos dias que você precisa mais ficar acordada? Por favor, se possível me responder, obrigada.
Marcelo Torres says
Modafinil é um medicamento de uso contínuo para tratar narcolepsia. De fato, se você não tem problemas hepáticos, pode-se tomar diariamente, mas eu creio que seja um desperdício, pois é uma droga cara e seu uso deve ser bem aprovietado (para quem irá utilizar como ferramenta de potencialização da concentração e inibidor de cansaço) quando for trabalhar.
Patricia says
Olá. Comecei o medicamento há 3 dias. Meu médico me recomendou a dose inicial de 100mg por dia. Estou gostando do efeito. Me sinto mais ágil, determimada e até mais sociável, mas por ser tarja preta estou assustadissima! Já tomo outros medicamentos para sindrome do panico e tenho medo da quantidade de medicamentos que estou tomando. Ele pede que eu tome todos os dias… Mas pelo que vi aqui você diz que posso tomar quando houver necessidade, é isso? Outra coisa… Sou apaixonada por vinho! Tomo meus tintos uma ou duas vezes por semana e não queria deixar de apreciar essa iguaria. O que fazer?
Eunice Dias da Silva says
Tenho 77 anos, tenho muita vontade de experimentar. Ainda sou muito ativa, mas vivo cansada e talvez seja uma ajuda. Gostaria de ter mais. Será que poderia comecar com 50mg, pois não gostaria de perder o sono.
Daniel Mateus says
50 mg não faz praticamente nada no seu organismo, como dito acima e comprovado por mim por experiência própria, você só sente o efeito mesmo se colocar 200 mg pra dentro. Se você for começar, recomendo começar pelos 200 mg, se a pirula for de 200 mg parta ao meio, tome uma e depois de 2 horas tome a outra. Vai sentir maior efeito da pirula. Tudo o que foi dito aqui foi de minha experiência própria. O resultado pode ser diferente, deende muito do seu organismo.
Dr. House says
Na sua idade já esta na hora de descansar e não ficar com essas idéias.
Luciana says
Qual é a base científica para se prescrever tal droga? A modafilina é vendida com retenção de receita. Sejamos mais responsáveis ao divulgar certas informações.
Pieter Christiaens says
Está explicado no artigo, leia com atenção. Você aqui não tem nada a dizer, muito menos pedidos de censura.
Gabriel says
Não é censura, é responsabilidade social. Todos que são da área da saúde sabem que não basta informar “procure seu médico” pra seguir os parâmetros éticos ao se indicar medicamentos (e até mesmo dar dicas de como contrabandeá-los)…
Pieter Christiaens says
Eu parto do princípio que os leitores têm a capacidade de pensar por eles próprios e fazer uma decisão balanceada. Você tenta meter os seus links religiosos aqui nos comentáros e tem o ego tão inchado que pensa que pode vir dar lições de moral e dizer o que deve ou não ser escrito aqui. Responsabilidade social é transmitir informação correta, não é mandar postas de pescada e policiar o discurso dos outros enquanto não sabe nada sobre o assunto. Você pensa que é um canal do espírito divino para se comportar assim, mas é apenas um idiota politicamente correto. Dar dicas de como contrabandear? Também tem problemas de compreensão graves.
Marcos Dias says
Sempre que alguém evoca o bom senso corre o risco de ser chamado de maluco. Porém, maluco mesmo é quem age de forma irresponsável, apresentando algo como “bom” através de argumentos superficiais. Não estudamos anos para chegarmos aqui e impormos nossa “vaidade”. Estudamos muito por respeito à vida humana, para ajudar as pessoas a terem uma vida melhor. Aí vem um sujeito que não entende nada, se coloca como “sabidão” e apresenta um produto que tem sérias contra-indicações como algo “seguro”. Com todo respeito a você, Pieter Christians, mas nutricionistas são muito bons em suas áreas de atuação; contudo, devem reconhecer suas limitações quando se referem a de outros. Encare 6 anos de faculdade e mais 2 a 4 de especialidade e aí a gente conversa.
Pieter Christiaens says
Se sabe tanto bioquímica, metabolismo e farmacologia então diga alguma coisas além desse mimimi genérico. Médicos com a sua atitude não passam de passadores de droga arrogantes que trabalham muito bem com pacientes que não fazem perguntas. Deixe de falar sobre ter um canudo e que andou na faculdade e mostre o que sabe.
Ricardo Lima says
Manda esse pessoal tomar no cú, o blog é seu porra.
Uga says
To contigo. A geração mimimi acabou. Cada um sabe o que faz e a matéria é apenas informativa. Em nenhum momento incita o uso.
Infelizmente sempre tem ignorantes que tentam aparecer, e a única maneira que acham é desmerecer o trabalho dos outros com mimimis da sociedade Nutella.
Manuel says
Qual a base científica para o seu comentário!?
Ines says
Boa tarde,
Tomo modafinil há 12 anos porque tenho narcolepsia. Este medicamento requer receita médica e ainda bem. Para quem desconhece, a narcolepsia é uma condição neurológica caracterizada por episódios irresistíveis de sono e em geral distúrbio do sono. A causa da narcolepsia é o déficit do neurotransmissor denominado orexina no hipotálamo. O déficit deste neurotransmissor estimulante leva à sonolência excessiva e tem de ser controlada por medicamentos. Foi-me receitado 100mg do medicamento que tomo diariamente, só para terem noção do quão forte é este medicamente, por vezes se tomo o medicamento demasiado tarde fico com insónias. Imaginem o que pode causar a uma pessoa saudável.
Antes de procurarem medicação existem outro tipos de soluções para estimular a energia e evitar o cansaço. Neste momento, optei por alterar o meu estilo de vida e melhorar a minha alimentação, estou há um mês sem comer hidratos e açúcares e sinto-me muito menos cansada e com mais energia (voltou a reforçar que tenho uma condição limitada por causa da doença).
Gostaria também de vos alertar para a experiência que um jornalista da BBC fez e mostra na primeira pessoa os efeitos deste medicamento, vejam no link abaixo:
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160105_pilula_inteligencia_esperiencia_fn
Obviamente que cada um sabe de si, mas optar por medicamentos que são desenvolvidos para outro tipo de doenças sem qualquer aconselhamento médico parece-me um pouco irresponsável.
Obrigada.
Pieter Christiaens says
Olá Inês, obrigado pelo seu comentário. É preciso ter cuidado com o que tomamos e quando tomamos devemos fazer as coisas da forma mais otimizada possível. Tomar todos os dias aumenta muito os riscos de efeitos colaterais e não faz sentido. Para evitar as dores de cabeça é preciso criar lembretes para beber água ao longo do dia. Li o artigo do jornalista e a distração que ele sentiu é comum e uma boa dica para isso é criar uma lista de tarefas no dia anterior. O problema das insônias deve-se à meia vida de 15 a 16h do medicamento. O ideal é ter uma alimentação otimizada para o rendimento mental e utilizar este tipo de fármacos o mínimo possível. Escrevi este artigo porque há estudantes e profissionais a tomar Ritalina para ter mais rendimento e esse remédio é uma alernativa menos segura.
Inês Santos says
Olá Pieter. Também tomei Ritalina, no início quando me foi diagnosticada a doença. Os efeitos eram maus, principalmente no que respeita ao sono em si, era muito mais agitado, tinha sempre pesadelos o que fazia com que o descanço durante a noite fosse ainda menor.
Quanto ao modafinil, é certo que tomo uma dose diária há muitos anos para controlar a doença. E tenho de o fazer porque não existem outros medicamentos no mercado que produzam o mesmo efeito, mas o mesmo tem efeitos negativos no fígado e no metabolismo, principalmente quando aliado a bebidas alcoólicas como alguém sugeria num dos comentários acima.
De qualquer modo, compreendo o motivo pelo qual escreveu o artigo e a intenção de ajudar. Porém, reforço que tem de existir outros medicamentos que possam ser utilizados para esse efeito sem ser o Modafinil ou a Ritalina.
Obrigada,
Inês Santos
Sandra says
Adorei seu post. Esclarece muito. Obrigada!
Cícero says
Gostei das dicas.
Mas farei um comentário geral sobre esse assunto: Acho muito engraçado ler diversos relatos negativos pela internet sobre o Stavigile, diferentemente desse artigo. Isso me faz pensar que todas essas pessoas têm a intenção de afastar interessados nesse medicamento que buscam “vantagem” profissional, acadêmica ou em qualquer outra área da vida que seja importante. De forma bem popular vou dizer o que eles são: são um bando de invejosos egoístas! kkkkk
Pelo menos eu, que sinto muito sono durante o dia, quando tomo a sensação que tenho é maravilhosa. O sono simplesmente vai embora e o cansaço também. Meu corpo e meu cérebro passam a dar conta da minha velocidade de raciocínio, dos meus pensamentos e obrigações rotineiras (estudos, trabalho, tarefas domésticas, atividade física, etc.). Não é como se o tempo passasse mais devagar, mas o tempo é melhor aproveitado e quando olho para o relógio e vejo tudo o que fiz, penso: “já fiz tudo isso? e ainda foi em apenas uma hora?”. Mente e corpo passam a acompanhar o meu ritmo natural. Sem o Stavigile levo de duas a dez vezes o tempo das tarefas comparado quando tomo. Tenho preferência a ficar pensando demais, procrastinando ao invés de agir, de colocar a mão na massa, se possível deixo pro dia seguinte repetidamente. Quando faço tarefas intelectualmente chatas ou cansativas eu caio no sono, e quando isso se aplica a livros ou smartphone enquanto estou deitado eu vivo derrubando os dois na minha cara quando meu cérebro desliga do nada. Isso já aconteceu enquanto eu dirigia e estava com muito sono às 18h: parei o carro no sinal e a espera de uns segundos me fez apagar, tirei o pé do freio e depois acordei com a batidinha no carro da frente (meu carro por ser automático avança sozinho só de tirar o pé do freio). A sorte que tive é que os carros não se danificaram e a motorista da frente só desceu do veículo me xingando. Depois do almoço, então, pareço estar empurrando um carro numa estrada aclive, mas não, sou eu tentando não cair no sono. Consequentemente, eu acabo ficando desmotivado. O Stavigile não tem efeito motivador, mas o fato é que como ele te possibilita um grande avanço na realização de seu agir e as coisas passam a fluir e a acontecer, consequentemente, vc acaba se motivando bastante. A vida passa a seguir em frente conforme seu esforço sem mais existir aquela força que te segura ou tenta te empurrar para trás, que no caso é a preguiça, o cansaço ou o sono excessivo. Com Stavigile vc se esforça e trabalha e vê resultado rápido proporcional à soma desse seu esforço e trabalho. Sem Stavigile vc se esforça para trabalhar/estudar, mas a maior parte desse esforço é retido apenas para vc superar o sono, o cansaço, para ganhar motivação e dar o primeiro passo, isso se vc conseguir dá-lo. (Embora eu tenha usado o pronome “você”, foi um exemplo pessoal.)
Então, se você tem apinéia do sono ou narcolepsia e o sono e o cansaço (sem razões para tê-los) acabam com o seu dia inteiro recomendo muito irem atrás da receita desse medicamento sem medo algum desses falsos depoimentos negativos ou críticas excessivas. Pelo menos eu, não senti e nem presenciei efeito colateral algum. Em meu caso também, mesmo tomando 200 mg pela manhã eu não tive qualquer problema de sono. Tanto que por incrível que pareça, sem o Stavigile eu tinha insônia, mas com o uso do medicamento fiquei totalmente livre desse problema. Mesmo sem sentir sono, quando dá a hora de dormir eu me deito e tento dormir. Coisa de 10 minutos depois eu já estou dormindo profundamente. A melhor parte disso é que após 5 horas de sono eu acordo sem necessidade de um despertador e a sensação é de estar 100% descansado/recuperado. Mesmo dormindo pouco, não sinto esse efeito rebote mencionado em alguns depoimentos sensacionalistas, porque diferentemente da cafeína, esse medicamento não acumula sono e nem cansaço. E quase esqueço um dos melhores benefícios que ele me deu: passei a fazer qualquer coisa chata e desinteressante, mas necessária ou importante, como se estivesse fazendo algo que gosto. Frases como: “é muito chato estudar tal matéria”, “tenho bloqueio para tal assunto”, “to com preguiça de lavar a louça” ou “to cansado, quero ficar em casa”, nunca mais.
Marcele says
Você relatou tudo que sinto. Meu médico me receitou, espero que em mim faça o mesmo efeito que fez em você!
Santos says
Meus parabéns pelo seu comentário você disse tudo: as pessoas nas suas maiorias são egoístas e invejosas. Só querem pra sí mesmo. Vou adquirir esse medicamento. Obrigado.
Luiza says
Muito bom o seu relato! Eu tomo o Stavigile há 1 ano por orientação médica, tenho sono excessivo (não é narcolepsia, mas é muuuuuuuito sono!), utilizo 100 mg pela manhã e 100 mg à tarde. Sinto-me exatamente como você relatou, tenho mais disposição, fico mais atenta, mais concentrada e as tarefas me parecem mais leves do que nos dias que não tomo a medicação. Não tive problemas para dormir a noite, desde que tome o remédio logo após o almoço. Também não senti nenhum efeito colateral. Ao contrário do que li em algum post, o Stavigile é indicado sim para estudantes, pois atua diretamente do Sistema Nervoso Central, proporcionando um estado de alerta e assim mais absorção de conteúdo, muito melhor que Ritalina, que causa ansiedade e dependência. Eu recomendo muito o uso do Stavilige, desde que sob orientação médica e comprado em farmácias, jamais pela internet.
Giulia says
Qual médico preciso ir para adquirir a receita?
Carlos says
Tomei hoje 200mg às 7h. Me senti bem e fiz uma caminhada. As 10h comecei a me sentir estranho, visão embaçada, mãos inchadas, dor de cabeça, nuca e minha pressão foi a 12/16. Estou assustado!
Neylithon says
Às vezes tenho muito cansaço psicológico e durmo pouco. Às vezes há necessidade de tomar umas 4 gotinhas do clonazepam para dormir. Posso fazer o uso de modafinil e clonazepan se caso modafinil tirar o sono?
Pieter Christiaens says
Apesar da aceitação e normalização do consumo, benzodiazepinas como o clonazepam são extremamente viciantes e tem muitos efeitos colaterais. Juntar dois fármacos com efeitos contrários, um sedativo e outro estimulante é uma péssima ideia. Como explicado no artigo o modafinil tem uma meia vida de 16 a 20 horas, o que significa se tomar às 7 da manhã ainda vai ter 50% da dosagem ativa das 23h às 3 da manhã do dia seguinte. Como explicado no artigo fale com o seu médico antes de fazer isso.
Rodrigo says
Comecei a tomar hoje após fracassar nos tratamentos com ritalina e Concerta para TDAH. Efeitos colaterais mínimos comparados aos metilfenidatos. Dor de cabeça, pressão na nuca e visão embaçada, após 6h do primeiro comprimido. PS continua baixa. Distrações continuam, gostei da ideia de criar a lista de tarefas, vou fazer para me ocupar no trabalho dos próximos dias e evitar a famosa procrastinação.
Gilberto says
Gostaria de comprar modafinilo, armodafinil ou ritalina, como faço?
Carla says
Tomo de 100mg, sinto um efeito legal, mas esperava mais. Quando quero ficar bem ligada tomo 2 de 100.
Marcelo says
Assim como a maioria, faço uso do medicamento para melhorar e otimizar o raciocínio e estudar. Faço curso de engenharia e gostaria de saber se nos dias de folga do estudo também seria importante ou necessário; tomo o medicamento e estudo ou faço uso contínuo do mesmo para alcançar o resultado pretendido?
Mônica Rochas says
Depois de pesquisar um pouco sobre o Stavigile, peguei a receita ontem e vou experimentar. Tenho TDA, porém sempre tive as melhores notas em sala, mas esse semestre minha capacidade mental e física recaíram 80%, devido alguns problemas. Enfim, ocasionando em notas baixas, muita procrastinação, falta de apetite, ex: hoje tenho prova de constitucional, mas quando pego o conteúdo pra estudar, fico dispersa, não absorvo nada do que estou estudando, sem contar o cansado físico e mental. Enfim, eu tomo uma medicação a base de ginseng, e comecei a tomar BCAA e pretendo tomar creatina. Então sou fumante, será que algum desses compostos que citei pode não combinar com o Stavigile? Desde já muito obrigada pelo artigo, muito prático e eficiente…
Pieter Christiaens says
Oi Mônica. A modafinila pode ajudar, mas utilizar o fármaco diariamente não é uma boa opção. A suplementação de BCAA faz pouco efeito, recomendo gastar esse dinheiro em probióticos e um bom ômega 3 (3g pior dia no mínimo). É essencial uma alimentação sem produtos industrializados (paleo é uma boa opção), dormir 7h30m por noite e ter algum contacto com a natureza (caminhadas ao ar livre e sol) e não há fármaco que posso substituir isso. No artigo explico que utilizo este fármaco pontualmente e não diariamente. Os médicos acham normalíssimo receitar benzodiazepinas, anti-depressivos e parace que agora a modafinila também é muito perscrita. Eu não faço isso ao meu corpo!
Luiza Medeiros says
Não sou médica, nem acadêmica, não tenho qualquer interesse comercial, não sou religiosa… Apenas ex-usuária de um medicamento perigoso (se não fosse, não teria tarja preta)… Então meu comentário negativo é apenas uma tentativa ser uma boa pessoa e alertar a quem pretende consumir esse medicamento sem um acompanhamento médico sério. Como muitos, pretendia usar o remédio para ficar concentrada e ativa durante o dia, pois tinha muito sono, principalmente quando precisava estar acordada e disposta. Não conseguia enxergar que o sono vinha porque era a forma do meu corpo/mente me sabotar (ou contrário rsrs) quando tinha que fazer algo que não queria e fazia contrariada. Busquei a solução mágica, um singelo comprimido. Fez o efeito desejado por alguns dias, mas depois voltei ao que era. O agravante foram as ideias de suicídio quando tentava dormir… Logo eu, uma pessoa tão tranquila, tão zen… Do nada pensava em pular da janela e o pensamento tomava corpo, crescia e se desenvolvia… Uma vontade nítida e se eu fosse um pouquinho mais desequilibrada teria voado mesmo. Então decidi parar com o remédio e buscar outros meios de ter disposição sem precisar me entupir de tarja preta. Acho uma tremenda irresponsabilidade alguém publicar uma propaganda e achar que apenas pessoas esclarecidas e sensatas vão ler. Para quem adora um remedinho… Um comprimidinho pra tudo, lembrem-se de que existe um órgão chamado fígado… Ele fica bem quietinho no cantinho dele, aguentando todas as tranqueiras que você consome, mas pode apostar que quando ele vier cobrar a conta, não vai ter jeitinho não… Ele é implacável, impiedoso.. Aí só vão restar lágrimas e arrependimento tardio e inútil. É preciso ponderar… Pergunte-se: preciso mesmo de uma medicação tão nefasta para que minha vida fique bem? E quer saber? Se você não tem a tal da narcolepsia, você não precisa disso. Lembre-se também de que atualmente muitos são os medidos irresponsáveis que pensam apenas no próprio bolso e estão pouco se lixando pro seu futuro. Desculpem aí o “textão”. Já dizia o vetusto ditado: se conselho fosse bom, não se dava, vendia-se. Mas quero ganhar nada não.
Cícero says
Olá. Eu pretendo tomar Stavigile. Mas uma coisa me assustou: eu me consultei com um médico e pedi para que ele me prescrevesse uma receita do Stavigile. Ele prescreveu numa receita azul. Quando fui na farmácia comprar tive uma surpresa. O medicamento só pode ser vendido com um receituário amarelo. Me dirigi ao farmacêutico e perguntei porque não poderia ser vendido com a receita azul, o que ele respondeu foi que essa medicação é de um controle muito mais rigoroso do que um psicotrópico. Essa medicação é de receita amarela A. Daí eu entrei no site da Anvisa para saber porque esse controle tão rigoroso e que descobri foi que o Stavigile está na categoria dos entorpecentes. Daí meu susto. Mas eu vou sim tomar. Vamos ver o que vai acontecer.
Cícero says
Bem. Eu comprei. E comprei numa farmácia sem receita. Amanhã dia 22 eu não vou tomar, pois amanhã será meu dia de folga. Mas dia 23 de Janeiro de 2019 vai ser o primeiro dia com modafinil. Vou relatar tudo que acontecer. Vamos trocando ideia.
João Henrique says
Olá! Qual médico eu deveria consultar? Clinico geral?
Santo says
Modafinila na internet chamam de Pílula da Inteligência, eu diria que tá mais pra “antiprocrastinação” e só. Não aumenta a inteligência nem o raciocínio, porém tomando o primeiro comprimido se espera o efeito e nada acontece. Sua mente não clareia daí você procura alguma coisa pra fazer até dar o efeito. Terminou de fazer você procura outra coisa, depois outra e depois outra e vai fazendo tudo. Quando acabar tudo você percebe que o efeito é quase imperceptível. Na verdade a pessoa durante o efeito não consegui procrastinar pelo contrário, quer sempre adiantar o que tem pra fazer, é estranho! Este é meu depoimento pessoal, depois que acabei de fazer tudo já era noite. Saie no portão da minha casa, tinha poucas pessoas na rua, olha para um lado e para o outro e ainda pensava em fazer alguma coisa.
Leandro says
Mas então, não deve estar funcionando, porque mesmo depois de tomar a pílula você escreve pirula.
Marcela says
Suas informações são bem bacanas. Eu tomo Stavigile por recomendação médica em razão de um transtorno do sono. Na minha cidade esse medicamento só é vendido com receita amarela e é muito caro. Eu penso que o uso indiscriminado prejudica pessoas como eu que realmente precisa da medicação. O fato das pessoas usarem para outra finalidade que não a relacionada a patologia do sono, faz com que o medicamento seja extremamente fiscalizado pelos órgãos reguladores, tenha um auto custo e uma dificuldade grande de conseguir através de programas que facilitem a aquisição de quem realmente precisa por questões de saúde.